Formação

Mestrado

  • Braz, A.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Os atos de elogio e de crítica no discurso pedagógico no Ensino Básico”, por Maria de Fátima dos Santos Silva. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Em curso.
  • Castelo, A.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Treino fonético de alta variabilidade e aquisição das consoantes /t/ e /d/ do português europeu por aprendentes chineses”, por Liliana Marisa Rodrigues. Mestrado em Português Língua Não Materna, Universidade Aberta. Em curso.
  • Castelo, A.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “O impacto dos livros orientados para a alfabetização na aquisição e desenvolvimento da leitura e do vocabulário em Português Língua Não Materna”, por Nelson Ferreira Azevedo. Mestrado em Português Língua Não Materna, Universidade Aberta. Em curso.
  • Chenoll, A.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Propuesta didáctica basada en el método Blended Learning para el desarrollo de las competencias comunicativas en los estudiantes chinos de Español Lengua Extranjera”, por Yanan Kou. Máster Universitario en Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Universidad Antonio de Nebrija. Em curso.
  • Chenoll, A.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Propuesta didáctica de gamificación para el contraste de los tiempos verbales en pasado (imperfecto e indefinido) en la enseñanza del español como lengua extranjera para un grupo de estudiantes adolescentes anglófonos de un nivel A2 en inmersión lingüística”, por M. Ángeles Gallego Vaquera. Máster Universitario en Didáctica del Español como Lengua Extranjera. Universidad Antonio de Nebrija. Em curso.
  • Marques, I. S.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Os desafios do ensino híbrido na pandemia: barreiras e bloqueios linguísticos no ensino de PLE para aprendentes adultos chineses”, por Jéssica Paula Barbosa. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Em curso. 
  • Marques, I. S.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Emojis: relações sociocomunicativas na comunicação digital japonesa”, por Iraneth Patrício Okawa. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Em curso. 
  • Marques, I. S.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Perspetivas do ensino de língua portuguesa do Brasil no Japão na contemporaneidade”, por Patricia Dias Hadama. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Em curso.  
  • Seara, I.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “‘Não escrevemos como falamos!’ Conceção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE”, por Liliana Isabel da Cunha Soares. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Concluída em 2022.
  • Seara, I., & Relvas, M. J.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Potencialidades da gamificação na descoberta do prazer de ler – Estudo de Caso: aplicação das técnicas de gamificação na leitura e análise da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente”, por Ana Paula Santos Mouzinho Estremoz. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Concluída em 2023.
  • Seara, I.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “A estética do fragmento: a dinâmica da micronarrativa pós-moderna em contexto digital”, por Lília da Graça Maurício Marques. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Concluída em 2023.
  • Seara, I.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “Persuasão e manipulação: análise das estratégias discursivas em publicações de influenciadoras portuguesas no Instagram”, por Ana Cristina Lézinho Martins. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Concluída em 2023. Seara, I.: Orientação da Dissertação de Mestrado intitulada “A dimensão dialógica dos atos ilocutórios na tessitura argumentativa dos gêneros académicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações”, por Simone Souza Cunha da Silva. Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade Aberta. Concluída em 2023.

Doutoramento

  • Castelo, A., & Fumo, P.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “Domínio do Português em alunos de Gestão em Moçambique: perceções e desempenhos na escrita académica”, por Feliciano Felisberto Manuel. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Castelo, A., & Pinto, J.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “As crenças e práticas dos professores de PLE sobre o ensino de produção, interação e mediação orais: um estudo de caso na China”, por Sumei Zou. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Castelo, A., & Ramos, R.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino de Português Língua Estrangeira: Aplicação no Desenvolvimento da Produção e Interação Orais”, por Liliana Isabel da Cunha Soares. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Chenoll, A.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “El impacto de la gamificación en los resultados de aprendizaje y en las competencias afectivas en cursos universitarios: la motivación y la implicación”, por Mónica Junguito. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Chenoll, A.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “Prácticas digitales optimizadoras en textos escritos por estudiantes universitarios de español como lengua extranjera”, por Grauben Navas de Pereira. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Childs, J.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “E-Learning e formação profissional: cenários e estratégias didáticas para o Ensino de Inglês (LE/L2)”, por Paula Valente. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Childs, J.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “English Through Technology: App-based and digital language learning in Madeiran secondary schools”, por Anabela Diniz de Sousa. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Seara, I.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “Transmitir Herança Cultural através do Cordel por meios digitais: a sobrevivência da cultura nordestina no século XXI”, por Levi Bayde Ribeiro. Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web – UAb, Universidade Aberta & Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em curso.
  • Seara, I.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “Produções Artísticas: cenários para o desenvolvimento da competência comunicativa em língua no domínio da produção oral e escrita de narrativas. Proposta Didática no Ensino do Português no Estrangeiro”, por Maria Daniela Pereira Sousa. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Concluída em 2023.
  • Seara, I.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “O ensino da argumentação: estudo comparativo em PE e em BPB e proposta de formação docente”, por Cinthia Ferreira Monteiro. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.
  • Seara, I.: Orientação da Tese de Doutoramento intitulada “Contributos e desafios do mobile learning para o ensino do português língua materna: conceção e implementação de um aplicativo”, por Lucinéia Rodrigues Magalhães. Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta & Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em curso.

Pós-Doutoramento

  • Oliveira, S.M., & Relvas, M.J.: Orientação de pós-doutoramento intitulado “Game-thinking no currículo formativo de Letras: potencialidades e fragilidades em cursos de extensão universitária”, de Julia Larré. LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (UID4372/FCT-FA-PPhD2021-04). Concluída em 2023.