A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
Tipo:
Dissertação
Área científica:
Administração Gestão Educacional
Ano:
2023
O presente estudo de investigação, conduzido no contexto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo identificar as características das organizações aprendentes num agrupamento de escolas públicas, bem como analisar a forma como essa instituição promove e gere sua aprendizagem. Além disso, pretende-se contribuir para um maior entendimento e esclarecimento do conceito de escola como comunidade aprendente. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Diversos dados foram colecionados através de entrevistas, focus groups e análise documental de materiais de referência do agrupamento. Este estudo foi desenvolvido em duas fases: a primeira consistiu no enquadramento teórico da temática, justificando o estudo e contribuindo para a definição do conceito de escola aprendente, abordando também o clima e a cultura organizacional, a comunicação e o papel das lideranças nesse contexto. A segunda fase abrangeu a análise empírica dos dados coletados, com o objetivo de produzir conclusões. Os resultados obtidos sugerem que o agrupamento investigado possui características que podem ser consideradas de uma organização aprendente. No entanto, também evidenciam a necessidade de desenvolver uma cultura de aprendizagem mais sólida e sistemática no ambiente escolar, visando alcançar a excelência educacional. Esta pesquisa contribui para a compreensão dos desafios e potencialidades das escolas enquanto organizações aprendentes, fornecendo orientações para gestores e educadores no sentido de fortalecer a aprendizagem organizacional e, consequentemente, proporcionar uma educação de qualidade aos alunos.
Como citar esta Dissertação:
Domingos, Rute Alexandra Campos (2023). A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Lisboa: Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/15377