Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2021

Ensinar Segurança da Informação é um desafio, pois tal disciplina possui conceitos que englobam diversas outras disciplinas de tecnologia informática, como por exemplo programação, redes, e sistemas operacionais. Além do professor necessitar conhecer um pouco de cada uma, é preciso aplicar muito exercício prático para consolidação dos conhecimentos. O aluno que desejar enveredar por essa área, precisa também realizar exames (certificações) de maneira a conquistar um espaço mais proeminente no mercado de trabalho. Como forma de adquirir esses conhecimentos de forma lúdica, e que inclua atividades teóricas e práticas, os jogos digitais didáticos surgem como uma alternativa viável que podem contribuir para que o aluno aprimore seu desempenho no aprendizado desse conteúdo. Estudos têm sido realizados em relação à aplicação dos jogos digitais educativos, e foi comprovado que o seu uso como um complemento à aprendizagem mais clássica poderá ser mais eficiente do que apenas utilizar metodologias mais clássicas. Quando objetivam motivar o processo de aprendizagem, eles são denominados jogos sérios (Serious Games). Dessa forma, nessa pesquisa foi desenvolvido um jogo sério (educativo) projetado com o software Construct 2 para alunos do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus Santa Rita, Brasil, e que envolve toda a temática de Segurança da Informação, ou Cybersecurity. O principal objetivo deste estudo é desenvolver um jogo digital e investigar como é que este pode contribuir para a aquisição de conhecimentos na área da Cybersecurity. Este é um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, incluindo exercícios práticos que podem ser realizados pelo próprio aluno (jogador) com o objetivo de responder às questões propostas. No final do jogo é dada a pontuação de cada aluno em uma tabela, o que pode permitir uma competição saudável entre eles, além de estimular no aluno a vontade de jogar várias vezes para alcançar uma pontuação maior, e consequentemente maior aprendizado. O jogo em questão é uma plataforma online, podendo ser acedida simultaneamente por diversos utilizadores, e se espera que essa proposta possa ser utilizada como uma ferramenta coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem da Segurança da Informação, área muito vasta e muito discutida ultimamente devido aos casos frequentes de violação da privacidade, roubo de senhas e outros problemas. Para o desenvolvimento do estudo recorremos à metodologia de Design Based Research (DBR), tendo participado na pesquisa 27 alunos do ensino médio-técnico, tendo os resultados revelado que o jogo permitiu a aquisição de novos conhecimentos, além de inspirar nos alunos maior interesse pela temática.

Como citar esta Dissertação:

Queiroz, Elane Almeida Meireles Véras (2021). Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática, Dissertação do Mestrado em Pedagogia do eLearning,(mPeL), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11365