A formação humana e a formação técnica profissional nos processos de aprendizagem a distância: pesquisa com egressos dos cursos de graduação em Educação Física do Claretiano –Centro Universitário de Batatais (São Paulo – Brasil).

Autor:

Almeida. Luis Claúdio

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2021

Este estudo investiga a percepção dos alunos egressos dos cursos de graduação em Educação Física a distância quanto à presença da missão institucional no seu processo de formação universitária, sinalizando os elementos orientadores da formação humana, percebidos como indicadores de qualidade para esta modalidade de ensino (e-learning). Neste contexto, visa também buscar junto à referida população, saber qual a percepção desta quanto à aprendizagem das práticas (focando as técnicas), levando-se em conta as exigências do mercado de trabalho. Para tanto, foca especificamente a formação em Educação Física, explorando assim uma área de forte exigência prática. A pesquisa estrutura-se baseada em revisão bibliográfica sobre a formação humanística, a caracterização da Educação Física como campo de conhecimento e de formação profissional, assim como em estudos voltados à metodologia de ensino a distância. A coleta de dados se deu a partir de documentação institucional e mediante inquéritos com aplicação de questionários com amostragem constituída por estudantes egressos do curso de graduação em Educação Física do Claretiano – Centro Universitário, instituição de ensino superior brasileira situada no município de Batatais, Estado de São Paulo. De caráter confessional e com projetos de formação humanísticos, é atualmente uma das principais instituições que atuam no e-learning no Brasil. Como principais resultados, o presente trabalho trouxe evidências da evolução geracional quanto à aderência a cursos superiores oferecidos a distância em Educação Física em contraponto à evasão. A Educação a Distância demonstrouse como atrativa pelo poder de conciliação dos compromissos sociais dos estudantes com os estudos, pela redução dos custos e pela transposição das barreiras do distanciamento. O estudo aponta evidente tendência de maior capacidade de autonomia na apropriação da aprendizagem por parte dos alunos nas futuras gerações, em que pesem o dimensionamento prático da área da Educação Física e as exigências dos métodos de estudo a distância. A investigação apontou que a dimensão humana desejada na missão e nos projetos educativos é muito percebida pelos destinatários (alunos egressos), especialmente pelas forças expressas nos materiais didáticos e na ação dos educadores. Há também evidências de que a valorização da formação humanística se alinha às expectativas do mercado de trabalho no que se refere ao comportamento humano nas relações de trabalho. A eficácia da metodologia de ensino e aprendizagem a Distância (elearning) na formação superior em Educação Física se confirma por atender ou superar a expectativa dos próprios estudantes egressos e do mercado de trabalho. O sucesso do método a distância e a qualidade da formação apontam para indicadores representados por perfil dos estudantes ingressantes; projeto pedagógico com valorização da formação humana e técnicaprofissional; pertinência do currículo na interface com o método; seleção de conteúdos e estratégias de utilização de recursos de aprendizagem; material didático mediacional; formação continuada dos agentes educacionais; avaliação do desempenho dos estudantes e avaliação institucional no âmbito do curso; acompanhamento dos egressos e estudos de tendências do mercado de trabalho, entre outros.

Como citar esta Tese:

Almeida, Luís Cláudio (2021). A formação humana e a formação técnica profissional nos processos de aprendizagem a distância: pesquisa com egressos dos cursos de graduação em Educação Física do Claretiano – Centro Universitário de Batatais (São Paulo – Brasil). Batatais, Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.