Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo, desde 2017. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (UNIFESP/CNPq). É membro do Grupo de Trabalho “Linguística do Texto e Análise da Conversação”, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É vice-coordenadora da Comissão de Linguística Textual da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É membro dos grupos de pesquisa “Texto, escrita e leitura” (PUCSP/CNPq) e “Protexto” (UFC/CNPq). Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014. É doutorada em Língua Portuguesa e desenvolve pesquisas relacionadas à produção escrita, leitura, textos em contextos digitais e hipertextos, situadas teoricamente no campo da Linguística Textual. É coautora das obras “Ler e compreender: os sentidos do texto”; “Ler e escrever: estratégias de produção textual”; “Escrever e argumentar”. Foi coordenadora da coleção Linguagem &Ensino (Ed. Contexto).
ORCID ID: 0000-0003-0279-5532
LATTES: http://lattes.cnpq.br/5556032934598086
Projetos
- Hipertextualidade e coerência em práticas interacionais online: perspectivas para o ensino de língua portuguesa (2017- Atual)
Descrição: O projeto tem como objetivo central estudar, em textos produzidos em ambiente de rede, aspectos relacionados à produção de sentidos tais como contexto, tema e progressão temática; referenciação; modelos de configuração textual; multimodalidade, suporte e suas implicações no modo de escrita e leitura, e no modo de interação. Partindo-se de estudos do texto e do hipertexto de base sociocognitiva e interacional, pretende-se, ainda, analisar como esses estudos podem ser aplicados ao estudo da coerência hipertextual e sob que condições, considerando a peculiaridade do objeto de investigação, bem como indicar contribuições para o ensino no que diz respeito ao uso da língua e modo de escrita e leitura em contextos propiciados por inovações tecnológicas. O projeto encontra-se em andamento e tem envolvido estudantes de graduação e de pós-graduação.
- Escrita e leitura na cultura digital: perspectivas para a pesquisa e para o ensino (2010-2014)
Descrição: O projeto, vinculado à linha de pesquisa “Leitura, escrita e ensino de Língua Portuguesa”, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUCSP, tinha como foco o estudo da escrita e da leitura, levando-se em conta aspectos de contextualização, (re)constituição de gêneros textuais, intergenerecidade, imbricação oralidade/ escrita, imbricação verbal/não verbal, estratégias de textualização. Situado predominantemente no campo da Linguística do Texto, o projeto objetivava contribuir para a teorização de aspectos alusivos às práticas de leitura e escrita em tempos de cultura digital, bem como para o ensino de língua portuguesa em diferentes modalidades e níveis de ensino. O projeto envolveu dois estudantes do curso de pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa; quatro mestrandos e uma doutoranda do curso de Pós-graduação stricto Sensu em Língua Portuguesa da PUCSP.