Professora Adjunta no Departamento de Letras Vernáculas e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Foi professora e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFS (2016-2021). Graduada em Letras Português/ Espanhol pela Universidade de São Paulo – USP (2001-2004). Mestre e Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP. Estágio doutoral no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa – UL (02/2010 a 08/2010), sob orientação do Prof. Doutor Ivo José Castro. Pós-Doutorado em Estudos de Língua Portuguesa na Universidade Aberta de Portugal, sob supervisão da Profa. Doutora Isabel Roboredo Seara. É sócia do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste – GELNE, da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – ANCIB e da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE. Está como vice-coordenadora do GT de Crítica Textual da ANPOLL (2023-2025). É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. É Académica efetiva da Academia de Letras de Aracaju -ALA, ocupando a cadeira n 08. Foi sub-chefe do Departamento de Letras Vernáculas (2020-2022). Atualmente, está como Coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS (2021-2025). É membro da Cátedra Marquês de Pombal. É líder do Grupo de Estudos Filológicos em Sergipe – GEFES/CNPq. Tem trabalhos publicados nas áreas de Filologia, Crítica Textual, História da Língua Portuguesa, Linguística Histórica, Plágio, Autoria Científica e Plágio Académico, Letramento Académico, História Sociocultural da Escrita, Práticas Sociais de Leitura e Escrita, Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa, Letramentos e Multiletramentos.

Universidade Federal de Sergipe – UFS
Departamento de Letras Vernáculas – DLEV
Coordenadora de Pesquisa – COPES/POSGRAP
Programa de Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI
Líder do Grupo de Estudos Filológicos em Sergipe – GEFES/CNPq


Projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa A – Grupos Emergentes (UNIVERSAL) – Área: Linguística Aplicada

Título: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE LIVRO DIGITAL INTERATIVO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SERGIPE

Palavras-chave: Ensino Médio; Multiletramentos; Educação Básica; Professores; Livro Digital; Formação Continuada

Resumo: A pedagogia dos multiletramentos surge diante das novas formas de comunicação na sociedade contemporânea, que transformaram a maneira como lemos, escrevemos e acessamos informações. Seu propósito é integrar os letramentos tradicionais às práticas de letramentos críticos e colaborativos, possibilitando aos cidadãos uma participação social plena e igualitária e fortalecendo, assim, a democracia, a cidadania e a equidade social. A qualidade da informação e uma educação que fomente a visão crítica e questionadora do mundo são pilares essenciais para o desenvolvimento dos jovens e para a concretização do projeto de educação de qualidade proposto pelo ODS 4 da ONU. Para explorar esse cenário desafiador, o questionamento central deste projeto é como as novas tecnologias digitais de informação e comunicação, em conjunto com as múltiplas linguagens presentes nos textos e a diversidade cultural podem transformar a formação e prática dos professores da educação básica, capacitando-os efetivamente para adotar práticas multiletradas e promover uma educação mais inclusiva, engajadora e relevante para os estudantes no contexto da sociedade contemporânea. Deste modo, esta proposta busca atuar no contexto do Ensino Médio da rede pública de Sergipe, explorando os multiletramentos por meio da integração de diferentes áreas do conhecimento. A metodologia escolhida segue uma abordagem qualitativa, por meio de procedimentos de pesquisa exploratória, de intervenção e colaborativa, envolvendo os professores em todas as etapas do processo. Inspirada nas práticas de desenvolvimento de Tecnologias Sociais educativas, essa metodologia visa proporcionar soluções de apoio ao trabalho docente. Este projeto se mostra inovador ao aliar teoria e prática, aprofundando o entendimento sobre os multiletramentos e suas aplicações, enquanto desenvolve um recurso educacional alinhado aos pressupostos da BNCC e do Currículo de Sergipe, e que responde diretamente às necessidades e desafios docentes.