Game-thinking no currículo formativo de Letras: potencialidades e fragilidades em cursos de extensão universitária.

Tipo:

Pós-Doc

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2021

Este projeto de pesquisa pós-doutoral está inserido na seara da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013) e possui como eixos centrais: a) a noção de gamification (Deterding, et al, 2011) e b) a formação do professor de línguas para o uso de tecnologias (Madruga & Hernandes, 2013). Partimos do pressuposto de que a formação do professor deve ser realizada de forma contínua e reflexiva, na direção de conhecimentos múltiplos e novos que possam ser reinvestidos na sua prática em sala de aula (Mayrink &
Albuquerque-Costa, 2013). Deste modo, pensamos que cursos de extensão são uma solução viável no contexto universitário brasileiro para que essa formação ocorra, já que podem ser elaborados de forma complementar ou transversal ao currículo formativo já posto para a graduação (Gadotti, 2017). Portanto, iremos nos dedicar, nesta investigação, ao aprofundamento do que seja gamification em sua relação com o ensino-aprendizagem do docente de línguas em formação, bem como suas potencialidades e fragilidades nessa relação; e também elaboraremos uma proposta e implementação de curso de extensão
universitária para estudantes da graduação em Letras que queiram compreender gamification e game-thinking a partir de atividades práticas para que estas complementem sua formação na universidade como futuros professores de línguas. Esperamos que, a partir das reflexões realizadas, possamos analisar em que medida o game-thinking em um curso de extensão a distância viabiliza novas maneiras de conceber a formação do professor de línguas e outras formas de empreender trilhas de aprendizagem no curso de Letras.
Esta pesquisa enquadra-se no Projeto do LE@D, com o título GOPA-Gamification Online-an
alternative Pedagogy, Project Nº PTN/UID4372-LE@D/042018.

Como citar este Projeto Pós-Doc:

Larré, J. (2021). Game-thinking no currículo formativo de Letras: potencialidades e fragilidades em cursos de extensão universitária, Pós-Doc em EDeL, LE@D, Universidade Aberta. Ref. UID4372/FCT-FA-PPhD2021-04.