Conferências
As conferências, workshops, mesas redondas constituem uma das atividades de disseminação do projeto.
2024
Albó L, Noguera I, Hernández-Leo D, Afonso A, Agostini D, Alkhasawneh SN. (2024). FLeD learning design tool: scaffolding flexible scenarios through the use of flipped learning patterns. In: Ferreira Mello R, Rummel N, Jivet I, Pishtari G, Ruipérez Valiente JA, (Eds). 19th European Conference on Technology Enhanced Learning EC-TEL 2024, p. 209-215. September 16-20, Krems, Austria. Cham: Springer; DOI: 10.1007/978-3-031-72312-4_29.
Loureiro, A. (2024). Dataficação e Inovação Pedagógica: o (ainda) breve percurso da UEDIPP do IPSantarém, Poster “Unidades de EaD e de Inovação Pedagógica: Desafios e Oportunidades”, XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, 13 dezembro, Santarém 2024.
Loureiro, A. (2024). ICEUTE 2024: “New Trends and Advances in Teaching and Evaluation Methodologies in Higher Education (ATHE)”
Loureiro, A. (2024). UEDPP do IPSantarém: o percurso Mesa Redonda “Unidades de EaD e de Inovação Pedagógica: Desafios e Oportunidades”, XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, 13 dezembro, Santarém 2024.
Loureiro, A., Rocha, D. (2024). “Integração da IA na Ciência Aberta: convergências e divergências”, Moderação do Painel 3º Congresso Internacional Literacias no séc. XXI., 29 novembro 2024, https://iccl.ipportalegre.pt/programa/programa-do-congresso.
Morgado, L. (2014). Breve panorama sobre o desenvolvimento das unidades de EAD/eLearning ao longo do eLIES, Mesa Redonda “Unidades de EaD e de Inovação Pedagógica: Desafios e Oportunidades”, XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, 13 dezembro, Santarém 2024.
Morgado, L, Oliveira, T., Afonso, A., Carvalho, I., Ferret, N. (2024). Exploring the role of Digital Assistants and Chatbots as learning companions in Open and Distance Learning.EDULEARN24 Palma, Spain.
Pimentel, L, e Morgado L. (2024). “Professores digitalmente seguros” e datificação: panorama das Competências digitais na área da Segurança Digital, (submetido eLIES24) – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, Santarém.
Oliveira, N. (2024). Inovação Pedagógica: Desafios e Oportunidades, Mesa Redonda “Unidades de EaD e de Inovação Pedagógica: Desafios e Oportunidades”, XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, 13 dezembro, Santarém 2024.
Oliveira, N. R. (2024). Avaliação 360 no Ensino Superior: Uma Visão Holística
da Aprendizagem, CNAPPES 2024,
2023
Cardoso, P. & Sousa, A. Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência interdisciplinar em Turismo. . 9° Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES23.
Cardoso, P. & Chagas, L. (2023). The potential of artificial intelligence for tourism education. [Paper presentation]. International Tourism Congress – ITC2023.
Loureiro, A. (2023). O recurso ao MOOC como prática pedagógica inovadora, CNAPES23 – 9º Congresso Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 62-64
Loureiro, A., Rocha, D., Messias, I. (2023). Do ensino presencial ao ensino a distância: desenho e conceção do e-Campus do IPSantarém, NAPES23 – 9º Congresso Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 251-253
Quintas-Mendes, A., Paiva, A. (2023). Digital Presence and Identity Among Digital Scholars: A Thematic Analysis. WCQR2023 – 7th World Conference on Qualitative Research, 25-27 Janeiro de 2023, Faro e online, Ludomedia e ESEC/UALg.
Oliveira, N. R., Pinto, P.R., Reis, A. B. (2023), Intraobservação e desenvolvimento profissional de docentes, CNAPES23 – 9º Congresso Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, 121-122
Oliveira, N. (2023). Oportunidades e desafios éticos para a autoria e avaliação online com recurso à IA, XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning- eLIS2023, UTAD.
Pires, A. Rafael, C., Chagas, L. & Cardoso, P. Proposta de utilização do ChatGPT em Metodologias de Investigação. 9° Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. CNaPPES23.
2022
Almeida, A. P., Oliveira, N., R. Paiva, P. (2022). Do presencial ao bLearning: (re)desenho de uma pós-graduação em Intervenção Assistida por Animais, 2nd International Congress on 21st Century Literacies, 8 July, Santarém https://iccl2022.ipsantarem.pt/comunicacoes-paralelas/#paralelas6
Loureiro, A., Morgado, L. (2022). Moving to E@D: Estratégias de comunicação e de adaptação no ES em Portugal, Educação Digital em Rede em tempos de pandemia: CLA da UAb de Coruche | Portugal, 13 julho 2022.
Messias, I., Loureiro, A. (2022). Digital Open Educational Resources – Teachers’ perceptions of the Pedagogical implications, ICEM, Santarém ICEM2022 • PARALLEL SESSIONS
Messias, I., Paiva, A., Loureiro, A., Paz, J., Seco, C., Vieira, M., Cardoso, P., Oliveira, N., Mendes, E., Pereira, H., Runa, A, Morgado, L. (2022). Moving to E@D – Transformação digital do ES e ENS em tempo pandemia, 18 de março de 2022. Le@d MeetUP22 – 1º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Investigação e Inovação, LE@D, Universidade Aberta.
Morgado, L., Loureiro, A., Paiva. A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Messias, I., Pereira, H., Paz, J., Vieira, M., Oliveira, N.R. , Cardoso, P. (2022). Moving to E@D -Transformação digital do ES e ENS em tempo de pandemia, MeetUP2022 – 1º Encontro de Investigadores do LE@D- Inovação e Ciência, 18-19 março 2022, Lisboa.
Paiva, A., & Quintas-Mendes, A. (2022). Participatory Culture and Knowledge Sharing among Teachers and Researchers, ICEM Conference 2022: Moving on towards ‘new normal’ in education, 14 de Outubro de 2022, Instituto Politécnico de Santarém.
Paiva, A., Paz, J., Seco, C. (2022). Emergência no ensino superior: o caso da vivência emocional dos estudantes, LE@D Talk, 23 de Fevereiro 2022 https://bit.ly/LEaDTalk23fev, LE@D Talk | Experiências no Ensino Remoto | Patrícia Behar | LEAD
2021
Cardoso, P., Paiva, A., Loureiro, A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Pereira, H., Messias, I., Paz, J., Morgado, L., Vieira, M., Oliveira, N.R,. (2021). Online communication and interaction during the COVID-19 pandemic: Perceptions of tourism higher education faculty and students, XVIII International Tourism Congress, 28-29th October, Estoril-Portugal.
Loureiro, A., Vieira, M., Oliveira, N.R., Morgado, L., Runa, A., Seco, C., Cardoso, P., Messias, I., Paz, J., Pereira, H., Paiva, A., Mendes, E. (2021). Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a pandemia Covid-19: o Caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal, Conferência Challenges 21, Desafios do Digital: Braga: Universidade de Minho.
Martins, D., Morgado, L. (2021). Ensinar a distância em tempos de incerteza: o que dizem os docentes sobre o seu papel (S01-13), In IX CICID Congreso Internacional de Investigación en Comunicación e Información Digital. Simposio El espacio de la enseñanza en la nueva normalidad: reaprender a enseñar, 11-12 de noviembre de 2021, https://2021.cicid.es.
Morgado, L. (2021). Trabalho Docente em EaD num mundo digital, Comunicação IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning, eLIES2021 – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning – Painel III: Desafios da Educação a Distância na Era Digital, 10 de dezembro, Instituto Politécnico de Tomar, Online.
Morgado, L., Paz, J., Pereira, H., Loureiro, A., Messias, I., Cardoso, P., Paiva, A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Vieira, M., & Oliveira, N. (2021). Online communication and assessment practices during the covid pandemic: a study of the Portuguese higher education students’ perceptions. EDEN 2021 Annual Conference -Lessons from a Pandemic for the Future of Education, Madrid. Spain.
Rocha, A., Afonso, A. Spilker, M., Morgado, L. (2021). Formação de Professores para a Transformação Digital: A oportunidade pós-pandémica, Conferência Challenges 21, Desafios do Digital: Braga: Universidade de Minho.
2020
Morgado, L., Aires, L., Paz, J., Afonso, A. P.. Loureiro, A., Messias, I., Oliveira, N.R. (2020). Digital Transformation in Higher Education: Challenges and Contradictions, Atas da 10ª Conferência FORGES, 18-20 novembro 2020, Universidade de Évora.
Afonso, A., Rocha, A., Spilker, M. J., Morgado, L. (2020). Scaffolding Teachers into Distance Learning in Pandemic Times: From Emergency Remote Learning to sustained Distance Learning, 3rd WCCES Symposium – World Council of Comparative Education Societies:Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education:Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom, Lisbon, 25-27 Nov. 2020, 25 November, Universidade Lusófona, Lisbon.
Martins, D., Morgado, L. (2020). Teaching Online: voices, roles and competencies in distance learning in pandemic times, 3rd WCCES Symposium – World Council of Comparative Education Societies:Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education:Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom, Lisbon, 25-27 Nov. 2020.
Paiva, A., Runa, A., Seco, C., Mendes, E., Pereira, H., Paz, J., Morgado, L., Vieira, M., Cardoso, P. (2020). “Suddenly we are all online”: Perceptions and Practices experienced by faculty and students during emergency teaching”. 11th EDEN Research Workshop, 21-23 October 2020, Lisbon.