Produções

Publicações

  • 2023
  • Bidarra, J., Childs, J., & Soares, A. I. (Eds.). (2023). Expressões e Figurações em Contexto: Português-Inglês, de José Hermínio Bidarra de Almeida. Universidade Aberta.
  • Braz, A., & Marques, I. S. (2023). Manipulação de factos e de opiniões. O debate presidencial entre Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura (2021). Linha D’Água, 36(2), 90-105. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v36i2p90-105
  • Castelo, A. (2023). A construção participada de materiais didáticos: de experiências com aprendentes chineses a um quadro orientador. In C. Castro & A. Madeira (Eds.), Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios (pp. 122-136). LIDEL.
  • Castelo, A. (2023). App and Classroom Instruction for Better Pronunciation: Some Results. In A. Mesquita, A. Abreu, J. V. Carvalho, & C. H. P. de Mello (Eds.), Selected Papers from ICITED 2022 (Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 320) (pp. 521-531). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-19-6585-2_46
  • Castelo, A. (2023). Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária: alguns (re)conhecimentos e desafios, Revista Palavras, 60-61, 67-80. https://doi.org/10.61248/palavras.vi60-61.170
  • Castelo, A., & Braz, A. (2023). Português de Viva Voz / Portuguese Live: strengths and challenges of teaching a non-native language online. In I. S. Marques et al. (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (pp. 233-261). Universidade Aberta.
  • Chenoll, A, & Navas, G. (2023). El uso de un corpus de errores en la optimización de la corrección, feedback y análisis de resultados durante el proceso de adquisición de una lengua extranjera. In I. S. Marques et al. (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (pp. 282-310). Universidade Aberta.
  • Chenoll, A., & Navas, G. (no prelo). The Evolution of Gender Representation in Two Editions of a Spanish as a Foreign Language Textbook. Contrastive approaches to gender. UCP Editora.
  • Chenoll, A., Junguito, M., & Coronado, D. (2023). Rompiendo estereotipos. Una propuesta para el desarrollo de la conciencia intercultural a través de la comunicación e interacción virtual entre estudiantes universitarios de Turquía y de Portugal. In M. Beni, D. Hourani Martín, E. Sartor (Eds.), Comunicación, traducción pedagógica y humanidades digitales en la enseñanza del español como LE/L2/LH (pp. 87-97). QuiEdit.
  • Costa, G., Seara, I. R., & Albuquerque, R. (2023) (org. e coord.). Letras em Revista, 13(1). Dossiê: Impolidez/descortesia e o discurso de ódio nas interações sociais públicas. https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/492
  • Costa, G., Seara, I. R., & Albuquerque, R. (2023). Dossiê: Impolidez/descortesia e o discurso de ódio nas interações sociais públicas. Letras em Revista, 13(1), 7-10. https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/492
  • Junguito, M., & Chenoll, A. (2023). El uso de la gamificación en la enseñanza de la cultura en la clase de lengua extranjera: desde la perspectiva del profesor. In I. S. Marques et al. (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (pp. 56-81). Universidade Aberta.
  • Larré, J., Relvas, M. J., & Oliveira, S. (2023). Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literatura. RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, 6(1). https://doi.org/10.34627/redvol6iss1e202302.
  • Marques, I. S., Oliveira, S., Castelo, A., Braz, A., Setién, A., Chenoll, A., Childs, J., Clara, K., Rodrigues, C., & Seara, I. (Eds., 2023), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais. Universidade Aberta.
  • Marques, I. S., Setién, A., Martins, M., & Göttsche, K. (2023). A avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais: práticas e reflexões na Universidade Aberta. In M. L. Aznar Juan e J. Costa Domingues (Eds.), Formação Inicial de Professores. Flexibilidade e Avaliação Educativas: da teoria à prática (pp. 327-342). Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-2416-7_13
  • Marques, I. Simões, & Sebastião, I. (no prelo). Análise didático-linguística da cortesia em manuais de língua estrangeira: estudo comparativo do francês e do português. In A. Ciama & A. Teletin (Eds.), Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios. București: Univ. din București.
  • Martins, M., Marques, I. S., Göttsche, K., & Setien, A. (2023) Using texts in the foreign language online classroom. In J. Dean, G. Finster, O. Akroyd and K. D. Karatzas (Eds.), Education in Crisis: Lessons from Today (pp. 206-231). GIRES PRESS.
  • Oliveira, S. (2023). Emotions and early modern diplomacy: The case of Iberian ambassadors at the Elizabethan court. Sederi, 33, 9-31. http://dx.doi.org/10.34136/sederi.2023.1.
  • Oliveira, S., & Runa, A. (2023). “To teach and to delight?” Emotions and second language acquisition: onsite and online practices. In I. S. Marques et al. (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais (pp. 173-187). Universidade Aberta.
  • Oliveira, T., Teixeira, C., Marques, I. S., Rosa, R., Gonçalves, M., & Valentim, H. T. (2023, Eds.). Gramática e Texto: Contextos, usos e propostas didáticas. Colibri/CLUNL. https://doi.org/10.34619/qrh6-gr07
  • Seara, I. R. (2023). O que é e o que faz a Pragmática? In R. Albuquerque, A.L.T. Cabral & M.P.P. Lins (Eds.), O que é e o que faz a Pragmática (pp. 132-152). EDUFRN. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54870
  • Seara, I. R. (2023). Olhar o corpo escrito: as tatuagens como expressão do eu. In I. R. Seara, S. C. Marquesi & L. A. Ferreira (Eds.), Desafios em língua portuguesa: do olhar da linguística textual à perspetiva retórica-argumentativa (pp. 138-176). Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.cu.31
  • Sousa, M.D., & Seara, I. R. (2023). Cenários de produção artística: fios condutores para a produção de narrativas orais e escritas. In A.M. Ferreira, C. Morais, M. F. Brasete & R. L. Coimbra, R.L. (Eds.), Pelos mares da língua portuguesa 5. Volume 2: língua e ensino (pp. 311-325). Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/40146
  • 2022
  • Castelo, A. (2022). A pronúncia de línguas não maternas no ensino a distância: uma proposta para o Português (e não só). Revista STEM+L, 2, 163-182.
  • Castelo, A. (2022). FunEasyLearn: An App for Learning Pronunciation? In A. Mesquita, A. Abreu & J. V. Carvalho (Eds.), Perspectives and Trends in Education and Technology. Selected Papers from ICITED 2021 (Smart Innovation, Systems and Technologies, vol 256) (pp. 395-405). Springer. https://doi.org/10.1007/978-981-16-5063-5_32
  • Castelo, A. (2022). Word Stress in Portuguese as a Foreign Language: a pilot-study and its pedagogical implications. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 46–78. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.323
  • Castelo, A., Coelho de Souza, J., & Morelo, B. (2022). Ensino de pronúncia através de canções: Análise de material didático à luz de um modelo orientador. Études romanes de Brno, 43(2), 165-192.
  • Chenoll, A., & Navas, G. (2022). El uso de un corpus de errores en la optimización de la corrección, feedback y análisis de resultados durante el proceso de adquisición de una lengua extranjera. In Marques, I., et al. (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais. Universidade Aberta.
  • Duan, H., Castelo, A., & Freitas, M. J. (2022). Vogais Orais Tónicas em Aprendentes Chineses com Proficiência Intermédia-Alta no Português Europeu: Alguns resultados. Diacrítica, 36(2), 76-99. https://doi.org/10.21814/diacritica.4805
  • Junguito, M., & Chenoll, A. (2022). El uso de la gamificación en la enseñanza de la cultura en la clase de lengua extranjera: desde la perspectiva del profesor. In Marques, I., et al. (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: pedagogias, práticas e recursos digitais.
  • Larré, J., Oliveira, S.M., & Relvas, M.J. (2022). Pensamento de jogo e ensino – algumas reflexões, E-book 01 – IV CONBRALE. Realize Editora.
  • Marques, I. S., & Silva, S. S. C. (2022). Ensino de língua e pluriculturalismo – Para a construção de identidades na sociedade pós-moderna, Estudos Linguísticos e Literários, 73, 357-379. https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/issue/view/2354
  • Runa, A., Oliveira, S.M., & Cardoso, C. (2022). Emotions, Online Teaching and Online Evaluation in Higher Education during a Pandemic, RE@D – Revista Educação a Distância e Elearning, 5 (2): e202209. https://doi.org/10.34627/redvol5iss2e202209
  • Seara, I. R. (2022). O ensino de língua portuguesa e a formação de professores: reflexões sobre a prática docente. Revista Rascunhos Culturais, 13(25), 8-21.
  • Seara, I. R. (2022). Obrigada pela gentileza! Deus lhe pague! Não tem de quê! Bem-haja! Ora essa! Imagina! Para o estudo do ato de agradecimento em Português Europeu e em Português do Brasil: similitudes – Divergências. In A. Ciama & S.-A. Stefan (Eds.), Convergências e divergências no espaço ibero-americano: Estudos Linguísticos e Didáticos (pp. 250-267). Bucareste: University Press.
  • Seara, I. R., Marquesi, S. C., & Ferreira, L. A. (Eds.). (2022). Desafios em língua portuguesa: do olhar da linguística textual à perspetiva retórica-argumentativa. Universidade Aberta. https://doi.org/10.34627/uab.cu.31.
  • Werneck dos Santos, L., Abi Haya Cariello, B., & Seara, I. R. (Eds.). (2022). Número Temático Ensino de Língua Portuguesa: língua materna, língua estrangeira e de herança. DIADORIM – Revista de estudos linguísticos e literários, 24(2), 1-450. https://doi.org/10.5281/zenodo.4990185
  • Werneck dos Santos, L., Abi Haya Cariello, B., Seara, I. R. (2022). Entrevistas a Vanda Maria Elias, Luís Gonçalves e Cristina Flores. In Werneck dos Santos, L., Abi Haya Cariello, B., & Seara, I. R. (Eds.), DIADORIM – Revista de Estudos Linguísticos e Literários, 24(2), 221-226. ISSN 1980-2552. https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/53213/32078
  • 2021
  • Braz, A. (2021). Apprendre le portugais. Niveau débutants A2. Assimil.
  • Marques, I. Simões (2021). As línguas como pontes: abordagem da interculturalidade e do plurilinguismo literário em PLE. In M. Vieira, P. Almeida, P. Vasconcelos (Eds.), Por palavras e gestos: a arte dalinguagem, vol. III (pp. 208-218). Artemis. https://doi.org/10.37572/EdArt_28012126216
  • Martins, M., Setién, A. B., Marques, I. S., & Göttsche, K. (2021). Das provas de nível presenciais em língua estrangeira aos testes de nível online: o caso da Universidade Aberta. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 9(11), 72–89. https://doi.org/10.30612/eadtde.v9i11.16055
  • Seara, I. R. (2021). Entrevista com Professor Carlos Ceia. Revista Signo, 46(85), 292-301. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.16178
  • Seara, I. R., & Werneck dos Santos, L. (2021). MOOC in Portuguese Language Teaching: A Research Project Portugal-Brazil. Fourth International Conference MOOCs, Language Learning and Mobility. HAL science ouverte. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-03201271/
  • 2020
  • Chenoll, A. (2020). La adquisición de lenguas en contexto online: entre la innovación y la optimización. In Innovation and technology in language teaching: reflections and perspectives on action in different educational context (pp. 8-21). Universidade Aberta. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9652
  • Martins, M., Marques, I. Simões, Göttsche, K., Setién, A., Chenoll, A., Childs, J. Scott, & Oliveira, S. (2020). Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Reflexões e Perspetivas de Ação em Contextos Educacionais Diversos. Universidade Aberta.
  • Seara, I. Roboredo, & Soares, L. (2020). “Quem fala assim não é gago nem gaga”. A crónica humorística na aula de língua portuguesa. Perspetivas didáticas. In J. C. Ramos, Z. Yunfeng, M. J. Rego, S. Gil e T. R. Marques, Macau e a Língua Portuguesa. Novas pontes a Oriente (pp. 97- 117). Instituto Politécnico de Macau e Instituto Português do Oriente.
  • Setién, A., Marques, I. Simões, Göttsche, K., & Martins, M. (2020). O “Livro” como suporte digital para a criação de um manual online. In M. Martins, I. S. Marques, K. Göttsche, A. Setién, A. Chenoll, J. Childs, & S. Oliveira (Eds.), Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas: Reflexões e Perspetivas de Ação em Contextos Educacionais Diversos (pp. 94-101). Universidade Aberta.
  • Vieira Barros, D. M., Nobre, A. M. F., Pires Teixeira Gil, H. M., Chenoll, A., & Da Silva Macedo, C. A. (2020). Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social. Educação Em Foco, 23(41), 446-461. https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444

Apresentações de trabalhos

  • 2023
  • Braz, A., & Chenoll, A. (2023, 6-7 de novembro). O processo de avaliação num contexto online na era da Inteligência Artificial: um duplo desafio [Apresentação oral]. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”, Universidade Aberta, Portugal, online.
  • Castelo, A. (2023, 17-20 de outubro). Desenvolver a pronúncia do português europeu com recursos digitais: sequências de treino para três áreas críticas [Apresentação oral]. 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa, Universidade de Macau, China.
  • Castelo, A. (2023, 27-28 de janeiro). Ensino da pronúncia do francês a aprendentes portugueses: alguns princípios e exemplos [Conferência plenária por convite]. 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês), Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, Lisboa, Portugal.
  • Castelo, A. (2023, 6-7 de junho). As humanidades e a tecnologia podem ajudar os migrantes a melhorar a pronúncia… e a integração em Portugal [Apresentação oral]. I Congresso Internacional de Humanidades UAb, Universidade Aberta, Portugal.
  • Castelo, A., & Liu, Y. (2023, 30 de novembro). Literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeira. 14.º webinar “Dar Voz à Língua” [Webinar]. Universidade Aberta, Portugal. https://www.facebook.com/elonuab
  • Castelo, A., Marques, I., Braz, A., Chenoll, A., Seara, I., Göttsche, K., & Oliveira, S. (2023, 26-27 de maio). “Textos sonoros” digitais no Ensino de Línguas em Portugal: construção de um projeto de investigação [Apresentação oral]. MeetUp 23. 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Universidade Aberta, Portugal.
  • Castelo, A., Morelo, B., & Coelho de Souza, J. (2023, 17 de novembro). Música para ensinar Fonética do Português a alunos chineses [Apresentação oral]. II Encontro de Professores de Língua, Literaturas e Culturas Lusófonas na Coreia do Sul, Hankuk University of Foreign Studies, Seul, Coreia do Sul, online.
  • Castelo, A., Xavier, L. & Liu, Y. (2023, 6-7 de novembro). Literatura em mp3 para aprender uma língua estrangeira: estudo exploratório [Apresentação oral]. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”, Universidade Aberta, Portugal, online.
  • Chenoll, A. (2023, 6-7 de junho). El futuro del docente de lenguas y la inteligencia artificial. Entre el desafío y la oportunidad hacia la nueva era de docencia [Apresentação oral]. I Congresso Internacional de Humanidades UAb – Heranças e Desafios, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.
  • Chenoll, A. (2023, 7-8 de setembro). Discurso académico e IA: que desenvolvimento humano? [Participação em mesa-redonda com M. Gonçalves, C. Gouveia, L. Morgado e H. T. Valentim]. III Encontro nacional sobre discurso académico complexidade teórica e diversidade didática. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
  • Chenoll, A., & Junguito, M. (2023, 29 de agosto – 2 de setembro). El impacto de las inteligencias artificiales generativas en el proceso de enseñanza y aprendizaje de lenguas extranjeras [Apresentação oral]. 33er Congreso Internacional de ASELE (Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera), Universidad de Burgos, Espanha.
  • Junguito, M., & Chenoll, A. (2023, 6-7 de junho). La utilización de las Inteligencias Artificiales Generativas por alumnos universitarios: un estudio de caso [Apresentação oral]. I Congresso Internacional de Humanidades UAb – Heranças e Desafios, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal.
  • Junguito, M., & Chenoll, A. (2023, 6-7 de novembro). El uso de las inteligencias artificiales generativas en el aula de lenguas extranjeras: desde la perspectiva del docente [Apresentação oral]. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”, Universidade Aberta, Portugal, online.
  • Manuel, F., Castelo, A., & Fumo, P. (2023, 26-27 de maio). Domínio do Português em alunos de licenciatura em Gestão em Moçambique: resultados preliminares sobre a sua escrita académica [Apresentação oral]. MeetUp 23. 2.º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Universidade Aberta, Portugal.
  • Oliveira, S. (2023, 3-5 de maio). Digital Humanities and Early Modern Times: An Overview [Apresentação oral]. 33rd SEDERI International Conference, Universidade de Valência, Espanha.
  • Seara, I. R, Cabral, A. L. T. (2023, 18-20 de abril). Desaprovação, censura e exclusão. Alicerces da violência verbal nas redes sociais [Apresentação oral]. 5.º Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDIAr). Pontifícia universidade Católica de São Paulo, Brasil. https://eventos.pucsp.br/5sediar/
  • Seara, I. R. (2023, 14 de fevereiro). Texto epistolar: fonte histórica, revelação biográfica, lugar de memória, texto fragmentário, diálogo literário? [Conferência]. Instituto Camões, Centro de Língua Portuguesa em Goa, Índia.
  • Seara, I. R. (2023, 28 de julho). Práticas de Escrita: Metamorfoses do Tradicional ao Digital. Reflexões para o Ensino de Línguas (Materna ou Estrangeiras) [Conferência por convite]. II Seminário GEPEDTEC – Ensinar, aprender, transgredir: da Educação Infantil à Universidade, realizado pelo GEPEDTEC – Grupo de estudos e pesquisas em Ensino, Discursos e Tecnologias da UNIFESP, São Paulo, Brasil.
  • Seara, I. R. (2023, 5-7 de dezembro). Micronarrativas digitais e potencialidades de exploração linguístico-discursiva na aula de língua portuguesa [Apresentação oral]. III Congresso Internacional Educare + Educere: formação de professores para o século XXI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. https://eventos.pucsp.br/educareeducere2023/
  • Seara, I. R. (2023, 6-7 de junho). Os géneros discursivos autobiográficos: cartografia na era digital [Apresentação oral]. I Congresso Internacional Humanidades Digitais – Heranças e Desafios. Universidade Aberta, Portugal.
  • Seara, I. R., & Cabral, A.L.T. (2023, 25-28 de julho). O impacto mundial do discurso público do presidente da FIFA: da polémica à violência verbal [Apresentação oral]. DNC5ALED: Discourses and their impacts on a world of multiple crises, Universidade de Valência, Espanha. https://discourseanalysis.net/es/DNC5ALED/Theme
  • Seara, I. R., & Cabral, A.L.T. (2023, 3-5 de julho). Today I feel… Tempestade de indignação nas redes sociais e crescendum de violência verbal [Apresentação oral]. The 14th Symposium on Politeness (SymPol 2023), Universidade da Madeira. https://editord22.wixsite.com/sympol2023
  • Seara, I. R., & Fernandes, J. (2023, 25-28 de julho). Um perfil do Twitter como estratégia tecnodiscursiva de ciberviolência verbal [Apresentação oral]. DNC5ALED: Discourses and their impacts on a world of multiple crises, Universidade de Valência, Espanha. https://discourseanalysis.net/es/DNC5ALED/Theme
  • Seara, I. R., & Ninitas, M.S. (2023, 7-9 de junho). Formas de tratamento nominais: a polémica em torno da linguagem inclusiva [Apresentação oral]. IV Congresso Internacional de Formas e Fórmulas de Tratamento no Mundo Hispano-Luso Universidade de Cadiz, Espanha. https://ivcfft.uca.es/?lang=pt-pt
  • Seara, I. R., & Silva, S. (2023, 7-8 de setembro). Os Agradecimentos no discurso académico: um estudo comparativo de dissertações e teses em Português Europeu e em Português Brasileiro [Apresentação oral]. Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Complexidade Teórica e Diversidade Didática. Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal.
  • Seara, I. R., Fernandes, J., & Muniz-Lima, I. (2023, 6-7 de novembro). MOOC Ciberviolência nos Estudos da Linguagem: diálogos transatlânticos[Apresentação oral]. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”, Universidade Aberta, Portugal, online.
  • Soares, L., Castelo, A., & Ramos, R. (2023, 6-7 de novembro). B-learning e avaliação da produção e interação orais no Português Língua Estrangeira [Apresentação oral]. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”, Universidade Aberta, Portugal, online. Teletin, A., & Marques, I. S. (2023, 6-7 de novembro). O estudo das formas de tratamento em PLE na plataforma Youtube [Apresentação oral]. 3.º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas (iTel2023)”, Universidade Aberta, Portugal, online.
  • 2022
  • Castelo, A. (2022, 12 de novembro). Helping migrants to improve their pronunciation skills [Conferência plenária]. The 4th International Conference on Literature, Linguistics, and Language Teaching (ICoLLiTec), Universitas Pamulang, South Tangerang City, Indonésia, online com interação síncrona.
  • Castelo, A. (2022, 14-16 de julho). App and Classroom instruction for better pronunciation: some results [Apresentação oral]. International Conference In Information Technology & Educations – ICITED’22, ESPM – Higher School of Advertising and Marketing, Rio de Janeiro, Brasil & Fafe, Portugal, online com interação síncrona.
  • Castelo, A. (2022, 7-8 de outubro). Looking for a mobile app to improve pronunciation in European Portuguese [Apresentação oral]. First International Conference Language MOOCs and OERs: new trends and challenges, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.
  • Castelo, A., Amorim, C., Zhou, C., Li, Q., Zhang, C., & Soares, L. (2022, 24 de junho). Altos e baixos vocálicos: ensinando vogais portuguesas a alunos chineses [Apresentação oral]. De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo, Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, online.
  • Chenoll, A. (2022, 15 de dezembro). El multilingüismo y la multiculturalidad en las clases de ELE. Navegar a bolina el proceso de adquisición [Conferência plenária]. III Jornadas internacionales de aprendizaje de español L2 y LE. Entornos educativos plurilingües y multiculturales, Jagiellonian University in Kraków, Polónia, online.
  • Chenoll, A. (2022, 29 de junho-1 de julho). Gamificación de un curso de cultura española [Apresentação oral]. VIII Congreso Internacional de la Enseñanza del Español en Portugal. Escenarios actuales en la enseñanza, el aprendizaje y la certificación del español, online.
  • Chenoll, A. (2022, 29 de março). Aula Aberta “How to do things with languages”: “No ti intiendo. Negócios, cultura e trabalho: porque o portunhol não é suficiente para ter sucesso” [Aula Aberta]. Universidade Católica Portuguesa, Portugal.
  • Chenoll, A., & Junguito, M. (2022). A gamificação como estratégia educativa no processo de ensino e de aprendizagem da cultura em aula de línguas estrangeiras, no ensino superior: projeto de investigação-ação [Apresentação oral]. My Research 2022: Comunicar saberes no presente global. Disseminating knowledge in the global present.
  • Chenoll, A., & Navas, G. (2022). Case study: gender representation in a Spanish as a foreign language textbook [Apresentação oral]. My Research 2022: Comunicar saberes no presente global. Disseminating knowledge in the global present.
  • Chenoll, A., & Navas, G. (2022, 29 de junho-1 de julho). ¿La mujer invisible? Evolución y representatividad de género en dos ediciones de un manual de español como lengua extranjera [Apresentação oral]. VIII Congreso Internacional de la Enseñanza del Español en Portugal. Escenarios actuales en la enseñanza, el aprendizaje y la certificación del español, online.
  • Chenoll, A., & Navas, G. (2022, 30 de junho). La Lengua de los portugueses: hacia una categorización práctica y funcional de las desviaciones en la interlengua en hablantes lusófonos de español [Apresentação oral]. Congreso Internacional Nebrija en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de lenguas. En Camino hacia el plurilinguismo.
  • Chenoll, A., Navas, G., & Junguito, M. (2022). Otimização digital do feedback automático de qualidade no ensino de línguas estrangeiras no Moodle [Apresentação oral]. My Research 2022: Comunicar saberes no presente global. Disseminating knowledge in the global present.
  • Larré, J., Oliveira, S.M., & Relvas, M.J. (2022, 16 de dezembro). Gamificação e formação docente nos cursos de graduação na área de Letras no Brasil e Portugal: Mapeamento Sistemático de Literatura [Apresentação oral]. eL@IES2022: X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior.
  • Marques, I. S. (2022, 29 de janeiro). Atelier para professores de francês, « Toi + moi » : L’enseignant comme médiateur interculturel en classe de FLE [Apresentação oral]. XXIX Congrès National de l’APPF – Évaluer les apprentissages au XXIe siècle : Stratégies, outils et démarches, online.
  • Marques, I. S. (2022, 4-6 de maio). Pelos Mares da Literatura de Emigração Portuguesa em França: o caso dos Lusodescendentes [Apresentação oral]. 5.º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa, Universidade de Aveiro.
  • Marques, I. S. (2022, 7 de novembro). Plurilinguismo e literatura: de que língua falamos? [Apresentação oral]. Colóquio Internacional sobre o Ensino de Literatura no Ensino de Línguas Estrangeiras, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, online.
  • Oliveira, S.M. (2022, 11 a 13 de maio). “If we showed our teeth to the French and the English”: Emotions, Diplomacy, and the case of the Iberian missions to the Elizabethan Court”, The Textual Spaces of Domestic Life in Early Modern England: Literature, Gender, Economy [Apresentação oral]. XXXII SEDERI International Conference, Barcelona.
  • Renani, A. (2023, 27-28 de janeiro). Atelier de dictée collaborative numérique [Workshop]. 30e Congrès APPF (Associação Portuguesa de Professores de Francês), Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, Nova FCSH, Lisboa, Portugal. Seara, I. (2022, 16 a 18 de novembro). Relevância dos ambientes de e-learning nos projetos universitários. Contributos para a internacionalização [Apresentação oral]. II Congresso Internacional EDUCARE + EDUCERE, Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha.
  • 2021
  • Castelo, A. (2021, 18-19 de junho). Combining mobile app use and classroom instruction for a better pronunciation [Apresentação oral]. 2021 Virtual Pronunciation in Second Language Learningand Teaching (PSLLT) Conference, Brock University, Canadá, póster apresentado online com interação síncrona.
  • Castelo, A., Souza, J. C., & Morelo, B. (2021, 16-18 de junho). Ensino de pronúncia através de canções: análise de material didático à luz de um modelo orientador [Apresentação oral]. III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional, Universidade de Coimbra, online.
  • Seara, I. R., & Werneck dos Santos, L. (2021, 9-10 de abril). MOOC in Portuguese Language Teaching: A Research Project Portugal-Brazil [Apresentação oral]. Fourth International Conference MOOCs, Language Learning and Mobility, Nápoles, Itália, online.
  • Setién, A., Martins, M., Marques, I., & Clara, K. (2021, 15-16 de maio). Working with texts in the higher education online foreign language classroom: the case of Universidade Aberta [Apresentação oral]. International Virtual Conference “Education, Technology & Culture in Crisis: Secondary & Higher Education in a Time of Virtual Instruction”, GIRESGlobal Institute for Research, Education & Scholarship, Amesterdão, Países Baixos, online. Setién, A., Martins, M., Marques, I., & Clara, K. (2021, 9-10 de julho). A avaliação das aprendizagens em língua estrangeira em ambientes virtuais: práticas e reflexões na Universidade Aberta [Apresentação oral]. III Colóquio Internacional em Didática e Ensino. Reflexões Pedagógicas: da Teoria à Prática, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra.
  • 2020
  • Chenoll, A., Navas, G., & Junguito, M. (2020). Análisis contrastivo de las producciones escritas en contexto vigilado y en contexto online: ¿Qué pasa realmente cuando los alumnos hacen una prueba online? [Apresentação oral]. 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia.
  • Chenoll, A., Nobre, A., & Setién, A. (2020). La evaluación de lenguas extranjeras en contextos no presenciales: Hacia una transformación inexorable [Apresentação oral]. 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia. Seara, I. R. (2020, 5 de fevereiro). Textos fragmentários. Potencialidades didáticas para o ensino do português [Apresentação oral]. Escola Superior de Educação de Coimbra.

Elaboração de materiais didáticos

  • 2023
  • Castelo, A., & Braz, A. (2023). Elaboração de curso online de Aprendizagem ao Longo da Vida “Português de Viva Voz, nível B2”.
  • Chenoll, A. (2023). Elaboração de curso de Aprendizagem ao Longo da Vida “Espanhol A1-A2”.
  • Martins, M., & Marques, I.S. (2023). Proposta do curso (microcredencial) de Aprendizagem ao Longo da Vida “Inglês B1”.
  • Oliveira, S., & Marques, I.S. (2023). Proposta do curso (microcredencial) de Aprendizagem ao Longo da Vida “Inglês Iniciação A1-A2”. Seara, I. R., Muniz-Lima, I., & Fernandes, J. (2023). Elaboração do MOOC “Ciberviolência nos Estudos da Linguagem”. AULAbERTA Universidades e centros de investigação parceiros: Universidade Aberta, LE@D, Universidade NOVA de Lisboa, CLUNL, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal Rio Grande do Norte, grupos PROTEXTO, DISVIO. Curso que decorreu entre 4 de setembro e 6 de outubro de 2023, com cerca de 200 formandos. https://aulaberta.uab.pt/course/view.php?id=96
  • 2022
  • Castelo, A., & Braz, A. (2022). Conclusão da elaboração de curso online de Aprendizagem ao Longo da Vida “Português de Viva Voz, nível A2”.
  • Castelo, A., & Braz, A. (2022). Elaboração de curso online de Aprendizagem ao Longo da Vida “Português de Viva Voz, nível B1”.