Modelos e práticas do uso da plataforma de e-learning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do Instituto de Educação a Distância.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2021

Tendo em conta que o mundo está cada vez mais dominado pela tecnologia, a aprendizagem no contexto online está acompanhando paulatinamente o desenvolvimento como fator primordial para a Educação a Distância. As tecnologias propiciam novas formas de construir o conhecimento através de novos ambientes virtuais de aprendizagem quebrando os paradigmas tradicionais com a separação física entre o tutor e o estudante. No Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique, a aprendizagem é caracterizada sob dois modelos de ensino, o semipresencial e o online com ênfase as plataformas digitais. O objetivo do estudo é analisar os modelos e práticas do uso da Plataforma de eLearning no Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique. Parte da seguinte questão de investigação: Quais os modelos e práticas do uso da Plataforma de eLearning no processo de ensino e aprendizagem no Instituto de Educação a Distância da Universidade Católica de Moçambique? Trata-se de um estudo de caso que se caracteriza como uma pesquisa de abordagem mista devido à variedade de procedimentos e instrumentos de recolha de dados usados, nomeadamente, o questionário, a entrevista (semi-estruturadas), a análise documental e a observação. A amostra foi constituída por 12 estudantes do 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Ensino de História, 7 tutores, 3 monitores da plataforma e o Diretor Pedagógico dos cursos online. Recorreu-se também a análise de manuais de procedimento online com base na aplicação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam a necessidade de ampliar conhecimento e desenvolver competências sobre: a) Educação a Distância no que se refere aos aspetos das metodologias, estratégias e ferramentas pedagógicas e b) mediação pedagógica em Educação a Distância. Em relação aos estudantes, a ausência de instrumentos de avaliação como os testes e os trabalhos e a exploração dos fóruns culmina com a falta de incentivo à participação dos estudantes na plataforma de eLearning. Quanto aos docentes, a ausência de interação com os estudantes e a falta de formações contínuas na área das competências para a docência online são apontadas como aspetos que influenciam negativamente o uso da plataforma. Assim sendo, para dar sustentação aos ingressos na Educação a Distância é essencial uma formação inicial dos estudantes e dos docentes e, em sequência, o desenvolvimento de um programa de formação contínua e que deve alicerçar-se sobre a matriz de competências e habilidades organizadas segundo os domínios institucional, tecnológico, pedagógico e de gestão e, sobre níveis de proficiência de acordo com os papéis e funções do profissional.

Como citar esta Dissertação:

Salite, Maria Teresa José (2021). Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distância, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta, http://hdl.handle.net/10400.2/11280