• Alpalhão, M. S. “Ensino da Literatura. Prática e proveito” no I Congresso internacional de Humanidades – UAb. 6-7 de junho de 2023
  • Barros, Maria Filomena Lopes de; Rodrigues, Paulo Simões; Val-Flores, Gustavo – Évora 3D, IV International Forum on Management – Organizations in the Digital Age: challenges for sustainability (org. Universidade Aberta, Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Instituto Politécnico de Setúbal), 2020.
  • Câmara, Alexandra Gago da; Rodrigues, Paulo Simões; Val-Flores, Gustavo – O Património Digital enquanto Lugar da Memória. III Workshop FEST-DIGITAL. Dos años de fiesta digital: balances y perspectivas (Lisboa, Portugal, 21/04/2023).
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Paulo Simões Rodrigues – ThESEUS – Time  &Space City Museum: um museu virtual da cidade. ARQUEOLOGÍA, MUSEOS Y PROCESOS EDUCATIVOS,  XV CONFERENCIA INTERNACIONAL ANTROPOLOGÍA 2023, Havana, Novembro, 2023.
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Paulo Simões Rodrigues; Gustavo Val-Flores. “O Património digital enquanto lugar de memória: o Projeto Évora 3 D”. III Workshop Fest Digital. Dos anos de fiesta digital: balances e perspetivas, Centro Gallego de Lisboa, 21 de Abril de 2023.
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Session Chairperson: –  Session VI, Board Games Programing Colégio Almada Negreiros, FCSH,  15 de  Setembro de 2022.
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago, Murteira, Helena e Paulo Rodrigues. “ThESEUS: Towards a VirtualMuseum of the City”, HI TALKS – Heritage Innovation TALKS, Digital Technologies Applied to Monitoring, Studyand Valorization of Cultural Heritage, 27 de Outubro, Universidade de Évora, 2021.
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Helena Murteira e Paulo Rodrigues. “Lost Cities asmemoryscapes: reinventing the past through cyber‑archaeoloy”. Apresentado em Landscape ArchaeologyConference, LAC 2020 +1, Session 030 – Cyberarchaeoly, Remote, Sensing and Digital Landscapes – ChairMaurizio Forte, Madrid, 8‑11, June 2021. https://lac2020‑1.csic.es/wp‑content/uploads/2021/06/LAC2021‑PROGRAMA‑CIENTIFICO‑1.pdf
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, “Uma revisitação do antigo Terreiro do Paço em Lisboa”, Seminário Científico Imagines aqvam Flvminis” – Reconstrucciones virtuales de Castilla a Lisboa, Laborario deInnovación en Humanidades Digitales de la Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned) Madrid, 16 e 17 de Março de 2021. https://canal.uned.es/series/60000576b609231de927fd95
  • Cruz, R. O feedback e a autorregulação da aprendizagem: a inteligência artificial é boa mas o professor é melhor [Comunicação]. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI, Simpósio temático 9 – Géneros digitais: propostas didáticas para o ensino na aula de Língua Portuguesa (Área 9: Texto e discurso na formação de professores), em linha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil, 6 a 7 de dezembro de 2023.
  • Cruz, R. Aplicação de um exercício de leitura (L1) em formato eletrónico e em papel – estudo comparativo e a perceção dos alunos [Comunicação]. Comunicação apresentada no 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Avaliação digital no ensino de línguas (iTel 2023), em linha, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 6 e 7 de novembro de 2023.
  • Cruz, R. Representatividade de género e variedade cultural em manuais escolares da disciplina de Português – um estudo [Comunicação]. Comunicação apresentada na I Conferência Internacional Manuais Escolares: perspetivas históricas nacionais e globais, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 10 de novembro de 2023.
  • Cruz, R. O ChatGPT e práticas didáticas de escrita – oportunidade ou ameaça? [Comunicação]. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Humanidades UAb, Universidade Aberta, Lisboa, 6 de junho de 2023.
  • Cruz, R. O ChatGPT e a escrita na aula de Português [Comunicação]. Comunicação apresentada no TIC@Portugal’23 – XVII Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Portugal, 5 de julho de 2023.
  • Cruz, R. A desmaterialização das aprendizagens em Português [Comunicação]. Comunicação apresentada no LE@D MeetUp 23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, em linha, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 27 de maio de 2023.
  • Cruz, R. (2023). Dematerialization of assessment in Portuguese (L1) – State of affairs and didactic proposals [Comunicação]. Comunicação apresentada na European Distance and E-learning Network (EDEN) Annual Conference, Dublin City University, Dublin, Irlanda, 17 de junho de 2023.
  • Cruz, R. Students’ perceptions of the effectiveness of reading comprehension skills on a digital environment – an exploratory study with Portuguese high school students [Comunicação]. Comunicação apresentada na conferência Humanities Going Digital: Teaching, training & research experiences, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 3 de fevereiro de 2023.
  • Cruz, R. Consistency of uppercase and lower case writing – exploratory study in Portuguese high school students [Comunicação]. Comunicação apresentada no 12th typography meeeting: Matter of Type, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal, 3 de dezembro de 2022.
  • Dias, Isabel Maria Barros  O manuscrito medieval como um artefacto multimédia. Mesa-Redonda: Humanidades Digitais. I Congresso Internacional de Humanidades – Heranças e Desafios, Universidade Aberta, 6 e 7 de junho de 2023.
  • Elias, Vanda Maria. Palestra “Linguística Textual e ensino”.  III CONELP – Congresso Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (13, 14 e 15 de setembro de 2023).
  • Elias, Vanda Maria. Apresentação do trabalho “Texto, hipertextualização e produção de sentidos” na mesa-redonda Linguística Textual e ensino.  III Colóquio do GPLINT, 2023. 
  • Elias, Vanda Maria. Palestra “Ensino de português e novas tecnologias”. 3.º Ciclo de Palestras GEPLE, 2023. 
  • Elias, Vanda Maria. Conferência “Texto, ensino e desafios na contemporaneidade”.  Aula inaugural do POFLETRAS/UFTM, 2021.
  • Elias, Vanda Maria. Apresentação do trabalho “Sobre fakes e fatos: práticas de leitura e de significação em sala de aula”, na mesa-redonda: Linguística Textual e ensino na contemporaneidade: ideias e propostas. I Seminário Internacional de Estudos Sociodiscursivos e VI Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2020.
  • Elias, Vanda Elias. Conferência “Uma conversa sobre textos e textualidade”. PET Letras, UFAL, 2020.

  • Fernandes, Jessica Oliveira. Comentários On Line A Análise do Discurso Digital de Marie Anne Paveau. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). (2020).
  • Fernandes, J. O. A. (Im)Polidez Em Interações Virtuais Professor X Aluno: Um Projeto de Pesquisa. (Apresentação De Trabalho/Comunicação). (2019).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago da; Rodrigues, Paulo Simões – Lost Cities as memoryscapes: reinventing the past through cyber-archaeology. LAC2020+21 Landscape Archaeology Conference. CSIC – Spanish National Research Council, Universidad Publica de Navarra (on-line, 2021).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alezandra Gago da; Rodrigues, Paulo Simões – O Património digital: Perspetivas de investigação entre a prática e a crítica. Jornadas Internacionais da Idade Média, Painel Virtualization medieval towns: the e-heritage preservation, Instituto de História Medieval da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Câmara Municipal de Castelo de Vide (Castelo de Vide, Portugal, 2016).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago da – Lisbon 1755: revisiting the memory of a lost city, Seminário Internacional Património, Novas Tecnologias e Criatividade, CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora, DINÂMIA’CET – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal, 2013).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – Myth and Reason: Lisbon’s image before and after the 1755 earthquake, International Conference The Image of the City Transformed, 15th – 18th Century, Faculty of Design Sciences of the University of Antwerp, Artesis University College, MAS – Museum Aan de Stroom (Antwerp) (Antuérpia, Belgium, 2013).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – City and Spectacle: a vision of preearthquake Lisbon, In Art’13. 1st International Conference on Innovationin Art Research and Technology,Centro HERCULES – Herança Cultural, Estudos de Património e Salvaguarda (Évora, Portugal, 2013).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – City and Spectacle: a vision of pre-earthquake Lisbon, Virtual Palaces. Part II. Lost Palaces and their Afterlife. Virtual Reconstruction between Science and Media. European Science Foundation. Research Network. Programm Palatium (Munique, Germany, 2012).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – City and Spectacle: a vision of preearthquake Lisbon. Ciclo de Conferências Património, Multimédia e Sociedade de Informação, Euromarchs Network e CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal, 2012).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – Cidade e Espectáculo: recriar Lisboa nas Vésperas do Terramoto de 1755 – um projecto de investigação em curso, Colóquio Internacional O desenvolvimento dos Estudos do Século XVIII em Portugal. Percursos 1982-2012, Associação de Estudos do Século XVIII (Lisboa, Portugal, 2012).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – History and Virtuality: recreating preearthquake Lisbon, 11th International Conference on Urban History. Cities & Societies in Comparitive Perspective European Association for Urban History. (Prague, Czech Republic, 2012).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – A Cidade Virtual: um modelo de pesquisa, I Encontro de Património Azulejar Câmara Municipal de Lisboa (Lisboa, Portugal, 2011).
  • Murteira, Helena; Câmara, Alexandra Gago; Rodrigues, Paulo Simões – City and Spectacle: A vision of pre-earthquake Lisbon, Virtual Historic Cities: reinventing urban research, CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (Lisboa, Portugal, 2010).
  • Ninitas, M. “O e-mail de resposta: ethos e cortesia”, III Congresso Internacional EDUCARE+EDUCERE. Formação de Professores para o século XXI, São Paulo, dezembro de 2023 (comunicação).
  • Pires, A. P. 2 de novembro de 2023, apresentação de comunicação em co-autoria com Mara Castro Correia no Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas (que decorreu na Universidade de Évora entre os dias 2 e 3 de novembro de 2023), intitulada “Serious Escape Game: narrativas experienciais como via para a perceção e valorização do património cultural”.
  • Pires, A. P. 17 de outubro de 2022, apresentação de comunicação em co-autoria com Pedro Machado Santos, Sara Domènech, Àngela Nebot, Francisco Mugica, Anass Benali e Xènia Porta no 32nd Alzheimer Europe Conferece “Building Bridges” (que decorreu entre os dias 17 e 19 de outubro de 2022 em formato misto online e presencial em Bucareste, Roménia), intitulada “LONG-REMI: supporting reminiscence and access to intangible cultural heritage through artificial intelligence”. (https://www.alzheimer-europe.org/conferences/2022-bucharest/detailed-programme).
  • Pires, A. P. 15 de outubro de 2022, apresentação de comunicação em co-autoria com Mara Castro Correia no Congresso Internacional Camões@Harvard (que decorreu entre os dias 13 e 15 de outubro de 2022 em formato misto online e presencial na Universidade de Harvard), intitulada “Learning to enjoy reading The Ludiads:  using the Serious Escape Game for informal instruction in Camões’ works”. (https://camoes.fas.harvard.edu/schedule-bilingual).
  • Pires, A. P. 11 de outubro de 2022, apresentação de comunicação em co-autoria com Pedro Machado Santos, Sara Domènech, Àngela Nebot, Francisco Mugica, Anass Benali e Xènia Porta na 1ª Semana de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Mentais (que decorreu entre os dias 10 e 12 de outubro de 2022 em formato misto online e presencial em Pombal), intitulada “LONG-REMI: Usar Património Imaterial através de uma App como apoio em sessões de Terapia de Reminiscência”.
  • Pires, A. P. 10 de julho de 2021, apresentação de comunicação em Co-autoria com Mara Castro Correia no Encontro O Património Cultural e Imaterial no Alentejo e no Mundo (que decorreu nos dias 9 e 10 de julho no Centro UNESCO de Beja), intitulada “Na peugada de Pedro & Inês – um Escape Game Educativo”.
  • Pires, A. P. 18 de novembro de 2020, apresentação de comunicação em Co-autoria com Mara Castro Correia no 2º Encontro Memória para Todos: Comunidades e Sustentabilidade (que decorreu nos dias 18 e 19 de novembro na Fundação Mário Soares e Maria Barroso), intitulada “Na peugada de Pedro & Inês”.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da – ThESEUS – Time & Space City Museum: um museu virtual da cidade. XV Conferencia Internacional Antropologia 2023 (Havana, Cuba, 17/11/2023).
  • Rodrigues, Paulo Simões; Val-Flores, Gustavo; Schiavottiello, Nicola – Évora 3D – Processos, Decisões e Objetivos. III Encontro do NEHAUE – Núcleo de Estudantes de História e Arqueologia da Universidade de Évora, Universidade de Évora (08/05/2019).
  • Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da – An urban history turn: digital historic cities as digital facts. EAUH 2016, 13th Internacional Conference on Urban History Reinterpreting Cities. Session M38 – Digital Cities: a New Paradigm for Urban Historical Research, European Association of Urban History (Helsínquia, Finland, 2016).
  • Rodrigues, Paulo Simões – Through the Looking-Glass: Gaming Pre-Earthquake Lisbon, Posthuman Heritage and the Crisis of Humanities. Game-On 2016, CICS.NOVA e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa (Lisboa, Portugal, 2016).
  • Rodrigues, Paulo Simões – Cidades Virtuais e as novas fronteiras da Investigação em História, Ciência 2016, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação para a Ciência e Tecnologia (Lisboa, Portugal, 2016)
  • Rodrigues, Paulo Simões – Cidade e Espectáculo, VI Encontro Nacional dos Estudantes de História. História XXI: “Tecnologicar” o Passado Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal, 2011).
  • Seara, M. I. R.; Muniz-Lima, I. ; Fernandes, Jessica Oliveira. Mooc Ciberviolência nos Estudos da Linguagem: Diálogos Transatlânticos. (Apresentação De Trabalho/Comunicação). 2023.
  • Seara, M. I. R.; Fernandes, J. O. Um Perfil do Twitter como Estratégia Tecnodiscursiva de Ciberviolência Verbal. (Apresentação De Trabalho/Comunicação).
  • Seara, I. de R.; Silva, S. S. C. da. Os agradecimentos no discurso acadêmico: um estudo comparativo de dissertações e teses em português europeu e em português brasileiro. Encontro Nacional sobre Discurso Acadêmico 3 – ENDA 3, CELGA-ILTEC.
  • Seara, Isabel Roboredo. Micronarrativas digitais e potencialidades de exploração linguístico-discursiva e literária na aula de língua portuguesa. III Congresso Internacional EDUCARE + EDUCERE – Formação de professores para o século XXI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 5, 6 e 7 de dezembro de 2023.
  • Seara, Isabel Roboredo. Coordenação do Simpósio 9:  Géneros digitais: propostas didáticas para o ensino na aula de língua portuguesa. III Congresso Internacional EDUCARE + EDUCERE – Formação de professores para o século XXI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 5, 6 e 7 de dezembro de 2023.
  • Seara, Isabel Roboredo e Cabral, Ana Lúcia Tinoco. Today I feel… Tempestade de indignação nas redes sociais e crescendum de violência verbal. The 14th Symposium on Politeness (SymPol 2023)(Im)Politeness studies: new frontiers, synergies and perspectives.  Universidade da Madeira, 3 a 5 de julho de 2023.
  • Seara, Isabel Roboredo. Os géneros discursivos autobiográficos: cartografia na era digital. Mesa-Redonda: Humanidades Digitais. I Congresso Internacional de Humanidades – Heranças e Desafios, Universidade Aberta, 6 e 7 de junho de 2023.
  • Seara, Isabel Roboredo; Barros, Dias Isabel Maria de; Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da; DIGITHUM: percursos e reconfigurações. MEET -UP 23- 2.º I Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Lisboa, Universidade Aberta, 26 e 27 de maio de 2023.
  • Seara Isabel Roboredo e Soares, Doris de Almeida (Escola Naval e Universidade Federal do Rio de Janeiro). Coordenação do Simpósio 4. Práticas de Escrita: metamorfoses do tradicional ao digital.Reflexões para o ensino de línguas (materna ou estrangeiras) . II SEMINÁRIO GEPEDTEC/UNIFESP, São Paulo, 22 de julho de 2023.
  • Seara, I. Relevância dos ambientes de e-learning nos projetos universitários. Contributos para a internacionalização. II Congresso Internacional EDUCARE + EDUCERE, Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, 16 a 18 de novembro de 2022.
  • Seara, Isabel Roboredo; Barros Dias Isabel Maria de; Relvas, Maria de Jesus Crespo Candeias Velez; Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da; Oliveira Susana Magalhães de. “DIGITHUM- “Digital Humanities: primeiros passos”, no I Encontro de Investigadores do LE@D – Investigação e Inovação- MEET -UP 22, Lisboa, Universidade Aberta, 18 e 19 de março de 2022. 
  • Seara, Isabel Roboredo. Construção do ethos, esquemas argumentativos e violência verbal“. Conferência Entre Textos, Diálogos transatlânticos em Linguística do Texto e do Discurso, online, 30 de março de 2022.
  • Seara, Isabel Roboredo. A construção dos ethè no Instagram: do individual ao coletivo. Troca de galhardetes na arena verbal. I SiiAD Seminário Interinstitucional e Internacional em Análise do Discurso,Universidade Federal do Maranhão 5 a 8 de abril de 2022, online.
  • Seara, Isabel Roboredo “Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de ‘influenciadoras’ na rede social Instagram” Nonas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso e do Quarto Congresso Internacional de Estudos do Discurso (JADIS IX & IV CIED), Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 12, 13 e 14 de outubro de 2022.
  • Seara, Isabel Roboredo. “Relevância dos ambientes de e-learning nos projetos universitários. Contributos para a internacionalização“ no II Congresso Internacional EDUCARE + EDUCERE – Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, 16 a 18 de novembro de 2022
  • Seara, Isabel Roboredo. Alterações das formas atuais na comunicação em e-learning. Invited talk presented at I Seminário Virtual Internacional Comunicação Visual em Tempos de Pandemia, Universidade Federal da Baía, 2 de julho de 2021, Brasil. 
  • Seara, Isabel Roboredo. Cortesia em práticas discursivo-textuais na Internet. Comunicação por convite na UNIFESP, 29 de abril de 2021, Brasil.
  • Seara, Isabel Roboredo. Discursos panfletários: da polémica verbal à violência fuzilante em redes sociais digitais. Round-table with Professor Maria Cármen Aires Gomes (UFV) no XII Encontro Pós-Graduandos em Estudos Discursivos, Universidade São Paulo, 7 de outubro de 2021, Brasil. 
  • Seara, Isabel Roboredo. Nós nas redes (re)pensar o discurso digital. Round-table with Professor Wander Emediato (Universidade Federal de Minas Geras) and Professor Micheline Tomazi (Universidade Federal do Espírito Santo) within the IX Colóquio ALED Brasil / IV Encontro do GEDIM, 6 de julho de 2021, Brasil. 
  • Seara, Isabel Roboredo. Discursos panfletários: da polémica verbal à violência fuzilante em redes sociais digitais. XII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos (EPED-USP), 7 de outubro de 2021, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Seara, Isabel Roboredo; Santos, Leonor Werneck dos. Mooc in Portuguesa Language Teaching: a Portugal-Brazil Research Project. Fourth International Conference Moocs, Language Learning and Mobility, 9-10 de april de 2021, Open University, Université Grenoble Alpes and Federatione Naziionale Inseganti, Itália, Nápoles, Vide: https://epale.ec.europa.eu/en/content/international-conference-moocs-language-learning-and-mobility-call-abstracts
  • Seara, Isabel Roboredo. Desafios do e-learning: da interação à construção de comunidades. Experiência da Universidade Aberta, Portugal. Conferência de encerramento do I Seminário Virtual Internacional Comunicação Visual em tempos de pandemia (http://www.youtube.com/c/EduCANAL) (2020).
  • Seara, I. R. Textos fragmentários. Potencialidades didáticas para o ensino do português, Escola Superior de Educação de Coimbra, 5 de fevereiro de 2020.
  • Seara, Isabel Roboredo. Da (im)polidez/ (des)cortesia à agressividade/ violência verbal:  a conflitualidade emergente em ambiente digital na mesa-redonda ABRALIN ao VIVO Agressividade e Violência nas Interações Verbais. Da insinuação à frontalidade. (Vide: https://aovivo.abralin.org/lives/da-impolidez-descortesia-a-agressividade-violencia-verbal/) (2020).
  • Seara, I. R. Organização e coordenação (com Ana Lúcia Tinoco Cabral e Rodrigo Albuquerque ) da mesa-redonda, ABRALIN AO VIVO “Agressividade e Violência nas Interações Verbais. Da insinuação à frontalidade” (Vide: https://aovivo.abralin.org/lives/da-impolidez-descortesia-a-agressividade-violencia-verbal/), 2 de julho de 2020.
  • Serra, R. Comunicação oral: “A Semiótica e as TDIC na formação de Professores fe Línguas”, de autoria de Josemeire Caetano da Silva e Roseli Wanderley de Araújo Serra. Apresentado no grupo de trabalho Resumo / GT 22 – Tecnologias digitais, discurso e formação de professor, durante o VIII SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários – realizado no formato on-line, nos dias 03,04,05 e 06 de Maio de 2022, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), perfazendo um total de 40 (quarenta) horas.
  • Serra, R. Comunicação oral: “O Uso das TDIC e o contexto pandêmico na formação de professores: A Sala de Aula sem Papel”, de autoria de Josemeire Caetano da Silva e Roseli Wanderley de Araújo Serra. Apresentado no grupo de trabalho Resumo / GT 22 – Tecnologias digitais, discurso e formação de professor, durante o VIII SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários – realizado no formato on-line, nos dias 03,04,05 e 06 de Maio de 2022, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), perfazendo um total de 40 (quarenta) horas.
  • Serra, R. Comunicação oral: The role of gamified assessment in the learning of English language students in Higher Education: an interactive gamification solution for a formative assessment system. 2022. In TROIKA X- PERIENCE (Congresso).Classificação do evento: Internacional. Referências adicionais: Brasil. Forma de participação: Participante.
  • Serra, R. Comunicação oral: Avaliação gamificada de língua inglesa no ensino superior: uma abordagem a partir da Arquitetônica bakhtiniana. In: XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2022, Recife. Classificação do evento: Internacional; Forma de participação: Participante.
  • Serra, R. Comunicação oral: Produção textual em meio digital: fics reescritas com base nas categorias de análise da Arquitetônica bakhtiniana. In: XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2022, Recife. Classificação do evento: Internacional. Forma de participação: Participante.
  • Serra, R. Comunicação oral: Tik Tok: Inovação e Tecnologia em Aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica. 2022. In VIII Simpósio Mundial de Língua Portuguesa SIMELP. (Simpósio). Referências adicionais: Brasil; Tipo de participação: Apresentação Oral. Forma de participação: Participante. Classificação do evento: Internacional
  • Serra, R. Comunicação oral: Memórias Sentimentais de João Miramar de Oswald de Andrade: Uma proposta de Letramento Literário em Meio Digital. 2022. In VIII 2
  • Serra, R. Simpósio Mundial de Língua Portuguesa SIMELP. (Simpósio). Referências adicionais: Brasil; Tipo de participação: Apresentação oral. Forma de participação: Participante. Classificação do evento: Internacional
  • Serra, R. Comunicação oral: Multiletramentos e TDIC em Contexto de Ensino de LP na Educação Básica. In XI SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2022. (Seminário). Referências adicionais: Brasil; Tipo de participação: Apresentação oral. Forma de participação: Participante. Tipo de participação: Apresentação Oral. Referências adicionais: Brasil. Classificação do evento: Internacional
  • Serra, R. Comunicação oral: Novos Meios de Produção de Sentido em Contexto de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. XI SIGET Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2022. (Simpósio). Referências adicionais: Brasil; Tipo de participação: Apresentação oral. Forma de participação: Participante. Classificação do evento: Internacional
  • Serra, R. Comunicação oral: Aprendizagem e colaboração: o uso das TDIC na formação de professores no contexto pandêmico. 2022. In 13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada da ALAB (Congresso). Referências adicionais: Brasil. Tipo de participação: Apresentação oral. Forma de participação: Participante. Classificação do evento: Nacional
  • Serra, R. Comunicação oral: Recriando a produção textual no contexto pandêmico: Reescrita de Fics a a partir das interações em um grupo de Whatsapp. 2022. In 13.º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada da ALAB (Congresso). Referências adicionais: Brasil. Tipo de participação: Apresentação Oral. Forma de participação: Participante. Classificação do evento: Nacional
  • Serra, R. Comunicação oral: Textos Ficcionais e Whatsapp para a Formação de Professores no Ensino da Produção Textual in XVIII Congresso Internacional de Formação de Professores. Evento híbrido, realizado pela Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Secretaria de Estado da Educação da Bahia, na cidade de Salvador/BA, no período de 16/11/2022 à 18/11/2022. 2022. (Congresso). Classificação do evento: Internacional Tipo de participação: Apresentação Oral. Referências adicionais: Brasil. Forma de participação: Participante.
  • Serra, R.; Caiado, R. V. R. ; Silva, J. A. ; Moreira, A. . Produção Textual colaborativa na escola e na academia: Fics e Google Docs. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • Serra, R.; Caiado, R. V. R. ; Caetano, J. . O poder da imagem e a imagem em movimento no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • Caetano, J. ; Caiado, R. V. R. ; Serra, R. . Influência das interações de um grupo de WhatsApp nas postagens das Fics. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
  • Serra, R. W. A.; . Palestra: Letramento digital e formação do professor . 2022. (Palestra). Referências adicionais: Brasil – Português; Local:UNICAP; Cidade:Recife; Evento:disciplina Multiletramentos na escola – 6o e 8o períodos do curso de Letras; Inst. promotora/financiadora:UNICAP.
  • Serra, R. W. A.; . Palestra: Storytelling Digital. 2022.. Referências adicionais: Brasil – Português; Local:UNICAP; Cidade: Recife; Evento:Disciplina de Graduação: Multiletramentos na Escola 6o e 8o períodos do curso de Letras; Inst. promotora/financiadora:UNICAP.
  • Serra, R. W. A.; A Avaliação Formativa Digital: professor e aluno de mãos dadas na aprendizagem. Palestra: – – in KIdeias ideias incríveis sobre avaliação da aprendizagem e uso de recursos promovida pela KanttumProf em 20 de outubro de 2022 link da apresentação https://www.youtube.com/watch?v=HolE3cNVcJY&t=2173s
  • Sousa, Maria Daniela Pereira de e Seara, Isabel Roboredo. (2022) “Cenários de produção artística: fios condutores para a produção de narrativas orais e escritas” V Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, Universidade de Aveiro, 4 a 6 de maio de 2022.
  • Viola, Isabel Gonçalves. A figura da preterição: uma astúcia do discurso político. GRATO 2021 – 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto. Grupo Gramática & Texto – CLUNL, Portugal.