Anabela Caetano Santos é investigadora em pós-doutoramento em Educação no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (Le@d) da Universidade Aberta.
É licenciada e mestre em Psicomotricidade pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (ULisboa), mestre em Ciências das Emoções pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Doutorada (com dupla-titulação) em Educação – Especialização em Educação para a Saúde pela FMH, ULisboa e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Brasil).
Colaborou em projetos nacionais e internacionais financiados, destacando-se os seguintes: RESCUR – Resilience European Curriculum, RESCUR em Ação, ENRETE – Enhancing Resilience Through Teacher Education, PROMEHS: Promoting Mental Health at Schools, G.I.F.T.E.D – Game and Inclusion For Teacher Education, e atualmente WAY: Who Saw You Then and Who Sees You Now).
Os seus principais interesses de investigação incluem a aprendizagem social e emocional (com enfase na regulação emocional), resiliência, saúde mental e envolvimento dos alunos.
ORCID: 0000-0001-7963-8397
Ciência Vitae: F114-640E-E870