Helena Santos Silva é professora Associada do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), desde 2004 e investigadora integrada do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE). Os seus principais interesses de investigação e publicações estão relacionados com metodologias de ensino e aprendizagem e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na aprendizagem cooperativa, avaliação formativa, pensamento crítico e criativo e comunidades de prática.

Participou em vários eventos e/ou conferências nacionais e internacionais como membro da Comissão científica e organizadora, nomeadamente na comissão científica e organizadora do 2ª seminário Internacional sobre Pensamento Crítico e nas comissões científicas  da ATEE Winter Conference ‘Science and mathematics education in the 21st century, XVIII ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências III ISSE – Internaional Seminar of Science Education Educação e do XIX ENEC- Encontro Nacional de Educação em Ciências /IV ISSEInternational Seminal on Science Education: Transversalidades: Diálogos e Interações. É membro fundadora desde 2012 da comunidade multidisciplinar de partilha e de prática sobre pensamento crítico e criativo da UTAD (webPACT). Participou em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente nos projetos de Inovação Pedagógica “Pensamento Crítico em rede no Ensino Superior” financiado pela FCT e no projecto Europeu Erasmus + “Crithinkedu: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula” e no projeto internacional da OCDE-CERI “Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking Skills in Higher Education”.

É regularmente convidada para seminários doutorais na Universidade de Aveiro sobre pensamento crítico, na Universidade do Porto para Seminários de Mestrado sobre Aprendizagem Cooperativa e para conferências on.line em Universidades Brasileiras sobre Aprendizagem Cooperativa. Tem publicados em co-autoria 10 livros de Educação.  E é formadora de  educadores e professores dos vários níveis de escolaridade, incluindo o ensino superior, em especial no âmbito da Aprendizagem  Cooperativa, Avaliação formativa e  Pensamento Crítico e Criativo.

ORCID:  0000-0003-2855-9634

Ciência Vitae: 8218-784B-F01A