Nota de Pesar

Foi com uma imensa tristeza que a equipa do WAY recebeu a notícia do falecimento da Marina Duarte.
A Marina fazia parte da subequipa do CIIE-FPCEUP no projeto e era também professora do Instituto Superior de Engenharia do Porto.
A equipa do WAY endereça as suas condolências à família da Marina, nomeadamente ao seu Filho, Mãe e Irmão.
Para nós, equipa do projeto, este desaparecimento magoa-nos muito e a Marina far-nos-á muita falta.
Far-nos-á falta a sua competência, o seu saber, rigor e exigência. Mas far-nos-á falta, sobretudo, a sua voz serena e doce, a sua presença luminosa, a sua disponibilidade, o seu sorriso.
Até sempre Marina.
A equipa do projeto WAY



Quem te viu e quem te vê!

– Promover a aprendizagem autorregulada dos alunos nas aulas através da observação entre pares


O projecto WAY visa aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem auto-regulada dos alunos do ensino secundário, através do seu envolvimento na observação de pares durante as aulas. O título do projeto resume, não só, a estreita conexão entre a autorregulação das aprendizagens dos alunos e a observação dos pares que a equipa pretende estudar, mas também da importância da voz dos alunos e da sua participação. O seu enfoque mobiliza conhecimentos das ciências da educação, no seu conjunto, desde os estudos curriculares às estratégias de ensino e de aprendizagem, e coloca em cena várias disciplinas do currículo educativo. O projeto mobilizará diferentes atores que trabalham no campo educacional, uma vez que irá envolver neste projeto de investigação, alunos, professores e investigadores.

O desenvolvimento do projeto permitirá aumentar o conhecimento sobre o conceito e os efeitos da aprendizagem auto-regulada, que será transferido para outros domínios, mas será, sempre, um contributo para as conquistas das ciências da educação, sublinhando o seu papel transversal no desenvolvimento social.



Este site é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto com a refª 2022.01025.PTDC.