Inovação Pedagógica em Escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Brasil.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2021

Trata-se da Dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional que aborda o tema inovação pedagógica, com a análise empírica nas escolas públicas do Distrito Federal brasileiro, buscando responder à seguinte questão: Como ocorre a inovação pedagógica em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal? Tem como objetivo geral analisar a implementação de projetos pedagógicos inovadores na Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. O trabalho está estruturado inicialmente com o seu enquadramento geral que permite a contextualização do tema, questões de investigação, objetivos e a sua justificação. Em um segundo momento, é realizado o enquadramento teórico, com a discussão dos constructos: escola tradicional, inovação pedagógica e modelos pedagógicos, que sustentam e fundamentam o trabalho de campo. O percurso metodológico é descrito sob uma perspectiva qualitativa da investigação, tendo em vista que foi realizada a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas públicas do Distrito Federal consideradas inovadoras pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e recolhidos dados por meio de entrevistas com as diretoras e coordenadora pedagógicas. Os dados gerados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os Projetos Político-Pedagógicos foram fruto de uma construção coletiva que culminou na eleição da gestão das escolas para implementação de um modelo pedagógico inovador, estruturado a partir de uma comunidade de aprendizagem. A percepção das gestoras aponta que o processo de implementação das ações pedagógicas inovadoras se encontra em estágio avançado em ambas as escolas e que os dispositivos pedagógicos propostos no projeto estão implantados, em sua maioria, e presentes no cotidiano escolar e na cultura organizacional. A participação dos atores sociais é efetiva no processo decisório e há uma prática coletiva no fortalecimento da missão e valores propostos para as escolas. Conclui-se que a comunidade de aprendizagem possui efetividade e que houve avanços consideráveis a partir da implementação do novo modelo pedagógico. Para pesquisas futuras, percebe-se a necessidade de ampliar a recolha de dados com outros membros da comunidade escolar como pais, alunos e parceiros, bem como estender a investigação para um número maior de escolas.

Como citar esta Dissertação:

Costa, Catarina Fontoura (2021). Inovação pedagógica em escolas de educação básica da rede pública de ensino do distrito federal – Brasil, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11359