Ana Mouraz Lopes é Professora Auxiliar da Universidade Aberta (UAb) desde 2019 no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Filosofia da Educação, Mestre em Ciências da Educação e Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Investigadora integrada no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da (Le@d) da Universidade Aberta e colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Tem liderado vários projetos de investigação financiados sobre educação e inovação de professores, como o projeto ReKINDLE+50 sobre professores veteranos e desafios de TI; DIGIQUALGENDER, sobre professores que promovem a literacia digital como estratégia para a igualdade de género ; Observação Multidisciplinar do Ensino por Pares (OPMUSA), entre outros. Atualmente, integra a equipa da portuguesa parceira da Rede Europeia de Políticas Educativas para Professores e Dirigentes Escolares (2019-2023), e a equipa do projeto nacional (financiado pela FCT) intitulado Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais (FYT-ID). Recentemente, Ana Mouraz participou como membro na ISCH COST Action IS1307, NETWORK, intitulada: New Materialism: Networking European Scholarship on ‘How Matter Comes to Matter (2014-2018); bem como outros projetos financiados pelo ERASMUS como o projeto Tuning Asia-South East / TA-SE” (2016-2019); Gestão para Escolas de Sucesso”; noutros projetos financiados pela FCT, como “MAEE – Dispositivos de mudança nas Escolas e na Inspeção Geral (2018-2022); Autoavaliação das Escolas: Procedimentos de Autoavaliação Relevantes para o Ensino Básico e Secundário (2016-2017); e noutros projetos financiados por outras entidades, como o EDULOG – Observatório da Educação (Fundação Belmiro de Azevedo). Ana Mouraz co-liderou o Observatório da Vida Escolar (pertencente ao CIIE-FPCEUP, 2011-2018); e desenvolveu trabalhos de consultoria para quatro escolas que são Territórios Educativos de Educação Prioritária (TEIP), de 2009 a 2018.
Os seus interesses de investigação estão associados aos Estudos Curriculares, Supervisão Pedagógica; Formação de professores; Avaliação Institucional e Pedagogia do Ensino Superior, que são igualmente os tópicos das suas publicações.
ORCID: 0000-0001-7960-5923
Ciência Vitae: 451A-5847-2060