Projeto DIGITHUM

Número de registo: PTIN/UID4372-LE@D/012020

Data de início do projeto: 29 de março de 2020

Financiamento LE@D: Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/04372/2020

O projeto DIGITHUM é um grupo de investigação integrado no LE@D – Laboratório de Educação a Distância da Universidade Aberta –, na área 3 – Educação e problemáticas no pósdigital. Tem como principal objetivo desenvolver trabalhos de investigação no âmbito das Humanidades Digitais.

O grupo foi criado em 2020, em plena pandemia, e os investigadores e doutorandos que integram o DIGITHUM têm apresentado vários trabalhos, participado em congressos e conciliado a investigação com a atividade docente, justamente sobre Humanidades Digitais, em cursos de mestrado e de doutoramento na Universidade Aberta.

O DIGITHUM visa essencialmente promover iniciativas em Humanidades Digitais, tendo recentemente apresentado o projeto COMIDI (Comunicação e imagem digitais), que visa identificar as transformações que ocorrem na transição do digital para o pós-digital, privilegiando a comunicação e a imagem digitais

Privilegiando a comunicação e a imagem digitais, pretende-se uma reflexão em 4 linhas específicas: 

  • Livros interativos: contos, lendas, memórias (material e imaterial) 
  • Géneros digitais 
  • Património digital: reconstituição, artefactos digitais 
  • Inteligência artificial: paradigmas de interação digital ser humano – máquina

O grupo DIGITHUM Integra a CIPSH Chair on Digital Humanities in Education, que foi aprovada por The International Council for Philosophy and Human Sciences da UNESCO.

A cátedra resulta de uma parceria entre a NOVA FCSH, a Universidade Aberta e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para mais informações, consulte a secção respetiva.