@ssess.he – eLearning e Avaliação no Ensino Superior.

Financiamento:

FCT

Coordenação:

LE@D, Universidade Aberta

Investigadores LE@D:

Alda Pereira, Ana Nobre, Isolina Oliveira, Lúcia Amante, Luis Tinoca, Ma de Jesus Relvas, Maria do Carmo Pinto, Teresa Cardoso

Ano(s) do projeto:

2008, 2011

Categoria(s):

Concluído

PROJETO:  PTDC/CPE-CED/104373/2008

DATA INÍCIO:  2010  

DATA FIM: 2013

COORDENAÇÃO: LE@D, Universidade Aberta

INVESTIGADOR RESPONSÁVEL LE@D, UAb:  Alda Pereira

FINANCIAMENTO: FCT

SITE DO PROJETO: https://assesssite.wordpress.com/o-projeto/

ÁREA ESTRATÉGICA DO LE@D:

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=PuFLHfDCHRE

Resumo: O projeto Avaliação Digital de Competências@ssess teve origem em investigações realizadas por investigadores do LE@D sobre as competências em avaliação contínua online em cursos de licenciatura e sobre a avaliação do trabalho de grupo em cursos online de pós-graduação, estudos conduzidos em 2007 e 2008.

 A partir destas investigações, foi delineado um projeto sobre avaliação digital, mas alargando o âmbito a cursos blended-learning ou em regime presencial enriquecido com as tecnologias. Especificamente, nesta fase, o projeto focou-se no estudo das estratégias de avaliação digital, adequadas e válidas aos ambientes virtuais de aprendizagem no Ensino Superior, contribuindo para a clarificação de processos e visando a definição de indicadores que garantam a sua autenticidade e validade na avaliação de competências em contextos de elearning – Projeto assess.he.  Este projeto foi financiado pela FCT e decorreu entre 2010 e 2013 ( PTDC/CPE-CED/104373/2008). No âmbito deste projeto, foi feita uma revisão abrangente da literatura, a qual articulada com dados de investigação, foi objeto de uma profunda reflexão, tendo-se delineado uma matriz concetual que deu origem ao modelo PrACT.