Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação: estudo de caso num agrupamento de escolas do Algarve.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional, Dissertações

Ano:

2023

No contexto educativo nacional a avaliação externa de escolas e a autoavaliação são uma obrigatoriedade regulamentada pela Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro, que vai ao encontro da grande maioria dos contextos educativos internacionais, sendo ambas consideradas pilares na construção de uma escola de qualidade. A presente investigação, no âmbito da relação entre a avaliação externa de escolas com a autoavaliação, visa analisar alterações que foram geradas nos processos de autoavaliação, num agrupamento de escolas do Algarve, após a receção dos relatórios elaborados pela Inspeção Geral de Educação e Ciência relativos ao 1.º e 2.º ciclos de avaliação externa de escolas. Tendo como ponto de partida a revisão da literatura sobre: avaliação e avaliação de escolas; autoavaliação nas escolas e avaliação externa de escolas, a investigação desenvolvida é de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso. Os dados foram recolhidos com base na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos vão no sentido de um conhecimento superficial, por parte dos participantes, acerca da informação que consta nos relatórios de avaliação externa e dos processos de autoavaliação do agrupamento em estudo. Nesse sentido, apesar de terem sido geradas algumas alterações no agrupamento de escolas estudado, estas foram insipientes e o processo de autoavaliação tem sido realizado de forma intermitente.

Como citar esta Dissertação:

Tomás, Ana Carina Guerreiro (2023). Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação [Em linha]: estudo de caso num agrupamento de escolas do Algarve, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13709