Nesta página, pretendemos partilhar alguns dos produtos deste projeto, tais como artigos ou posters científicos.
Artigos
ARTIGO PUBLICADO – Freires, T., Oliveira, A., Pinto, D., & Torres, A. C. (2025). Teacher agency in curriculum and pedagogical development: Reflections from a design research project about self- regulated learning in secondary schools. The Curriculum Journal, 00, 1–21. https://doi.org/10.1002/curj.70010
ARTIGO PUBLICADO – Santos, A. C., Torres, A. C., Nobre, A., & Mouraz, A. (2025). The role of peer observation and peer feedback in the promotion of self-regulated learning: An integrative review, International Journal of School & Educational Psychology, https://doi.org/10.1080/21683603.2025.2567885
ARTIGO PUBLICADO – Morais E., Santos A. C. & Mouraz A. (2025). Validation and proposal of a short version of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire (MSLQ) for Portuguese adolescent students. Frontiers in Education, 10, 1445548. https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1445548
ARTIGO PUBLICADO – Torres, A. C., Duarte, M., Pinto, D., & Mouraz, A. (2024). Self-regulated learning in secondary school: Students’ self-feedback in a peer observation programme. Studies in Educational Evaluation, 83, 101407. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2024.101407
Podcast
A coordenadora do Projeto WAY, Ana Mouraz, participou do Podcast “Em qualquer Lugar do Mundo: O Projeto WAY” da Universidade Aberta: https://open.spotify.com/episode/6trEoNSE23rtPOzfCLVOpg

Apresentações
Slides da Comunicação apresentada pela investigadora Uaiana Prates, intitulada “Impact on Secondary School Students’ Self-Regulated Learning: A Longitudinal Study within the WAY Project“, na European Conference in Educational Research (ECER), Setembro de 2025.
Slides da Comunicação apresentada pelas investigadoras Uaiana Prates, Andréa Lins e Ana Carvalho intitulada “THE WAY PROJECT: Peer Observation as an Active Methodology for Developing Self-Regulated Learning in Secondary Students”, na Porto Pedagogical Innovation Conference (P.PIC’25), Julho de 2025.
Slides da Comunicação apresentada pela investigadora Uaiana Prates, intitulada “A formação continuada de professores para promoção da Autorregulação da Aprendizagem dos estudantes: o Projeto WAY“, na International Conference on Teacher Education (INCTE), Maio de 2025.
Slides da Comunicação de Daniela Pinto e Daniela Pedrosa, intitulada “Guiões de Observação no 1.º Ano do Projeto WAY: Ajustes e contributos para o Feedback“, apresentação de abertura do IV Seminário WAY, fevereiro 2025.
Slides da Comunicação da coordenadora do Projeto WAY, professora Ana Mouraz, intitulada “Que papel deverá ter o estudante na produção de feedback em contexto de aprendizagem?“, apresentação de abertura do IV Seminário WAY, fevereiro de 2025.
Slides da Comunicação apresentada pela investigadora Uaiana Prates, intitulada “O desenvolvimento da autonomia a partir da observação entre pares: a voz dos estudantes do ensino secundário no contexto do Projeto WAY“, no XXXII Colóquio da AFIRSE Portugal, fevereiro de 2025.
POSTER CIENTÍFICO – sobre os dados qualitativos preliminares, apresentados no Ciência2024 e no JURE2024
Slides da Comunicação de Thiago Freires, intitulada “A voz dos alunos“, apresentação de abertura do III Seminário WAY, julho 2024.
Slides da comunicação apresentada pelo investigador Thiago Freires, intitulada “Strengthening school democracy at the class level through the student voice paradigm: reflections from a design research project on self-regulated learning” no CiCEA, em junho de 2024.
POSTER CIENTÍFICO – sobre os objetivos e a metodologia do projeto