Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário.

Tipo:

Dissertação

Área científica:

Dissertações, Supervisão Pedagógica

Ano:

2023

O presente estudo tem como objetivo principal analisar os efeitos da supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico dos estudantes do ensino secundário, procurando, deste modo, o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem e promovendo a experimentação em ambientes de aprendizagem híbridos. O estudo foi desenvolvido com seis professores do grupo disciplinar de física e química e cento e vinte e três estudantes do ensino secundário (10º e 11º anos). Foi privilegiada uma investigação de natureza qualitativa, baseada na metodologia de Design Based Research. A técnica utilizada para a recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo sido realizada a análise às respostas obtidas. O questionário aplicado aos estudantes foi elaborado com base nas quatro dimensões originais da Self Concept as a Learner Scale: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas Capacidades e Relações com os Colegas. O cruzamento de dados realizado, sugere que a estratégia pedagógica implementada através de supervisão colaborativa teve consequências positivas ao nível do desenvolvimento das práticas profissionais dos professores, o que se refletiu nos níveis de autoconceito elevado dos estudantes, a nível da motivação para as atividades, do reforço da autonomia e da colaboração, participação e interação nas atividades desenvolvidas entre pares e com o professor.

Como citar esta Dissertação:

Ferreira, Maria de Fátima dos Santos (2923). Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário, Dissertação de Mestrado em Supervisão pedagógica, Universidade Aberta. http://hdl.handle.net/10400.2/13635