Recursos Educacionais Abertos Para Smartphone: Desenho de uma Framework para Aprendizagem Móvel

Autor:

Filipe, Ana

Tipo:

Tese Doutoramento

Área científica:

Educação a Distância e eLearning

Ano:

2021

Este estudo teve como objetivo entender de que modo uma formação relativa ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos para smartphone, pode contribuir para a mudança do paradigma de ensino tradicional para um mais aberto e centrado no aluno, criando um caminho para a integração de tecnologias móveis no ensino. A investigação foi norteada pela metodologia Desenho de Investigação ou Design Based Research e pretendeu dar resposta à pergunta de investigação “A formação acerca do desenvolvimento de recursos educacionais abertos para smartphone contribui para a integração da tecnologia móvel smartphone nas práticas educacionais?” O estudo foi desenvolvido durante o desenho de um curso de formação, relativo a recursos educacionais abertos para smartphone, ao longo de quatro iterações de investigação. O mesmo foi desenhado tendo como base princípios conetivistas de aprendizagem e o seu objetivo foi ensinar os participantes acerca da utilização e desenvolvimento de apps para dispositivos smartphone, na perspetiva das suas práticas educacionais. Durante a frequência do curso, os participantes puderam explorar a temática dos recursos educacionais abertos e vivenciar o ciclo de produção destes recursos para smartphone, através da aprendizagem da linguagem de programação App Inventor. Os participantes deste estudo indicaram que a formação teve impacto positivo nas suas vidas profissionais e que consideravam utilizar e produzir novos recursos educacionais abertos, incluindo recursos para smartphone, adaptados às suas realidades de ensino. O estudo revelou ainda que a formação contribuiu para a utilização de recursos educacionais abertos para smartphone nas práticas educacionais dos participantes, para inovação de práticas educacionais e ainda para a mudança de práticas tradicionais para práticas mais abertas.

Como citar esta Tese:

Filipe, Ana (2021). Recursos educacionais abertos para smartphone: desenho de uma framework para aprendizagem móvel, Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta