O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolas.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Administração Gestão Educacional

Ano:

2021

Três anos letivos após a implementação do projeto autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) num Agrupamento de Escolas do Alentejo Litoral, decorrente da oportunidade criada pelo Despacho n.º 5908/2017 e posteriormente pelo Decreto Lei n.º 55/2018, consideramos pertinente verificar, se este trouxe alteração às estratégias implementadas em contexto de sala de aula, no 3.º Ciclo de ensino, tendo em conta a perceção dos seus principaís atores, professores e alunos. A nossa investigação foi realizada, com base no paradigma qualitativo, estudo exploratório, uma vez que este nos permitiu analisar um fenómeno ainda pouco estudado e que decorreu no seu contexto natural, recorrendo a múltiplas fontes de dados, sem a utilização de controlo ou manipulação. Pretendemos identificar as linhas de intervenção, as acções, as estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas na sala de aula pelos docentes, definidas e desenvolvidas no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) do Agrupamento. O estudo permitiu-nos ainda, descrever e compreender a perceção tida quer pelos docentes quer pelos alunos, após três anos de implementação do projeto, neste território educativo, recorrendo a entrevistas semi-estruturadas. Concluímos que, na perceção de professores e alunos, o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular implementado a partir do ano letivo 2017/2018, no 3.º Ciclo Agrupamento de Escolas, promoveu a introdução de novas estratégias nas dinâmicas de sala e que as mesmas, trouxeram aspetos positivos ao processo ensino-aprendizagem, quer na ótica dos professores quer na ótica dos alunos.

Como citar esta Dissertação:

Almeida, Bernardette Campos (2021). O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolas, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar (mAGE), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/10765