2024
Loureiro, A., Messias, I., Rocha, D. (2024). Online Distance Learning – the concept of a Pedagogical Model for HEI, EDULEARN24 Proceedings, pp. 685-694. doi: 10.21125/edulearn.2024.0247
Morgado, L, Oliveira, T., Afonso, A., Carvalho, I., Ferret, N. (2024). Exploring the role of Digital Assistants and Chatbots as learning companions in Open and Distance Learning. L. G. Chova, C. G. Martínez , J. Lees (Eds). 16th International Conference on Education and New Learning Technologies EDULEARN24 Proceedings, pp.10547-10552, Palma, Spain, doi: 10.21125/edulearn.2024.2603
Pimentel, L, e Morgado L. (2024). “Professores digitalmente seguros” e datificação: panorama das Competências digitais na área da Segurança Digital, submetido eLIES24 – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, Santarém.
Oliveira, N. R. (2024). Avaliação 360 no Ensino Superior: Uma Visão Holística
da Aprendizagem, In: Paula Peres, Ismael Vieira, Pedro Duarte (Eds). Livros de Resumos do 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
(CNaPPEs.24), pp.221-223. Porto
CNAPPES 2024,
2023
Figueiredo, M. E., Morgado, L. (2023). Práticas e preferências de docentes sobre o uso do vídeo como recurso de ensino online e as oportunidades da IA generativa, eLIES23 – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, 15 dezembro, Vila Real Trás-os-Montes, UTAD.
Godinho, T.B., Mouro, J., N.R. Oliveira (2023). FLIPGPT – Pilot Experiment: exploring the potential of AI in Higher Education, EDULEARN23. EDULEARN23 Proceedings, p. 8442. doi: 10.21125/edulearn.2023.2201
Loureiro, A., Messias, I, Rocha, D., Ricardo Oliveira, N. (2023). From face-to-face to online learning: designing a pedagogical model for an higher education contexto. INTED2023 Proceedings, pp. 2821-2830. doi: 10.21125/inted.2023.0776
Loureiro, A., Messias, I., Rocha, D. (2023), e-Campus: concept and design of a virtual campus to support Distance Learning in a Polytechnic Institute, IEEE – International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setúbal, Portugal, 2023, pp. 1-6, doi: 10.1109/SIIE59826.2023.10423702.
Loureiro, A., Messias, I., Rocha, D. (2023). Oportunidades e desafios éticos para a autoria e avaliação online com recurso à IA, eLIES23 – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, 15 dezembro, Vila Real Trás-os Montes, UTAD.
Oliveira, S. P.M., Runa, A. (2023). “To Teach and Delight? Emotions and Second Laguage Acquisition: onsite and Online practices. Conferência Inovação e Tecnologias no Ensino das Línguas, Universidade Aberta.
Pires, A. Rafael, C., Chagas, L. & Cardoso, P. Proposta de utilização do ChatGPT em Metodologias de Investigação. Atas 9° Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES23.
2022
Loureiro, A., Rocha, D., Messias, I., Oliveira, N., Lopes, R. et al. (eds). Moving on Towards ‘New Normal’ In Education – ICEM2022 Conference: Book of Abstracts, Santarém. http://hdl.handle.net/10400.2/14932
Messias, I., Paiva, A., Loureiro, A., Paz, J., Seco, C., Vieira, M., Cardoso, P., Oliveira, N., Mendes, E., Pereira, H., Runa, A,, Morgado, L. (2022). Moving to E@D – Transformação digital do ES e ENS em tempo pandemia, MeetUP22- 1º Encontro de Investigadores – Inovação e Ciência no LE@D, pp. 86-92, LE@D, Universidade Aberta,
Messias, I. & Loureiro, A. (2022). Digital Open Educational Resources – Teachers’ perceptions of the Pedagogical implications. Proceedings of ICEM Annual Conference, 13 de outubro de 2022. https://icem2022.ipsantarem.pt/parallel-sessions/
Paiva, A., Seco, C., Paz, J., Loureiro, A., Vieira, M., Oliveira, N. R., Morgado, L., Runa, A., Cardoso, P., Messias, I., Pereira, H., & Mendes, E. (2022). Moving to E@D – Transformação digital no ensino em tempo de pandemia. LE@D Talk | Experiências de Ensino Remoto. Lisboa.
2021
Cardoso, P., Paiva, A., Loureiro, A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Pereira, H., Messias, I., Paz, J., Morgado, L., Vieira, M., Oliveira, N.R,. (2021). Online communication and interaction during the COVID-19 pandemic: Perceptions of tourism higher education faculty and students, Book of Abstracts XVIII International Tourism Congress, 28-29th October, Estoril-Portugal. ISBN 978-989-9066-04-5
Loureiro, A. et al (2021). Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a pandemia COVID-19: O Caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal. in Osório, A. et al. (eds). Challenges 21, Desafios do Digital: Livro de Resumos. Universidade do Minho: Braga. ISBN: 978-989-97374-9-5
Morgado, L., Paz, J., Pereira, H., Loureiro, A., Messias, I., Cardoso, P., Paiva, A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Vieira, M., & Oliveira, N. (2021). Online communication and assessment practices during the covid pandemic: a study of the Portuguese higher education students’ perceptions. EDEN 2021 Annual Conference Proceedings -Lessons from a Pandemic for the Future of Education. https://doi.org/10.38069/edenconf-2021-ac008
Neves, A., Morgado, L. (2020). Como usa o tempo o estudante de ensino superior a distância? Estudo exploratório no contexto português, Sebastião, L. et al. (Orgs). Investigar em Educação: desafios epistemológicos e metodológicos, Livro e Resumos IVº Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, pp.62, Évora: Universidade de Évora.
Runa, A., Loureiro, A., Paiva, A., Seco, C., Mendes, E., Pereira, H., Messias, I., Paz, J., Morgado, L., Vieira, M., Oliveira, N., Cardoso, P. (2021, 21-24 june). Online Communication and Assessment Practices During the Covid Pandemic: a Study of the Portuguese Higher Education Students’ Perceptions. EDEN – Annual Conference. Lesson from a pandemic for the future of education. Madrid.
Runa, A., Loureiro, A., Paiva, A., Seco, C., Mendes, E., Pereira, H., Messias, I., Paz, J., Morgado, L., Vieira, M., Oliveira, N., Cardoso, P. (2021). Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia COVID 19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal. Challenges 2021- Desafios do Digital XII. Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga.
Rocha, A., Afonso, A. Spilker, M., Morgado, L. (2021). Formação de Professores para a Transformação Digital: A oportunidade pós-pandémica, Osório, J. et al. (Eds). Livro de Atas Challenges 21- Conferência Challenges 21, Desafios do Digital. 375 – 376, Braga: Universidade de Minho.
Rosa, M., Messias, I. (2021) Transição digital no ensino superior em tempos de pandemia: Adoção de metodologias de ensino com recurso à tecnologia no ensino da enfermagem, in CNaPPES.21, 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Aveiro
2020
Cardoso, P. & Pires, A. (2020). Emergency Remote Teaching: Challenges and Opportunities in Foreign Languages Applied to Tourism. ICERI2020 Proceedings, pp. 8198-8204,
Morgado, L., Aires, L., Paz, J., Afonso, A. P.. Loureiro, A., Messias, I., Oliveira, N.R. (2020). Digital Transformation in Higher Education: Challenges and Contradictions, Atas da 10ª Conferência FORGES, 18-20 novembro 2020, Universidade de Évora.
Cardoso, P.; Paiva, A.; Runa, A.; Seco, C.; Mendes, E.; Pereira, H.; Paz, J.; Morgado, L.; Vieira, M. (2020). Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching. EDEN 11º Workshop de Pesquisa, Lisboa.
Paiva, A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Pereira, H. M., Paz, J., Morgado, L.; Vieira, M., & Cardoso, P (2020). Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching. Enhancing the Human Experience of Learning with Technology, 83-88. ISBN 978-615-5511-29-5.