
Projectos
O LE@D coordena e integra diversos projetos de investigação, financiados externamente ou com financiamento próprio,englobando investigadores integrados, colaboradores, doutorandos e mestrandos supervisionados pelos membros do centro.
OVSPAE – Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação de Escolas
LEaD Talks
Educação Online e Web Social
LER – As Lideranças na Escola em Rede
PETI – Processos de Ensino, Tecnologia e Inovação
Open Educational Innovation and Incubation – OEII
OER.HE – Innovative OER in European Higher Education
Netcu – Networked Curricula
LECH-e:The Lived Experience of Climate Change
EPICS for Virtual Erasmus – European Portal for International Courses and Services for Virtual Erasmus
EL GATE – European Latin American University Cooperation Gate
OUVM – Opening Universities for Virtual Mobility
OpenPROF – Open Professional Collaboration for Innovation
EMMA – European Multiple MOOC Aggregator
MOOQ – Massive Online Open Education Quality
MOOC MAKER – Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education
CALOEX – Measuring and Comparing Achievements of Learning Outcomes in Higher Education in Europe – Extension
HYBOT – Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots
MCE – Modular Continuing Higher Education by Microcredentials
DIGEQUALGENDER – Promover a literacia digital como estratégia para a igualdade de género no 1º ciclo da educação básica
CRESTING – Circular Economy: Sustainability Implications And Guiding Progress
CODA EU – Certification of Causes of Death in Europe
UNITEL – Modernisation and internationalisation of Iranian HEIs via collaborative TEL-based curriculum development in engineering and STEM
COMPLEX TRAJECTORIES – Promoting students’ successful trajectories in Higher Education Institutions (face-to-face and online)
R4C – (Re)Search for Career: Intervenção de carreira à distância, empregabilidade e equidade social no acesso ao mercado de trabalho
FYT-ID – Cinquenta anos de docência – Fatores de mudança e diálogos intergeracionais
INCLUSIVE MEMORY – Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory
Assistant – Challenge Based Learning in AI Enhanced Digital Transformation Curricular
WAY-Quem te Viu e Quem te Vê
RAPIDE -Reimagining a Positive Direction for Education
EUSTEPS -Enhacing Universities’ Sustainability TEaching and Practices through Ecological Footprint
CROSSCUT – Cross-Curricular Teaching
Edutech – Technological assistance to accessibility in Virtual Higher Education
MINE – Mobile learning in higher education
KML2 Laboratório de Tecnologias e aprendizagem de programação e robótica no Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico
ENID TEACH. European Network in D-flexible Teaching
IDEAS
REVEALING
Tutor Virtual (TV)
FAVILLE- Facilitators of Virtual Learning
OPENGAME
SOL- Socializing Online Learning
VIRQUAL – Virtual Mobility and European Qualification Network
Prof XXI
COPELLL – Lifelong Learning for Competitiveness in Small and Medium Entreprises
@ssess.he – eLearning e Avaliação no Ensino Superior
ECO – Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
HOME – Higher Education Online: MOOCs the European Way
Rede ObLID
A Rede ObLID agrega uma comunidade de agentes coletivos e individuais e está vocacionada para a investigação intervenção no domínio da Cidadania e Participação Digital.
Consulte os objetivos e as atividades da rede em contemcom.org

Observatório OBVSPA
Observatório Virtual sobre Supervisão Pedagógica e Autoavaliação das Escolas
O OVSPA tem como principais objetivos:
- Apoiar os processos formativos, de acordo com as necessidades das escolas/agrupamentos
- Acompanhar o desenvolvimento de projetos em curso nas escolas/agrupamentos, tendo em vista a inovação e a transferência de práticas.
- Incentivar os processos de supervisão pedagógica por pares nas escolas/agrupamentos visando o desenvolvimento profissional docente.
- Criar comunidades virtuais de práticas assentes na análise/reflexão sobre práticas educativas.
- Colaborar, de acordo com as necessidades, nos processos de autoavaliação das escolas/agrupamentos.
O observatório está sediado nos centros de investigação LE@D (Universidade Aberta – UAb) e CEIS20 (Universidade de Coimbra – UC) e conta com a participação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova e Escola Secundária Du Bocage – Setúbal.
Financiamento: Universidade Aberta e Universidade de Coimbra
Coordenação: LE@D
No âmbito do OBVSPA teve lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, em dia 22 de abril de 2017 o I Colóquio sobre Supervisão Pedagógica e Acompanhamento da Prática Letiva, destinado a Educadores e Professores dos ensinos Secundário, técnicos de educação e estudantes de mestrado e doutoramento. Está prevista a realização do II Colóquio em 2019, na Universidade Aberta.
Pode consultar-se aqui a comunicação relativa ao OBVSPA apresentada pela equipa no Encontro Ciência 2018, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em julho de 2018.
Equipa:
Branca Miranda, Isolina Oliveira, Lúcia Amante, Susana Henriques
LE@D, Universidade Aberta
Carlos Barreira, M. Graça Bidarra, Piedade Vaz, Teresa Pessoa
CIES20, Universidade de Coimbra
Investigadores: Ana Rita Correia, Alexandra Cabral, Luís Cláudio Queiroga, Margarida Amaral, Maria Glória Santos, Paula Braçais, Patrícia Moreira, Sónia Henriques.