• Albuquerque, Rodrigo; Seara, Isabel Roboredo; Santos, Leonor Werneck e Tomazi Micheline Mattedi  (2021)  Argumentação e impolidez: o post nas instâncias da interação.   Revista (Con)Textos Linguísticos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo,  Linguística de Texto e Análise da Conversação: abordagens metodológicas. Vitória, v. 15, nº 31, pp. 66-84.   e-ISSN 1982-291X  | ISSN 2317-3475. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/issue/view/1358
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, e Gustavo Vale‑Flores. “Évora 3D. Da descrição histórica àsimulação virtual: o salão de madeira das festividades do casamento do Infante D. Afonso com a infanta D. Leonor de Castela em Évora em 1490” . In. Efímero y Virtual. Rescates Digitales de Artefactos Provisionales ( Ed. Victoria Soto Caba, Mercedes Lopez), Jaen, (Artes e Humanidades. Estudos de Arte, 8 ISBN 978-84-9159-471-0, 2022, 171-189,   http://hdl.handle.net/10400.2/13224
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Session Chairperson: –  Session VI, Board Games Programing Colégio Almada Negreiros, FCSH,  15 de  Setembro de 2022
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Victoria Soto Caba, e Isabel Solis Alcodia. “Recreando un pabellón efímero: el intercambio de princesas sobre el río Caya”, proposta [Mesa 4: Relaciones artísticas. España y Portugalen un contexto global] Atas do XXIII Congreso Nacional de Historia del Arte: Universitas. Las artes ante el tiempo. Universidad de Salamanca, 2021, pp. 1326‑1341. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/13241
  • Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da, Helena Murteira e Paulo Simões Rodrigues. “Virtual Cities as Memoryscapes: The Case of Lisbon”. In Digital Cities in Between History and Archaeology, ed. Maurizio Forte e Helena Murteira, 236‑259. Oxford: Oxford University Press, 2020. (ISBN: 9780190498900).http://hdl.handle.net/10400.2/9182
  • Cavalcante, M. M. ; Carvalho, A. P. L. ; Silva, A. A. ; Duarte, A. L. M. ; Pinheiro, C. E. S. ; Muniz-Lima, I. ; Fernandes, J. O. ; Barros, J. M. ; Soares, M. S. ; Faria, M. G. S. ; Brito, M. A. P. ; Martins, M. A. ; Macedo, P. S. A. ; Oliveira, R. L. ; Pinto, R. ; Cortez, S. L. ; Custodio Filho, V. (2020). Linguística Textual E Argumentação. 1. Ed. Campinas: Pontes Editores, 200p.
  • Dias, Isabel Barros; Daniel Melaré e Isabel Roboredo Seara (2020). “Projeto Acessibilidades: a Inclusão na Universidade Aberta de Portugal”, Práticas Inclusivas na Escola. Eliana Lúcia Ferreira;  Eliamar Godoi; Flávio Takakura (coord. e eds)  Editora NGIME/Universidade Federal de Juiz de Fora, pp. 17-32. ISBN 978-85-67380-64-3
  • Domènech, Sara; Santos, Pedro M.; Porta, Xènia; Albino-Pires, Natália; Benali, Anass; Nebot, Oriol; Mugica, Francisco; & Nebot, Àngela. (2023) “Programa de reminiscencia apoyado en inteligencia artificial y basado en el patrimonio cultural inmaterial dirigido a personas mayores: un estudio piloto”. Revista Española de Geriatría y Gerontología, nº 58(2), pp. 89-95 DOI: https://doi.org/10.1016/j.regg.2023.01.006
  • Dominguez, M. G. A. A pós-verdade como paradigma argumentativo. LINHA D’AGUA, v. 36, p. 124-137, 2023.
  • Dominguez, M. G. A. DISCURSO POPULISTA COMO RESISTÊNCIA? análise de uma campanha política nas redes sociais. In: Maria Aldina Marques; Sérgio Guimarães de Sousa; José Teixeira; Maria da Conceição Varela Rui Ramos; Isabel Roboredo Seara; Micaela Aguiar. (Org.). Populismo(s) e suas linguagens: textos selecionados. 1ed.Ribeirão: Edições Humus, 2022, v. 1, p. 109-126.
  • Dominguez, M. G. A. #Hashtags: reflexões textual-discursivas. In: Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; Claudio Manoel de Carvalho Correia. (Org.). Contribuições da Semiótica ao ensino de português no mundo. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2021, v. 1, p. 682-695.
  • Dominguez, M. G. A. #Resitência: a constituição de discursos contra-hegemônicos. In: Lucia Helena Martins Gouvêa; Maria Aparecida Lino Pauliukonis. (Org.). Estudos do Discurso: 25 anos CIAD-Rio. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 1, p. 606-629
  • Elias, Vanda Maria. (2023) O descritivo em produções hipertextuais: funcionalidades e sentidos. In: Elias, Vanda Maria; Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Aguiar, Andrea Pisan Soares (orgs.).  O descritivo e outros temas: uma homenagem a Sueli Cristina Marquesi. Campinas, SP: Pontes Editores.
  • Elias, Vanda Maria. (2023) O gênero digital webstory em sala de aula: contribuições de estudos do texto para práticas de leitura e de construção de sentidos. In: Jales, Adriana Morais; Lima, Edmar Peixoto. Discursos, Gêneros e Estilo: confluências teórico-metodológicas no estudo do texto. Mossoró/RN: UERN.
  • Elias, Vanda Maria. (2022) Textos em rede e argumentação: o caso dos memes. In: Seara, Isabel Roboredo; MARQUESI, Sueli Cristina; Ferreira, Luiz Antônio (orgs.). Desafios em Língua Portuguesa: do olhar da Linguística Textual à perspectiva retórico-argumentativa.Lisboa: Universidade Aberta.
  • Elias, Vanda Maria da Silva; Coelho, Fábio André Cardoso; Capistrano JR., Rivaldo. (2020) Argumentação em produções hipertextuais: conexões e sentidos. In: Oliveira, Esther Gomes; Cordeiro, Isabel Cristina; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Silva, Suzete (orgs.). Discurso e argumentação: tecendo os efeitos de sentido. Campinas: Pontes.
  • Elias, Vanda Maria da Silva. (2020) Produção hipertextual e sentidos em jogo: perspectivas teóricas e práticas. In: RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; Lima, Maria da Penha Brandim (orgs.). Ação reflexiva no ensino de português. Montes Claros: Editora Unimontes.
  • Fernandes, J. O.; Almeida, E. C. ; Cavalcante, M. M. (2022). Intertextualidade como estratégia de impolidez em textos verbo-imagéticos. LETRAS EM REVISTA, v. 13, p. 28-43.
  • Fernandes, J. O.; Cavalcante, M. M. (2022). A descortesia como estratégia argumentativa em interações virtuais polêmicas. INVESTIGAÇÕES (ONLINE), v. 33, p. 45-69.
  • Fernandes, J. O.; Cavalcante, M. M. ; Brito, M. A. P. ; Ciulla, A. ; Silva, A. A. ; Duarte, A. L. M. ; Catelao, E. M. ; Silva, F. O.; Muniz-Lima, I. ; Matos, J. G. ; Sa, K. B. ; Soares, M. S. ; Faria, M. G. S. ; Martins, M. A. ; Macedo, P. S. A. ; Oliveira, R. L. ; Santos, S. A. ; Cortez, S. L. ; Custodio Filho, V. (2022). Linguística Textual: Conceitos E Aplicações. 1. Ed. Campinas: Pontes Editores, V. 1.
  • Lima, Isabel Muniz ; Fernandes, Jéssica (2023). Interatividade e parâmetros tecnodiscursivo em práticas textuais impolidas no contexto do futebol feminino. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 17, p. 249-267.
  • Nebot, Àngela; Domènech, Sara; Albino-Pires, Natália; Mugica, Francisco; Benali, Anass; Porta, Xènia; Nebot, Oriol & Santos, Pedro M. (2022). “LONG-REMI: an AI-Based Technological Application to Promote Healthy Mental Longevity Grounded in Reminiscence Therapy”. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19 (10), 5997, pp. [1-15], https://doi.org/10.3390/ijerph19105997
  • Pereira, Cássia Mariane Lima.; Elias, Vanda Maria da Silva. (2022) Multimodalidade e Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Revista Diadorim, v.24 n.2.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Maria Alexandra Trindade Gago da; Murteira, Helena. (2020) “Virtual Cities as Memoryscapes: The Case of Lisbon”. In Digital Cities: Between History and Archaeology., edited by Forte, Maurizio; Murteira, Helena, 236-258. Oxford, United Kingdom: Oxford University Press.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Vale-Flores, Gustavo; Sarmento, Ricardo. (2019) “Da historiografia à recriação: o caso da(s) Freiria(s) de Évora à entrada do século XVI”. In Antologia de Ensaios – Laboratório Colaborativo: Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. V Seminário de Investigação, Ensino e Difusão, ed. André, Paula; Rodrigues, Paulo Simões; Alves, Margarida Brito; Cruzeiro, Cristina Pratas; Costa, Miguel Reimão; Mestre, Nieves; Martín Blas, Sergio, 17-42. Lisboa, Portugal: DINÂMIA’CET-IUL.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da; Murteira, Maria Helena; Sequeira, Luis. (2017) “Lost Cities as a Virtual Experience: The exemple of preearthquake Lisbon”. In Memories of a City, 57-88. Gothenburg, Sweden: University of Gothenburg.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Gustavo Val-Flores; Schiavo. (2017) “Évora 3D – Processos, Decisões e Objectivos.”. In Antologia de Textos. Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património e artes. II Seminário de investigação, ensino e difusão, ed. André, Paula; Rodrigues, Paulo Simões; Barata, Ana, 28-46. Lisboa, Portugal: DINÂMIA’CET-IUL.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da; Murteira, Maria Helena. (2016) “City & Spectacle: A Vision of Lisbon Before the 1755 Great Earthquake”. In Virtual Palaces, Part II. Lost Palaces and their Afterlife Virtual Reconstruction between Science and Media, 245-266. Munchen, Germany: Palatium.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Murteira, Maria Helena. (2016) “Lost Cities in the Digital Era: The Case of Pre-Earthquake Lisbon”. In Space and Time Visualization, 151-171. Cham, Switzerland: Springer International Publishing.
  • Rodrigues, Paulo Simões; Câmara, Alexandra Gago da; Murteira, Maria Helena. (2016). “A cidade virtual: um modelo de pesquisa”. In Contributos para o estudo e salvaguarda do azulejo de Lisboa, 65-79. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa.
  • Santos, Leonor Werneck; Cariello, Beatriz Abi Haya; Seara, Isabel Roboredo. (2022) Ensino de Língua Portuguesa: língua materna, estrangeira e de herança – entrevistas com Vanda Maria Elias, Luís Gonçalves e Cristina Flores. Revista Diadorim, v.24 n.2.
  • Seara, I. de R. & Silva, S. S. C. da. MOOC Elabores – resumo científico/académico em contexto universitário: elaboração e aperfeiçoamento da escrita académica. In Sueli Marquesi (Org.). Texto e metodologias ativas: interfaces na pesquisa e no ensino. Pontes Editores. ISBN: 9788521703846
  • Seara, Isabel Roboredo (2022).  Ligações vertiginosas: violência verbal em ‘comentários’ nas redes sociais”, Calidoscópio, volume 19, 2022, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, nº. 3, pp.385-397.
    Indexação: SCOPUS
  • Seara, Isabel Roboredo & Santos, Leonor Werneck  (2021) Mooc in Portuguese Language Teaching: a Research Project Portugal-Brazil. Fourth International Conference MOOCs, Language Learning and Mobility, Apr 2021, Nápoles, Itália, HAL 0301271, disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-03201271/
  • Seara, I. R., & Werneck dos Santos, L. (2021). MOOC in Portuguese Language Teaching: A Research Project Portugal-Brazil. Fourth International Conference MOOCs, Language Learning and Mobility (online) Naples, Italy: HAL Science Ouverte, 1-8. (https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-03201271/
  • Seara, Isabel Roboredo Seara & Santos, Leonor Werneck. (2020). Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesa. Diacrítica33(3), 122–137. https://doi.org/10.21814/diacritica.588
  • Seara, Isabel Roboredo, Isabelle Simões Marques e Isabel Sebastião (2020) “Os emojis como marcadores discursivos nas redes sociais: análise contrastiva em português e em francês”. In: Duarte, I. M.; Léon, R. Ponce de (eds.), Marcadores Discursivos: o Português como Referência Contrastiva. Frankfurt am Main: Peter Lang, pp. 343-364. ISBN 978-3-631-82139-8
  • Seara, Isabel Roboredo (2020) Editorial. Violência verbal nos discursos político e mediático contemporâneos: da dicotomização ao insulto, Revista Estudos da Linguagem – RELIN Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. pp. 1507-1518; disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/17497/pdf
  • Seara, Isabel; Viola, Isabel Gonçalves. (2019) L’indignation au féminin dans le débat parlementaire portugais. Trédez-Lopez, M. (org.) Le renouveau parlementaire : Entre discours et action, 275-292. Paris: L’Harmattan.
  • Serra, R., Caiado, Roberta ; Caetano, J. . utilização do Gamification para a avaliação de língua inglesa no contexto do Ensino Superior: uma perspectiva inovadora. Revista Letras Raras, v. 12, p. 163-187, 2023.
  • Serra, R., Caiado, Roberta ; Caetano, J. . e use of Gamification for English language assessment in Higher Education: an innovative perspective. Revista Letras Raras, v. 12, p. 157-181, 2023.
  • Serra, R.; Caiado, Roberta; Caetano, J. . Ø Gênero Avaliação Gamificada em Conexto Digital: Novos Meios de Produção de Sentido em Contextos de Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa. Gêneros Textuais Discursivos: Conhecimentos, Linguagens e Culturas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 247-264.
  • Serra, R.; Caiado, Roberta;; Caetano, J. . Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Línguas em Trilhas de Aprendizagem Digitais. Linguística em Debate: Desafios e Perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, V. 1, P. 592-619.
  • Caetano, J. ; Caiado, Roberta ; Serra, R. . O Gênero Fic como Proposta de Reescrita Textual: Multiletramentos e TDIC em Contexto de Ensino e de Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação Básica. In: Regina Celi M. Pereira; Elaine Baldissera e Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Gêneros Textuais Discursivos: Conhecimentos, Linguagens e Culturas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, V. 1, P. 228-246.
  • Serra, R.; Caiado, Roberta; Caetano, J. . Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Línguas em Trilhas de Aprendizagem Digitais. Linguística em Debate: Desafios e Perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 592-619.
  • Serra, R. ; Moreira, A. ; Caiado, R. V. R. . Mapas Conceituais Digitais na Aula de Língua Portuguesa. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – Simelp, 2020, Porto de Galinhas. Estudos de Linguagem em Perspectiva: Caminhos ca Interculturalidade. Recife: Ufrpe, 2019. v. 1. p. 215-222.
  • Serra, R. W. A.; Silva, J. C. O pensar filosófico sobre a linguagem: reflexões de Volóchinov. In: Jesus, S. N.; Ferrarezi Junior, C. Pilares da teoria dialógica do discurso: a obra de Valentin Volóchinov (da década de 1920 aos dias atuais). São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. pp. 51-77.
  • Serra, R. W. A.; Silva, J.; . Avaliação gamificada de língua inglesa no ensino superior: uma abordagem a partir da Arquitetônica bakhtiniana. In: XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2022, Recife. Anais do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2022. Classificação do evento: Internacional; Meio de divulgação: MEIO_DIGITAL; ISBN: 2764684X. Homepage [https://www.pe.senac.br/congresso/anais/pdfs/Avalia%C3%A7%C3%A3o%20gamificada%20de%20l%C3%ADngua%20inglesa%20no%20ensino%20superior%20uma%20abordagem%20a%20partir%20da%20Arquitet%C3%B4nica%20bakhtiniana.pdf].
  • Silva, J. C.; Serra, R. W. A.; . Produção textual em meio digital: fics reescritas com base nas categorias de análise da Arquitetônica bakhtiniana. In: XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2022, Recife. Anais do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2022. Classificação do evento: Internacional; ISBN: 2764-684. Homepage:[https://www.pe.senac.br/congresso/anais/2021/pdfs/A%20RESSIGNIFICA%C3%87%C3%83O%20DA%20REESCRITA%20EM%20AMBIENTE%20DIGITAL.pdf].
  • Silva, S. S. C. da. (no prelo). Discurso acadêmico: similitudes e divergências em uma análise discursiva luso-brasileira. EDUFCG.
  • Silva, S. S. C. da & Seara, I. M. L. de R. (2024). Comunicação oral em evento científico online: uma sequência didática para o letramento do discurso oral formal. In Maria das Graças Soares Rodrigues & Simone Dália de Gusmão Aranha (Orgs.). Gêneros discursivos/textuaisAbordagens teóricas e(m) cenários educativos. EDUEPB. https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/.
  • Silva, S. S. C. da. (2023). E o resumo, como faço?: uma proposta de MOOC para o letramento acadêmico. II Seminário GEPEDTEC: Ensinar, aprender, transgredir: da Educação Infantil à Universidade, Simpósio Práticas de escrita: metamorfoses do tradicional ao digital. UNIFESP.
  • Silva, S. S. C. da & Marques, I. S. (2022). Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna. Estudos Linguísticos e Literários, (73), 357–379. https://doi.org/10.9771/ell.i73.48644
  • Viola, Isabel Gonçalves. (2023). A figura da preterição: uma astúcia do discurso político. Oliveira, T., et al. (orgs.) Gramática e Texto. Contextos, usos e propostas didáticas, 83-97. Lisboa: Edicões Colibri/ CLUNL. ISBN 978-989-566-324-8.
  • Viola, Ana Isabel. (2022). A retórica do denegrir: análise de figuras do (contra)discurso de Paulo Portas.  Seara, I., Marquesi, S. C., & Ferreira, L. A. (orgs.Desafios em Língua Portuguesa: do olhar da Linguística Textual à perspetiva retórico-argumentativa, 44-67. Lisboa: Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.cu.31
  • Viola, Isabel Gonçalves. (2020). Das razões da indignação – o insulto como estratégia política no debate parlamentar. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, 7, 385-398.
    http://dx.doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a23.
  • Viola, Isabel. (2019) A Ofensiva « verde» no debate sobre o estado da Nação. Marques, M. A. & Sousa, S. (orgs,)Linguagens do poder, 159-183. Braga: Húmus / CEHUM.
     
    Edição e coordenação de revistas internacionais
  • Seara, Isabel Roboredo e Costa, Renata Ferreira:  número 37/3 da revista Linha d’Água  Dossiê temático 37/3: Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluências. Previsão de publicação: dezembro de 2024. Indexação: Web of Science https://www.revistas.usp.br/linhadagua/announcement/view/1637
  • Costa, Giselda Santos; Seara, Isabel Roboredo; Albuquerque, Rodrigo (2023)  Letras em Revista, volume 13, número 1. Editores:. Título do Número Especial ou Temático: “A impolidez/Descortesia e o Discurso do Ódio nas Interações Sociais Públicas”. Universidade Estadual do Piaui. Brasil. ISSN 2318-1788. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/492
  • Seara, Isabel Roboredo (2020) Revista Estudos da Linguagem – RELIN Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Número dedicado ao tema: Violência verbal nos discursos político e mediático contemporâneos: da dicotomização ao insulto. (http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/17497)
  • Seara, Isabel Roboredo; Michelle Alonso Dominguez. (2020). Revista Matraga. Estudos Linguísticos e Literários, Revista Pós-Graduação em Letras da UERJ : Análise do(s) Discurso(s) – desafios da contemporaneidade, vol. 27, nº 50 (2020), https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/issue/view/2349