Dale H. Schunk é um psicólogo educacional, ex-reitor e atual professor da Escola de Educação da Universidade da Carolina do Norte em Greensboro. Ele pesquisou os efeitos das variáveis sociais e instrucionais na cognição, aprendizagem, auto-regulação e motivação. Schunk atuou nos conselhos editoriais de revistas como Contemporary Educational Psychology e Educational Psychology Review, e é autor de muitos artigos de revistas e capítulos de livros sobre psicologia educacional. Além de outros livros, ele é autor do livro Learning Theories: An Educational Perspective e co-autor do livro Motivation in Education: Theory Research and Applications.
Schunk recebeu o Albert J. Harris Research Award da International Reading Association (1989), o prémio Early Contributions Award da 15ª Divisão (Psicologia Educacional) da Associação Americana de Psicologia (1982) e o Fulbright Distinguished American Scholar Award (1997). Antes de se mudar para Purdue, Schunk ensinou psicologia educacional na Universidade de Houston de 1979 a 1985 e na UNC-Chapel Hill de 1986 a 1993. A sua licenciatura foi realizada na na Universidade de Illinois, o Mestrado na Universidade de Boston e doutoramento na Stanford Graduate School of Education.