Perfil de ensino: ponto de partida para o desenvolvimento profissional docente no ensino superior.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Dissertações, Supervisão Pedagógica

Ano:

2023

Este estudo de caso procurou caracterizar o perfil do docente, incluindo a definição e caracterização dos estilos de ensino presentes numa instituição do ensino superior, a Facultad Adventista de Teologia de Sagunto, localizada na comunidade Valenciana em Espanha. Foi utilizada uma metodologia mista num estudo exploratório sequencial, que envolveu a recolha inicial de dados quantitativos e a sua exploração e aprofundamento através de métodos qualitativos. A fase quantitativa realizou-se durante o ano de 2022, foi recolhida informação sobre o perfil docente e estilo de ensino através de um questionário aplicado ao corpo docente da Facultad Adventista de Teologia. Desta forma, as variáveis Idade; Género; Nacionalidade; Anos de experiência docente; Nível de Académico; Tipo de Formação Académica; outro tipo de formações adquiridas; e Paradigma de Ensino foram relacionadas com a variável estilo de ensino, identificada através do questionário de estilos de ensino de Martínez Geijo (2009). A fase qualitativa tratou-se de um aprofundamento dos resultados quantitativos recolhidos para que fosse possível compreender melhor o que cada estilo de ensino representava na prática docente e os motivos para a evidência dos mesmos. Neste momento exploratório foram realizadas entrevistas a um representante de cada dos diferentes estilos de ensino. Trata-se de um estudo de caso que identificou o perfil de ensino desta instituição como constituído por docentes maioritariamente do género masculino, com uma média de idades elevada, com uma grande diversidade cultural, com polos opostos de experiência docente, com grau académico elevado, com elevado número de docentes com formação académica em educação, com um paradigma de ensino maioritariamente intrapessoal, e um estilo de ensino na sua totalidade prático e dividido entre o estilo aberto e o estilo formal. Após esta identificação foram descritas as limitações encontradas e novos caminhos de desenvolvimento profissional a seguir com o objetivo de impulsionar a reflexão e a melhoria individual docente, assim como da instituição no seu todo.

Como citar esta Dissertação:

Albino, Catarina Faustino Moreira (2023). Perfil de ensino: ponto de partida para o desenvolvimento profissional docente no ensino superior, Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13793