Os coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolas

Autor:

Correia, Ana Rita

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Liderança Educacional

Ano:

2019

O estudo que desenvolvemos parte do pressuposto de que a melhoria nas escolas advém de processos que envolvem mudança nas suas dinâmicas internas, mobilizando todos os atores da vida escolar (Fullan & Hargreaves, 2001; Lima, 2010). Neste sentido, investigamos o papel dos coordenadores de departamento curricular no fomento do trabalho colaborativo e da reflexividade, que constituem práticas que caracterizam as comunidades profissionais de aprendizagem, cujo foco fundamental é a melhoria das aprendizagens dos alunos (Bolívar, 2012; Stoll, 2010). Suportado do ponto de vista teórico nos conceitos de melhoria, comunidade profissional de aprendizagem e de liderança, bem como na nossa experiência profissional, assumiu-se uma metodologia de investigação com um design de estudo de caso com abordagem mista, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista individual às diretoras dos dois agrupamentos em estudo, o focus group com os respetivos coordenadores de departamento curricular, a análise documental e o questionário, que abrangeu 212 docentes. Foram selecionados dois agrupamentos de escolas do distrito de Setúbal com uma dimensão e composição semelhantes, mas apresentando populações escolares com caraterísticas sociais, económicas e culturais distintas. Os resultados permitem inferir que os dois agrupamentos se encontram em diferentes patamares: num, encontramos evidências de práticas de colaboração e de reflexão; no outro, características fortemente compatíveis com o conceito de comunidade profissional de aprendizagem tal como é definida na literatura. Divergem ainda nas formas de exercer a liderança, que condicionam a existência de uma cultura democrática e participativa.

Como citar esta Tese:

Correia, Ana Rita (2019). Os coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolas. Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.