Reunião de Projeto transnacional IDEAS

Organizada pelo LE@D, irá decorrer entre 23-25 de fevereiro a reunião transnacional do projeto IDEAS no Palácio Ceia com a participação dos investigadores José Bidarra, Lina Morgado, Isabel Carvalho, Ana Paula Afonso, Paula Carolei e Antonieta Rocha.

IDEAS é um projeto inovador, designado “Innovative Digital Education and Skills”, iniciado como resposta direta ao Plano de Ação para a Educação Digital da UE (2021 – 2027), no sentido de ajudar a desenvolver um sistema de ensino digital de alto desempenho dirigido a professores e formadores. Está focado no desenvolvimento de competências digitais dos professores através de um curso de formação de professores, oferecendo módulos microcredenciados que serão flexíveis e adaptados às necessidades de desenvolvimento profissional.

O projeto tem a duração de 2 anos, terminando em 2023.

O Projeto IDEAS baseia-se no conceito de Desenvolvimento Profissional Contínuo, apoiado numa Comunidade de Práticas Online. Um recurso relevante é o Guia de Boas Práticas do Professor, que tem como objetivo o desenvolvimento de competências digitais e abordagens pedagógicas adequadas.

A natureza transnacional do projeto ajuda a garantir acesso a um alargado âmbito de competências digitais, podendo recorrer a abordagens de boas práticas e estudos de caso destacados por cada parceiro. Esta dimensão internacional, com parceiros do Reino Unido, Dinamarca, Malta e Portugal, inclui a experiência do LE@D e da Universidade Aberta na área do Ensino a Distância. A dimensão transnacional resultará num impacto, disseminação e exploração mais alargados, permitindo uma transferência eficaz de conhecimentos. Os resultados e recomendações decorrentes do projeto terão impacto nas políticas, práticas e sustentabilidade europeias.