Entre 14 e 17 de março decorreu na Universidade de Alicante (Espanha), a 5ª reunião presencial do projeto EduTech, que conta a presença da equipa de investigadores do LE@D, Universidade Aberta. Na reunião foram analisados os resultados da implementação das ações piloto levadas a cabo nas IES da América Latina, nas quais foram aplicados na prática os resultados do projeto, a fim de aferir em que medida os benefícios proporcionados pelas Unidades de Atenção à Acessibilidade se coadunam os objetivos institucionais de cada IES. Na reunião procedeu-se, também, à avaliação da evolução do projeto e à preparação do Congresso ATICA 2023.

O projeto EduTech − Asistencia Tecnológica a la Accesibilidad en la Educación Superior Virtual (EduTech) cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, é coordenado pela Universidad de Alcalá (Espanha), tendo como parceiros a Universidad Politécnica Salesiana (Equador), Universidad de Alicante (Espanha), Høgskolen i Østfold (Noruega), Universidade Aberta (Portugal), o Instituto Tecnológico de Aguascalientes (México), a Universidad del Azuay (Equador) e a Universidad Veracruzana (México).

Equipa projeto EduTech presente na reunião internacional

O projeto, que teve início em novembro de 2019 e prevê-se que termine em novembro de 2022, visa ajudar a encontrar uma resposta adequada a um desafio com que as instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina se confrontam: a promoção da acessibilidade e inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais, o que nas IES da região é particularmente difícil concretizar devido, fundamentalmente, aos diminutos recursos passíveis de ser alocados à implementação de estratégias institucionais visando esse objetivo.

Com vista à prossecução desse objetivo, o projeto EduTech propõe-se ajudar as IES da América Latina a estabelecer Unidades de Atenção à Acessibilidade, replicáveis e adaptáveis de acordo com as características das instituições, assim como a capacitar o pessoal envolvido nessas unidades assistenciais. Todavia, o projeto possui, ainda, uma visão mais holística, entendendo o processo de inclusão e participação dos estudantes do ensino superior de um modo mais abrangente, incluindo o apoio à respetiva inserção socioprofissional, a qual procura igualmente dinamizar.