GenZ Now – Understanding and Connecting

Na atual realidade, em rápida evolução, é imperativo que mudemos o nosso foco para a força motriz do futuro: A Geração Z (Generation Z ou GenZ). Esta geração, nascida entre meados da década de 1990 e o início da década de 2010, está na intersecção do empreendedorismo, do desenvolvimento sustentável e da florescente economia verde. O nosso projeto de investigação procura aprofundar estes três eixos, forjando um roteiro que estude as perspetivas e competências únicas da Geração Z.

A importância das três dimensões: Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde

Empreendedorismo
A Geração Z revela uma forte inclinação para o empreendedorismo. Esta geração não procura apenas criar empresas, mas também promover a mudança através de soluções inovadoras e escaláveis.

Desenvolvimento Sustentável
Os 17 Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU desempenham um papel fundamental na definição de uma agenda universal para sustentar o bem-estar ecológico, social e económico. A nossa investigação procura evidenciar como a Geração Z está a dar passos largos nesta temática.

Economia verde
À medida que fazemos a transição para uma economia verde, é a Geração Z que está preparada para liderar, alimentada por princípios de sustentabilidade e resiliência.

Metodologia
A metodologia de investigação é multidimensional, incorporando abordagens qualitativas e quantitativas para obter informações substanciais sobre as motivações, estratégias e contributos da Geração Z nos três eixos em questão. Isto inclui:

  • Inquéritos e entrevistas: Recolha de informações em primeira mão de indivíduos da Geração Z.
  • Estudos de caso: Destacar histórias de sucesso e experiências de aprendizagem no panorama do empreendedorismo e da economia verde.
  • Análise de políticas: Compreender as políticas governamentais que afectam a participação da Geração Z nestes sectores.

.

Este projeto tem como referência no LEaD: PTIN/UID4372-LE@D/052022 e está integrado na Área 3 do LE@D.