Níveis de satisfação e perceções de professores do ensino superior acerca de um curso de formação para a docência digital em rede sob a perspetiva dos princípios do Microlearning.

Autor:

Negrão, Ana Maria Kruel Cassano

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2024

Em uma sociedade que está sempre mais integrada com as experiências de educação online e em constante evolução através das interações e conexões em rede, importa refletir a forma como se ensina e se aprende, pois, cada vez mais, as rápidas mudanças no mundo afetam a todos nós. Assim, sob as perspectivas dos princípios pedagógicos do Microlearning, a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, em doses pequenas e repetidas, é um enfoque eficaz no processo de ensino e aprendizagem, a fim de estabelecer estratégias bem definidas de qualidade da atenção, retenção de conceitos, maior motivação e engajamento na aprendizagem colaborativa, além de melhorar o desempenho, com o propósito de desenvolver novas competências cognitivas e digitais na formação ad continuum da docência digital. Deste modo, este estudo tem como objetivo principal analisar as percepções e os níveis de satisfação de um grupo de professores que frequentou o curso de formação para a Docência Digital em Rede, do Ensino Superior, tendo como base os referenciais teóricos do Microlearning. Foi privilegiada uma investigação de natureza mista, baseada no modelo Design-Based Research (DBR) e a técnica utilizada para a recolha de dados foi o inquérito online, elaborado com base em questões quantitativas e qualitativas, visando analisar os resultados e os níveis de satisfação dos professores que atuaram nesta formação como formandos. Observou-se que a abordagem envolvendo o Microlearning pode ser adotado eficientemente no âmbito educacional, pois através do design da sua concepção e com o avanço das tecnologias digitais, em ritmo veloz e móvel, comprovou-se ser eficaz o desenvolvimento das competências digitais da docência. Salientando-se que, atualmente, se intensifica a necessidade contínua de desenvolvimento de novas competências, em razão dos docentes precisarem se requalificar no âmbito da educação digital. E a variável “tempo” para atualização de competências se impõe como um dos maiores desafios para um efetivo e constante desenvolvimento de suas qualificações. Logo, se antes já era preciso refletir sobre as mudanças na Educação, importa constatar a imensa transformação digital que está progressivamente mais presente no processo de ensino-aprendizagem, suportado pelas tecnologias da informação e comunicação que, indubitavelmente, deixarão uma marca permanente de como se ensina e aprende no século XXI. Posto isto, é fundamental a necessidade de se experienciar emergentes paradigmas educacionais.

Como citar esta Dissertação:

Negrão, Ana Maria Kruel Cassano (2024). Níveis de satisfação e perceções de professores do ensino superior acerca de um curso de formação para a docência digital em rede sob a perspetiva dos princípios do Microlearning, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta