Eventos

  • Evento 1
    MEET – UP 22 – I Encontro de Investigadores do LE@D – Investigação e Inovação, Lisboa, Universidade Aberta, 18 e 19 de março de 2022.

    Título: Digital Humanities: primeiros passos

    Autores:
    Isabel Roboredo Seara; Isabel Maria de Barros Dias; Maria de Jesus Crespo Candeias Velez Relvas; Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara; Susana Magalhães de Oliveira.

    Resumo:
    O projeto DIGITHUM visa refletir sobre a aquisição de competências que permitem o uso, o tratamento, a produção, a preservação e a difusão de conhecimentos humanísticos em ambientes digitais.
    É igualmente objeto de reflexão o impacto das tecnologias digitais na sociedade, procurando-se evidenciar o impacto e a relevância do meio digital, assim como as consequentes alterações no âmbito da escrita e da leitura em ambiente digital, abrangendo domínios diversificados (Literatura; História; Cultura; Arte; Linguística).

  • Evento 2
    Coorganização II Congresso Internacional EDUCARE+ EDUCERE- Formação de Professores para o Século XXI, Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, 16 a 18 de novembro de 2022

    Apresentação de comunicações:
    “Relevância dos ambientes de e-learning nos projetos universitários. Contributos para a internacionalização” (Isabel Roboredo Seara)

  • Evento 3
    Coorganização do III Congresso Internacional EDUCARE+ EDUCERE: Formação de Professores para o Século XXI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 5 a 7 de dezembro de 2023.
    Coordenação do simpósio intitulado:
    ST9 – Gêneros digitais: propostas didáticas para o ensino na aula de Língua Portuguesa (Isabel Roboredo Seara)

  • Evento 4
    Curso de formação – MOOC
    AULAbERTA – Ciberviolência nos estudos da Linguagem
    Inscrições AQUI

    A Universidade Aberta disponibiliza, em acesso aberto, e de forma inteiramente gratuita, temas e recursos para uma experiência de aprendizagem online. 

    No dia 4 de setembro de 2023 teve início um MOOC (Massive Online Open Course) sobre Ciberviolência nos Estudos da Linguagem.

    Duração:  
    5 semanas – 4 de setembro a 6 de outubro de 2023. 1 ECTS, equivalente a 26 horas de trabalho.

    O curso foi concebido e lecionado pela Professora Doutora Isabel Roboredo Seara, da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal; Professora Doutora Isabel Muniz-Lima, da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, e pela Mestre Jessica Fernandes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Conta com o apoio de vários grupos de pesquisa, centros de investigação, bem como de universidades de referência.

    Este MOOC visa refletir sobre a ciberviolência a partir de uma perspectiva discursivo-textual, em diálogo com a Linguística Textual, a Análise do Discurso Digital, a Pragmática Linguística, ensaiando identificar aspetos discursivo-textuais na construção de interações violentas em contexto digital e, ainda, refletir sobre as diferentes possibilidades de minimizar, evitar e combater a ciberviolência. 

    O curso teve o apoio do LE@D e do grupo DIGITHUM e contou com parceria das seguintes universidades, centros e grupos de investigação: Universidade Aberta, Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, nomeadamente do grupo Gramática & Texto; LE@D; Universidade de Brasília; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal de Alagoas, Grupo PROTEXTO e Grupo DisVIO.

    Disponível em:

    https://aulaberta.uab.pt/course/view.php?id=96

  • Evento 5
    MEET – UP 2023 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência

    Apresentação do DIGITHUM: discursos e reconfigurações
    (PTIN/UID4372-LE@D/012020)

    Participação do grupo DIGITHUM

    Título:
    DIGITHUM: discursos e reconfigurações. Projeto de investigação interdisciplinar
    Autores:
    Isabel Roboredo Seara, Isabel Maria de Barros Dias e Maria Alexandra Gago da Câmara

    Resumo:
    As Humanidades Digitais, ao privilegiarem a interdisciplinaridade, nomeadamente entre as ciências humanas e sociais e as áreas informáticas e tecnológicas, ultrapassando as fronteiras entre as disciplinas, e convocando a mobilidade de conceitos e metodologias epistemológicas, concorrem, na atualidade, para a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos. Neste âmbito, é enfatizado um conjunto de práticas convergentes que produzem impacto quer nas obras literárias, quer na escrita e na leitura, quer, ainda, na produção de artefactos que anteriormente estavam confinados às ciências humanas e sociais, promovendo, assim, a disseminação do conhecimento. (Luhmann & Burghardt, 2022). O impacto do advento tecnológico nas Humanidades conduziu ao desenvolvimento de ferramentas que alteraram a produção de material nestas ciências, modificando de forma irreversível os seus métodos e facilitando os processos criativos (Phillips et al., 2019).
    Esta apresentação visa apresentar o projeto DIGITHUM: discursos e reconfigurações a fim de colher ideias que possam ajudar a identificar as transformações que ocorrem na transição do digital para o pós-digital, privilegiando a comunicação e a imagem digitais. Pretende-se, assim, dar conta da reflexão que foi recentemente encetada sobre património Digital (material e imaterial), nomeadamente sobre artefactos digitais e géneros discursivos digitais.