Carolina Dominguez é Professora Auxiliar em gestão empresarial/industrial na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde leciona várias Unidades Curriculares desde 2006 em vários cursos do departamento de Engenharia. Investigadora no LabDCT da UTAD do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da UTAD. Os seus principais interesses pedagógicos, científicos e publicações centram-se nas áreas do ensino/aprendizagem, nomeadamente do desenvolvimento do pensamento crítico no ensino superior e da gestão (de projeto, de operações, de recursos humanos e da qualidade, ambiental e mais recentemente na área do turismo). Publicou 30 capítulos de livro (nacionais e internacionais), 33 artigos em conferências internacionais, mais de 40 artigos científicos em revistas internacionais com revisão entre pares, dos quais cerca de 30 indexados na Web of Science ou na Scopus. Orientadora de 23 teses de mestrado e de 2 teses de doutoramento.
É membro fundadora e coordena desde 2012 a comunidade multidisciplinar de partilha e de prática sobre pensamento crítico e criativo da UTAD (webPACT). Participa(ou) em projectos nacionais e internacionais, nomeadamente como coordenadora dos projetos de Inovação Pedagógica “Pensamento Crítico em rede no Ensino Superior” financiado pela FCT e do projecto Europeu Erasmus + “Crithinkedu: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula” e como membro (atualmente) do projeto internacional da OCDE-CERI “Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking Skills in Higher Education”. Coordenou duas edições especiais da Revista Lusófona sobre Pensamento Crítico na Educação (nº 32 e nº 44) e uma edição especial sobre o mesmo tema na revista internacional Studies in Higher Education, nº 44(5).
Participou/a como oradora convidada (por exemplo na OCDE) ou proponente de artigos em vários eventos e/ou conferências em instâncias nacionais e internacionais sobre promoção de pensamento crítico no ensino/aprendizagem, tendo, entre outros, coordenado (ou co-coordenado) a organização do 2ª seminário Internacional sobre Pensamento Crítico (2015), o 1º seminário europeu para a educação do pensamento crítico em Leuven (2019) e as Special Tracks sobre o tema nas conferências Tech Edu 2018, 2020 e 2022, entre outros. Participou na organização das 3 edições passadas “Dia do Pensamento crítico” na UTAD e a nível nacional. É convidada regularmente em seminários doutorais na Universidade de Aveiro e do Porto sobre inovação pedagógica e pensamento crítico e em eventos tais como prémios de inovação pedagógica (quer como proponente de experiências de inovação pedagógicas (por exemplo na Universidade do Porto), quer como oradora convidada nas Jornadas de Inovação Pedagógica (na Universidade de Coimbra em 2022). É membro integrante de várias comissões científicas e da Sociedade Portuguesa Para o Ensino da Engenharia (SPEE). Participa(ou) como formadora de vários cursos sobre Pensamento Crítico, em distintos níveis de escolaridade incluindo no ensino superior, tendo estado na equipa coordenadora da proposta do curso “Como promover o Pensamento Crítico (5 dias) na minha Unidade Curricular” acreditado pela UTAD, realizado em algumas instituições do país. Co-coordenou a elaboração do livro “Educar para o pensamento crítico na sala de aula. Planificação, estratégias e avaliação”, publicado pela PACTOR em 2019.
ORCID: 0000-0002-8486-4142
Ciência Vitae: 7B15-F14C-2003