Objetivos Gerais

  • Compreender as percepções dos alunos sobre as experiências académicas que tiveram na transição para o EAD;
  • Analisar as experiências dos professores e alunos do ensino superior, durante a transição digital para o EAD;
  • Identificar os fatores facilitadores e/ou bloqueadores da transição para EAD nas IES através das narrativas de professores e alunos;
  • Compreender as estratégias pedagógicas e de avaliação implementada nas atividades de aprendizagem online durante a crise pandémica;
  • Conceber e apoiar novas práticas e soluções educativas soluções educativas (cursos, formações, VCOP, OERs/MOOCs, redes, conferências,) para ultrapassar as dificuldades sentidas por professores e alunos;
  • Recolher e examinar as boas práticas educativas transformadoras implementadas no ensino superior e o seu impacto no período pós -pandémico para a adopção de EAD.

Objetivos Específicos

  • Conhecer as percepções e práticas sobre as situações de comunicação síncrona e assíncrona vividas durante as atividades online;
  •  Analisar os processos de adaptação cognitiva, social e emocional, às atividades académicas online;
  • Analisar as estratégias de comunicação usadas nas atividades académicas online (relacional e emocional).
  • Identificar práticas de avaliação desenvolvidas nas atividades de aprendizagem online.
  •  Conhecer as situações de interação com os conteúdos, entre pares e com o professor, criadas nas UC’s.
  •  Identificar estados emocionais associados à vivência das atividades online.
  • Conhecer a avaliação da experiência académica vivida durante o período de emergência.