Atividades

Em curso

Webinars: Dar a Voz à Língua

  • Datas: data e horário a definir para cada mês ímpar (janeiro, março…), geralmente numa quinta-feira, das 13h às 14h; iniciado em setembro de 2021
  • Coordenação (out. 2022 / set. 2024): Ana Braz e Antonio Chenoll
  • Visualização dos webinars já realizados:https://www.facebook.com/elonuab
  • Sumário:

Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinars contam com a colaboração de oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês.

Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de:

– divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas;

– promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas.

Fóruns El@n: 7 às 7

  • Datas: semestrais, em data a definir em cada semestre, geralmente às 7h da tarde; iniciado em abril de 2023
  • Coordenação (out. 2022 / set. 2024): Antonio Chenoll
  • Sumário:

Dois investigadores em processo de formação avançada no âmbito do LE@D são convidados a partilhar uma parte do trabalho/investigação em curso (durante 7 minutos) com os restantes membros do grupo, com os objetivos de:

– aprofundar as metodologias e análises das investigações em curso;

– cooperar para o dinamismo do grupo de investigação;

– desenvolver as capacidades de apresentação científica, de reflexão crítica e de discussão com outros investigadores.

Projeto de investigação: Exploração de “textos sonoros” digitais no Ensino de Línguas em Portugal (TxSon_PT, ref.ª PTIN/UID4372-LE@D/022023)

  • Datas: 2023-09-01 / 2025-09-30
  • Equipa: Adelina Castelo (coordenação), Ana Braz, Antonio Chenoll, Isabel Seara, Isabelle Simões Marques, Katja Göttsche, Susana Oliveira – LE@D, Universidade Aberta
  • Área Estratégica do LE@D: Área 1 – Teorias e Práticas da Educação Aberta e a Distância
  • Sumário:

Os “textos sonoros” digitais (podcasts e audiolivros) constituem um tipo de recurso tecnologicamente simples, acessível e facilitador de uma aprendizagem ubíqua e motivante. Além disso, diversos estudos referem os impactos positivos dos mesmos na aprendizagem de línguas maternas e não maternas, nomeadamente na compreensão e na produção orais, no vocabulário e na fluência de leitura.

Contudo, a experiência letiva e uma revisão da literatura sugerem que, em Portugal, as potencialidades destes recursos não são ainda suficientemente exploradas pelos docentes, sendo necessária uma orientação didática para que o discente tire todo o partido destes recursos.

Procurando contribuir para a resolução destas questões, este projeto visa:

– aprofundar o conhecimento das possibilidades e práticas de recurso a textos sonoros no ensino-aprendizagem de línguas (português língua materna, PLM; português língua não-materna, PLNM; alemão; espanhol; francês; inglês) no contexto português, a partir das experiências de discentes e docentes dos vários níveis de ensino;

– sistematizar atividades úteis para explorar as potencialidades dos textos sonoros no ensino-aprendizagem de línguas;

– exemplificar tal exploração, propondo sequências de atividades que integram os textos sonoros e o H5P no ensino-aprendizagem online de quatro línguas estrangeiras;

– testar o impacto dessas sequências de atividades em alguns indicadores do ensino-aprendizagem.

Projeto de investigação: Literatura em formato digital no ensino de línguas em Portugal e no ensino do português no estrangeiro (LibriDig_PT, ref.ª PTIN/UID4372-LE@D/012023)

  • Datas: 2023-06-15 / 2025-09-30
  • Equipa: Adelina Castelo (coordenação), LE@D, Universidade Aberta; Ana Paula Rocha, LE@D, Universidade Aberta; Clara Amorim, Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Lola Geraldes Xavier, Universidade Politécnica de Macau, China; Paulino Fumo, Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique; Sonia Peña García, Centro de Magisterio La Inmaculada, adscrito à Universidade de Granada, Espanha; Yixing Xu, Universidade de Línguas Estrangeiras de Xangai, China; Yun Liu, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Área Estratégica do LE@D: Área 1 – Teorias e Práticas da Educação Aberta e a Distância
  • Sumário:

Os audiolivros de literatura em formato digital podem funcionar como um recurso educativo tecnologicamente muito simples e acessível, com grandes potencialidades para sustentar uma aprendizagem ubíqua, motivante e enriquecedora. De facto, várias investigações mencionam os seus benefícios no desenvolvimento de capacidades linguísticas.

Porém, a experiência letiva e uma revisão da literatura indiciam que, em Portugal e no ensino de português no estrangeiro, estes recursos são pouco utilizados como complementos das aulas, embora uma orientação didática possa ser necessária no sentido de um mais recorrente e melhor emprego de tais recursos.

Assim, este projeto visa:

– aprofundar o conhecimento das práticas de recurso a audiolivros literários como complemento das aulas para o desenvolvimento de capacidades linguísticas (em Português Língua Materna, PLM; Português Língua Não Materna, PLNM; línguas estrangeiras), no contexto português (i.e., professores e aprendentes de línguas em Portugal ou de português no estrangeiro), a partir das experiências de professores e aprendentes de vários níveis de ensino e contextos de ensino-aprendizagem;

– sistematizar recomendações/sugestões didáticas e propor um guião orientador para os professores de línguas explorarem as potencialidades dos audiolivros como complemento das aulas no desenvolvimento de capacidades linguísticas;

– mapear os audiolivros de literatura em português disponibilizados gratuitamente;

– identificar as necessidades de audiolivros gratuitos de literatura em português.

Concluídas

3.º Congresso Internacional: Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas. Avaliação digital no ensino de línguas (iTel 2023)

  • Datas: 6 e 7 de novembro de 2023
  • Local: Universidade Aberta; online via Zoom, no fuso horário de Lisboa, Portugal
  • Página: https://sites.uab.pt/itel2023/