Produção académica sobre mobile learning: meta-análise de artigos no Repositório Aberto entre 2011 e 2019.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2021

Esta dissertação foi motivada pelo interesse em consolidar conhecimento sobre mobile learning produzido no contexto da Universidade Aberta. De fato, a adoção de dispositivos móveis pela sociedade, como suportes a ferramentas de interação, comunicação e realização de atividades, tem gerado crescimento exponencial na utilização de tecnologia digital em diversos ambientes de interação humana, incluindo os de ensino e aprendizagem. Também é crescente o número de publicações acadêmicas que se propõem a analisar, rever e/ou ampliar os conceitos, modelos, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem. Assim, o presente estudo pretende identificar contributos na produção acadêmica na e da Universidade Aberta no campo do mobile learning, em particular nos artigos acadêmicos disponíveis no respectivo repositório institucional, o Repositório Aberto, no período compreendido entre 2011 e 2019. Para o efeito, foi adotada a estratégia metodológica MAECC®, Meta-Modelo de Análise e Exploração de Conhecimento Científico®, de cariz meta-analítica, com a finalidade de identificar objetos de análise, metodologias, contributos e implicações no campo de ensino e aprendizagem através de dispositivos móveis de conexão, interação e comunicação nos referidos artigos acadêmicos, num total de 31 documentos. Deste modo, foram identificados temas e autores mais citados, bem como as redes de investigação existentes nesse período. Também foram identificadas coocorrências entre métodos e estratégias metodológicas adotadas e uma taxonomia de resultados e conclusões, sendo ainda possível reconhecer que a maioria dos projetos de investigação analisados assume abordagem preponderantemente qualitativa, em especial com propósitos de desenvolvimento de novas ferramentas e avaliação de afeições. Além disso, este trabalho apresenta igualmente propostas de continuidade de investigação, seja para aprofundar os estudos realizados no campo do mobile learning, seja para suprir lacunas nesse domínio.

Como citar esta Dissertação:

Marques, Mário Ferreira (2021). Produção acadêmica sobre mobile learning: meta-análise de artigos publicados no Repositório Aberto entre 2011 e 2019, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/11358