Projeto

A escola enfrenta, hoje, múltiplos desafios, um público cada vez mais multicultural, alunos oriundos de meios socioculturais distintos, contextos educativos onde as tecnologias digitais estão presentes, novos modos de ensinar, interações permanentes entre os professores, mudanças na organização e na cultura da escola.

O projeto emerge da reflexão sobre resultados de estudos anteriores (Queiroga, 2017; Cabral, 2019; Correia, 2018; Oliveira, 2021; Santos, 2021) integrados no projeto Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de EscolasOVSPAE, em que se constatou existir nas escolas uma diversidade de formas de colaboração e supervisão, ainda que nem sempre assentes em projetos intencionais e/ou fomentados pelas lideranças. Apesar disso, parece ser prevalente a prática individual que deixa o professor a tomar decisões sobre problemas complexos que apelam a formas de colaboração profissional na sua resolução.

A supervisão pedagógica perspetivada como uma atividade de regulação individual e colaborativa do processo de ensino aprendizagem e de desenvolvimento profissional tem como implicação a transformação e  emancipação profissional. Os professores agem e mobilizam-se em torno de situações concretas buscando a resolução de problemas. Isto acontece quando o diretor de turma como coordenador do conselho de turma incentiva a colaboração visando solucionar problemas da turma; os colaboradores de departamento curricular, estrutura fundamental de coordenação e supervisão, impulsionam diretamente os professores do seu departamento e, indiretamente, via conselho pedagógico, os professores, em geral, conduzindo-os a envolverem-se na consecução de um projeto comum de crescimento profissional e organizacional. Interessa, então, identificar essas práticas de colaboração e supervisão, como se desenvolvem, quais as que se revelam eficientes e perceber até que ponto são transferíveis para novos contextos educativos. Neste sentido, o projeto tem como principal foco as práticas profissionais dos professores e o modo como se organizam para potencializar a aprendizagem, o sucesso e o bem-estar dos alunos.

Este panorama conduziu ao projeto PME-PP, em desenvolvimento em 5 agrupamentos de escolas, com os seguintes objetivos:

– Percecionar práticas/ações dos professores promotoras de aprendizagem, sucesso e bem-estar dos alunos nos agrupamentos de escolas implicados no projeto;

– Identificar estratégias de colaboração e supervisão que se revelem eficientes e adequadas aos novos contextos educativos;

 – Aferir de que modo o recurso às tecnologias digitais tem contribuído para a colaboração profissional e suportado os professores nas práticas pedagógicas.

– Compreender os novos ecossistemas escolares e sua conexão com a aprendizagem profissional contínua dos professores.

– Disseminar os resultados do estudo em encontros da especialidade bem como junto dos agrupamentos através de workshops bem como divulgar o estudo e suas conclusões através de artigos em revistas da área.