Compreender as percepções dos alunos sobre as experiências académicas que tiveram na transição para o EAD;
Analisar as experiências dos professores e alunos do ensino superior, durante a transição digital para o EAD;
Identificar os fatores facilitadores e/ou bloqueadores da transição para EAD nas IES através das narrativas de professores e alunos;
Compreender as estratégias pedagógicas e de avaliação implementada nas atividades de aprendizagem online durante a crise pandémica;
Conceber e apoiar novas práticas e soluções educativas soluções educativas (cursos, formações, VCOP, OERs/MOOCs, redes, conferências,) para ultrapassar as dificuldades sentidas por professores e alunos;
Recolher e examinar as boas práticas educativas transformadoras implementadas no ensino superior e o seu impacto no período pós -pandémico para a adopção de EAD.
Objetivos Específicos
Conhecer as percepções e práticas sobre as situações de comunicação síncrona e assíncrona vividas durante as atividades online;
Analisar os processos de adaptação cognitiva, social e emocional, às atividades académicas online;
Analisar as estratégias de comunicação usadas nas atividades académicas online (relacional e emocional).
Identificar práticas de avaliação desenvolvidas nas atividades de aprendizagem online.
Conhecer as situações de interação com os conteúdos, entre pares e com o professor, criadas nas UC’s.
Identificar estados emocionais associados à vivência das atividades online.
Conhecer a avaliação da experiência académica vivida durante o período de emergência.