Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em Angola

Autor:

Martins, Tânia Nicola dos Reis Canuto

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2019

A presente investigação incide sobre um trabalho de fim de tese de Mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta de Portugal. Apresentam-se as expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o En-sino Primário num Colégio da cidade do Lubango, na província da Huila, em Angola. A dissertação foi estruturada em duas partes, na primeira parte efetuou-se o enqua-dramento teórico com base em documentos, textos e livros publicados; a segunda parte constitui a parte empírica, com a metodologia, apresentação, analise e comentário de da-dos e finalmente as conclusões. A metodologia delineada para este trabalho foi o método de investigação quantita-tivo. Esta dissertação apresenta como pergunta de partida: “Quais são às expetativas dos Pais e Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Ensino Primário num co-légio em Angola em relação à organização a escolar? Queríamos compreender como é que a instituição responde às diferentes necessidades dos alunos e dos seus encarregados de educação. Como técnica de recolha dos dados recorreu-se a questionários, dos quais fizemos posteriormente a sua análise, de forma a tentar perceber o que os pais esperam do colégio e dar resposta às necessidades concretas dos alunos. Questionou-se o grau de satisfação e insatisfação dos Pais e Encarregados de Educação em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos em múltiplos aspetos. A análise dos dados permitiu concluir que apesar de existirem aspetos que os satisfazem existem outros que os preocupam, e em alguns aspetos as respostas são pouco claras. Com estes resultados sugere-se que, o órgão de gestão escolar do topo, na figura do Diretor, desenvolva ações que garantam o desenvolvimento da escola, com vista à qualidade do sucesso educativo dos alunos que a frequentam, elevando o grau de satisfação dos encarregados de educação.

Como citar este trabalho:

Martins, Tânia Nicola dos Reis Canuto (2019). Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em Angola, Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.