Práticas de estudo online em comunidades de aprendizagem.

Autor:

Lamas, Sónia Carla de Oliveira

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2024

A relevância da comunicação no ensino em regime de eLearning é um tema cada vez mais presente no mundo atual, com o uso avassalador da internet; usada através de diversos meios e plataformas que estão a causar mudanças profundas nas práticas comunicacionais, no ensino e na formação, ou seja, na aprendizagem do ser humano. Habituados a um registo presencial no ensino, os docentes defrontam-se hoje com a necessidade de alterar o seu comportamento tradicional para um campo de ação comunicacional totalmente diferente, assente na internet, nas plataformas de comunicação globais e aplicações diversas, nomeadamente as redes sociais. Neste quadro, apresentamos como principal objetivo do estudo a forma como se realiza a comunicação no eLearning. Assim sendo, pretendemos compreender até que ponto o uso da plataforma Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais ajuda na comunicação educacional, promovendo uma melhor interação entre todos. Considerando o tema escolhido e o objetivo da investigação, fomos em busca de elementos necessários no sentido de obter respostas; recorrendo ao inquérito online aplicado a professores e alunos de duas turmas do Agrupamento de Escolas de Arouca. Tendo como base os resultados alcançados, podemos observar que o uso do Google Classroom em simultâneo com as aulas presenciais favorece o ensino e aprendizagem no contexto educacional, estimulando de forma positiva a obtenção do conhecimento; o que vai na mesma linha de pensamento de diferentes autores que se debruçaram sobre esta temática aqui em estudo. Constatamos que a grande maioria dos professores e alunos corroboram da mesma opinião, mencionando que a plataforma é uma ajuda na dinâmica do ensino, onde o material digital facilita na compreensão dos assuntos, melhora a comunicação entre todos e permite a troca de experiências e informações. É um incentivo ao trabalho cooperativo e colaborativo, sendo uma ajuda para tirar dúvidas sobre as matérias dadas nas aulas, o que permite maior proximidade entre alunos/professores; facilitando a tomada de decisões entre todos, o que melhora o ambiente na sala de aula. Foi evidente com esta pesquisa que o papel do professor, tendo em conta uma nova realidade, deverá ser adaptado aos novos modelos pedagógicos. Como tal, é importante manterem-se atualizados, com o intuito de motivarem os seus alunos neste novo cenário de aprendizagem.

Como citar esta Dissertação:

Lamas, Sónia Carla de Oliveira (2024). Práticas de estudo online em comunidades de aprendizagem, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta