Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Pedagogia do eLearning

Ano:

2021

Num contexto de um mundo cada vez mais digital, pautado por um desenvolvimento tecnológico extremamente acelerado, assistimos a profundas mudanças nos mais variados setores da sociedade. A informação veicula a uma velocidade estonteante pela internet, favorecendo a partilha e a colaboração na criação de conhecimento. Conceitos como Educação Aberta e em Rede surgem por todo o mundo, efetivando-se com a criação e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos, demonstrando em conjunto com as Tecnologias Digitais disponíveis uma nova forma de estar na Educação e a abertura para a inclusão de novos modelos e práticas pedagógicas. O projeto apresentado neste documento constitui a criação e desenvolvimento de um Recurso Educacional Aberto (REA) dirigido a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando um programa de dinamização da leitura recreativa assente nas Tecnologias Digitais e nas ferramentas da web, para ser aplicado dentro e fora da sala de aula. Desenvolvido através duma abordagem metodológica da design-based research, o referido Projeto encontra-se integrado no projeto de investigação Web Social e Educação Online no Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D). Numa primeira parte deste documento, efetua-se a revisão bibliográfica dedicada a conceitos como Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Analisa-se ainda Tecnologias Digitais Abertas assim como a sua aplicação em sala de aula, referindo-se também o modelo TPACK que inspirou a criação do REA. Sustentando-se metodologicamente na design-based research (DBR), todo o processo de criação do REA desenvolveu-se em ciclos interativos na tentativa de aperfeiçoamento do mesmo. Ao longo do processo, desenhou-se o programa e todos os materiais, guiões e tutoriais explicativos, efetuando-se a sua validação junto de duas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de análise da implementação e correção do programa. Da análise e avaliação de todo o processo resultaram recomendações e definiram-se caminhos a seguir, que são apresentados neste documento.

Como citar esta Dissertação:
Caparica, Joana (2021). Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico, Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning (mPeL), UniversidadeAberta.
http://hdl.handle.net/10400.2/11256