
Destaques e notícias

LE@D Talk “Encontro com o Professor Terry Anderson: Projecting the Future of Research in Open, Distance and Digital Education”

LE@D Talk | Ferramenta ou Dependência? A Dupla Face das TICs na Saúde Mental de Universitários Espanhóis e Portugueses

LE@D coorganiza o eL@IES 2025

Sessão de Abertura do Doutoramento em Educação a Distância e eLearning

iTel2025 – 4º Congresso Internacional “Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas” com inscrições abertas

Coordenador do LE@D participa no XXIº Encontro regional da AIESAD

Sessão de Abertura do Mestrado em Pedagogia do eLearning com apoio do LE@D

Investigadora do LE@D integra a organização do congresso “A (Boa) Educação na Escola da SPCE

Webinar dedicado à investigação sobre as Bibliotecas Escolares

Coeducação e igualdade: formação de professores a partir do Projeto SIMONE

Grupo de investigação EL@N dinamiza Webinar sobre «Gamificação e o Uso de Recursos Digitais no Ensino de Português como Língua Adicional (PLA)»

Visita de comitiva da Universidade de Brasília aprofunda cooperação científica com o LE@D

LE@D está a contratar “Gestor de Ciência”

LE@D estabelece cooperação científica com IES do Equador

Investigadoras do LE@D nas Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas do Restelo

Cooperação na investigação entre a UID LE@D-UAb e o ISCED, Moçambique

EDEN2025 com a participação de investigadores do LE@D

LE@D organiza sessão temática em colaboração com UIDs no Encontro «Ciência 2025»

Jornadas Pedagógicas sobre “Mundos Digitais, Mentes Reais: Olhares sobre Práticas Emergentes” na Escola Secundária da Ramada

Investigadores do LE@D participaram na Conferência Internacional EDULEARN25 em Espanha

LE@D Talk ” Boas práticas de acessibilidade no Moodle”

António Teixeira é o novo Coordenador Científico do LE@D – Universidade Aberta

LE@D Talk “Novas ecologias de aprendizagem – visão de 5 agrupamentos”

Buenas Prácticas de Evaluación en Tiempos de IA

POLEN- CIÊNCIA ABERTA

LE@D recebe classificação de Muito Bom pela FCT

LE@D Talk | IA generativa e Educação: usos, implicações e teorizações

Cyberbullying: da Consciencialização à Prevenção

LE@D Talk | Escolarização Aberta com Tecnologias

Revista RE@D – Número temático “Desenho da Aprendizagem Flexível para a Educação Digital”

BOAS FESTAS

eL@IES, 13 de dezembro, Santarém

Jubilação de ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA

Projeto FLeD participa na Semana da Ciência e Tecnologia

Conferência “Inclusive Memory” [vídeo]

LE@D coorganiza o eL@IES 2024

Cointeligência artificial em processos de investigação

eLIES 2024

Open Access Week

Workshop FLED – Learning Design for Flexible Education

Seminário Híbrido. Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior

LE@D discute Futuros da Educação a Distância, Novembro 2025

Dar Voz à Língua, 20º Webinar

IA para editores | aplicações práticas

II Congresso Luso-Brasileiro de Educação

LE@D CONVIDA: CEECInd 2024, FCT

Estágio Internacional LE@D

Estágio Internacional LE@D

Recursos de Carreira e Empregabilidade no Ensino Superior

Evento na área das Acessibilidades

Investigadora do LE@D recebe Prémio de Incentivo à Investigação Científica | UAb 2024

LE@D no Encontro Ciência 2024

eLIES 2024

Acolhimento de colegas da UNESP no LE@D

Webinar “Dar Voz à Língua”

LE@D promove o emprego científico de Investigadores em Educação

Contributos para uma integração da Inteligência Artificial na sala de aula

Projeto ENID-Teach | Hall of Fame da EPALE

Investigadora do LE@D na direção da SPCE

Tecnologias Emergentes na Educação

VII Jornadas Online de Investigação em Supervisão Pedagógica

Inteligência Artificial e Educação: Limites e potencialidades

Formação Online na pós graduação: diários, visual storytelling, narrativas, autorias de uma pesquisadora em movimento

INCLUSIVE MEMORY – Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory | Curso Piloto

A figura do mediador comunicativo e a sua importância no trabalho com menores em risco de exclusão social

Projeto Happy Schools Portugal

A Experiência Urbana e os Sentidos da Cidade

Transformando la Educación: Desafíos y Oportunidades en la Era de las tecnologías emergentes

Hela.H.Eduki

Sucesso da 1ª edição do MOOC Programação e Robótica no Pré-escolar e Educação Básica do Projeto KML II

Expertise Profissional, Competências Transversais e Aprendizagem Contínua

Ciclo de Conferências “CAMINHOS DA EDUCAÇÃO”, Regiane Bertagna

Ação tutorial e inclusão educativa em contextos vulneráveis

Ciclo de Conferências “CAMINHOS DA EDUCAÇÃO”, Philip Woods

15.º Webinar “DAR A VOZ À LÍNGUA” 11.01.2024 das 13h às 14h

O LE@D deseja-lhe umas BOAS FESTAS

XIº eLIES – Encontro de Instituições e Unidades de eLearning

LE@D Talk “Programação e Robótica Educativa”

Laboratórios de Investigação LE@D-UAb e LAIS-UFRGN organizam «Iº Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Aberta Massiva & Saúde».

Call aberta “Por una educación digital sostenible: Tecnología Educativa y ODS”

LE@D Talk Internacional sobre Tecnologia Educativa

Investigador Enrique Torres-Hergueta termina estágio internacional no LE@D.

Juliana Gazzinelli, bolseira do projeto AECED | Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning.

LE@D-UAb participa na Formação internacional de Professores através de programa de NOOCs da rede europeia ENID-Teach.

LEAD TALK Internacional dedicada às narrativas autobiográficas na cultura digital

LEAD TALK integrada na Semana de Acesso Aberto

SESSÃO DE ABERTURA do Mestrado em Pedagogia do eLearning com o apoio do LE@D

LEAD TALK Internacional dedicada à problemática da educação e tecnologias algorítmicas

LE@D acolhe visitantes da Universidade de Aegen da Grécia, em mobilidade internacional

Equipa do LEaD-UAb reúne em Madrid no âmbito do Projeto INCLUSIVE MEMORY

LE@D TALK internacional dedicada aos VideoJogos

SPCE organiza o Encontro “A Boa Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios”

eLIES 2023 – Alargamento do prazo para submissão

Sessão de abertura de mestrados de Educação com investigação no LE@D

Congresso Internacional EDUCARE + EDUCERE em parceria com o LE@D

Investigador internacional visitante no LE@D, em sessão de trabalho com alunos do secundário

Nova coordenadora científica do LE@D assume funções

Coordenadora do LE@D visita Delegação de Coimbra da UAb

Visita da Coordenadora científica à Delegação do Porto da UAb

Coordenadora científica, Prof. Lina Morgado reúne com a Reitora da UAb

Conferência de Remzi Durucasu da Anadolu University, Turquia

FORGES – alargamento do prazo de submissão

Anúncio para atribuição de 1 bolsa de Investigação para Doutorado(a)

Projeto europeu `Complex Trajectories´ lança novo MOOC – Advising Complex Trajectories

XI º eLIES – Call for Papers até 30 de setembro

LEaD assina acordo de Cooperação Internacional de Investigação em EAD e Saúde

LEAD TALK internacional dedicada à Exclusão e grupos vulneráveis

Coordenadora do LE@D reúne com coordenadores do Doutoramento EDeL-UAb

LEaD Talk Internacional – Inclusão digital em famílias em situação de risco

Lançamento do Livro “Tecnologías y Accesibilidad en la Educación Superior Virtual”

Lançamento do Livro “Avaliar Competências e Práticas Digitais”

MOOC Longitudinal Analysis – Trajetórias Complexas dos Estudantes do Ensino Superior

Complex Trajectories Lx23 – Compreender e apoiar os estudantes com percursos complexos

Coordenadora do LE@D participa no projeto #eCapacitar no Instituto Politécnico de Santarém

LEaD recebe visita de investigadores do Distance Education Application and Research Center, Turquia

Prémio internacional EDEN FELLOW 2023 atribuído à coordenadora do LE@D – Prof Lina Morgado

LEaD Talk dedicada à publicação da investigação em revistas em Espanha

Coordenadora do LE@D participa na Erasmus Staff Week da UAb
Imagem da Erasmus Staff Week com a frase Presentig LE@D Research Week
Prémio da Melhor Comunicação atribuído a investigadores júniores
Prémio Melhor Comunicação MeetUP23
Examples of Research Projects integrated in LE@D

Reitora da UAb participa no 2º MeetUP23 -Encontro de Investigadores do LE@D- Inovação e Ciência

Workshop MeetUP23 – Desenho de Investigação com apoio de software

Workshop no LE@D : Impressão 3D- una Tecnologia emocionante para o ensino

Investigadora Maribel Pinto em Erasmus-Staff Training na Universidade das Ilhas Baleares

“Autonomia e governo das IES” segundo o RJIES, em debate

“Desigualdade educacional: desafios contemporâneos” é tema de palestra com pesquisadoras da Amazónia
palestra da Licenciatura em Educação
UID participa na sessão sobre Mestrados e Doutoramentos da UAb

Investigadoras do LE@D participam em conferência internacional sobre Humanidades Digitais
Mapa
MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
MeetUP23
Programa FLAD/OPP – Saúde Mental No Ensino Superior 2023 – Concurso
FLAD
Novo nº da Revista RE@D – publicação em regime contínuo artigo dedicado às artes performativas

Direção editorial da revista RE@D reúne com consultor internacional, Tel Amiel
Tel Amiel e António Quintas
LE@D acolhe o Estágio internacional da investigadora Viviane Marques
Teresa Cardoso e Viviane Marques
Investigadora do LE@D-UAb realiza Workshop sobre modelos de supervisão doutoral

Sessão #2 ciclo de Talks sobre Inteligência Artificial na Educação com Viviane Marques

Investigadores do LE@D integram projeto de 2.7 milhões € “Research to Enhance Democracy through Aesthetic and Embodied Learning. Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming”
Projeto
PROF XXI Global Symposium MOOC Lx23 em Lisboa

Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) promove sessão sobre Learning Analytics e Inteligência Artificial

Investigador Diogo Casa Nova participa em evento da secção de EAD da SPCE
imagem portal SEAD
I Encontro Nacional dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos
Participantes I Encontro dos Programas Jovens STEAM e Impulso Adultos
Call for Papers para o 3.º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas

LE@D participa na Conferência “Português em Jogo e em Projeto” no Museu do Oriente

Investigadores de Espanha em mobilidade Erasmus+ partilham experiências

MOOC Certificação de Causas de Morte | Curso em e-Learning

LE@D recebe estágio internacional de investigação sobre “Videojogos na educação e cultura”

PROF XXI-Global Symposium Lx23
Investigação do LE@D comprometida com a ação preservação do Planeta

Projeto EduTech reúne equipas de investigadores em Alicante – Espanha
Banner projeto EduTech
LE@D, participa na Hora do Planeta
Hora do Planeta
Conferência “Tempo Online e Tecnologias digitais” integrada na formação avançada

LE@D acolhe investigadores – Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC)

Webinar dedicado a Ambientes de Aprendizagem Imersivos integrado na Formação Avançada do LE@D

LE@D Talk dedicada à Saúde e Segurança nas Escolas

Investigadora Lúcia Amante em Encontro com grupos de pesquisa no Brasil

Simpósio Internacional “Enabling the Arts for Community Health”

Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory (Inclusive Memory)

Ciclo de LE@D Talks – Desafios da Inteligência Artificial

LE@D na Apresentação Pública das Alterações à Conclusão do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Áreas Estratégicas do LE@D: semana de reflexão interna

Revista RE@D participa em sessão dedicada à ‘Publicação da Ciência: olhares de coordenadores das Revistas’

Equipa do Projeto Complex Trajectories reúne em Lisboa num “Teaching & Learning Meeting”

LE@D marca presença no ENJIE- Encontro de Jovens Investigadores em Educação no Porto

Equipa do projeto HYBOT reúne em Lisboa – Universidade Aberta

Investigadoras do LE@D na Organização do VII Congresso Ibero-Americano e X Congresso Luso-Brasileiro de Políticas e Administração da Educação

Webinar “En plenas Faculdades” por Florencia Manns analisa a prevenção de consumos

Programa Boost 4 Career – promoção de recursos de carreira, gratuito para estudantes da UAb

Projeto Erasmus + RAPIDE integrado no LE@D organiza learning event em Lisboa

LE@D Talk 12 de janeiro dedicada às Competências Digitais

Equipa do LE@D-UAb reúne com equipa do LAIS-UFRGN

Publicado o eBook eLIES21 – Lançamento a 16 de dezembro

Reportagem da sessão inaugural dos 15 Anos do LE@D

Projeto europeu FLeD – Learning Design for Flexible Education com início em dezembro

Webinar “Certificação das Causas de Óbito na Europa” e Educação Online Aberta e Massiva

Eleições Coordenador Científico do LE@D

15 anos LEaD

Submissões Abertas para o 10º Encontro eLIES2022

eLIES2022 – SAVE the DATE 16 dezembro

ATICA 2022

LE@D acolhe grupo de investigadores LAIS/UFRN para aprofundamento de parceria

Presença do LE@D no Festival Internacional de Ciência
LE@D abre candidatura a Bolsa de Doutoramento

I congresso Luso- Brasileiro de Educação integrado no III Congresso Humanitas

LE@D acolhe cinco bolsas de ´Iniciação à Investigação Científica´ no âmbito do Programa “Verão com Ciência” da FCT

Investigadora Ana Loureiro participa em Webinar de CLA da UAb

LE@D presente na Conferência EDULOG dedicada a Teacher Education

Conferência de Maristela Midlej nas LE@D Talks analisa dispositivos de investigação na era digital

LE@D participa no Encontro Ciência 2022 organizado pela FCT
Investigadores do LE@D participam nas 1ªJornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

Parecer sobre Projeto de Regulamento de Avaliação e Financiamento Plurianual de Unidades de I&D

Reunião de Projeto transnacional IDEAS

LE@D Talk | Experiências no Ensino Remoto | Patrícia Behar

Lançamento oficial – eBook Supervisão e Desenvolvimento Profissional Docente (Online)

Resultados de Projeto de Investigação dão origem a ação de formação online sobre “Metodologias Criativas do Design da Aprendizagem Online”

LE@D acolhe Manifestações de Interesse ao Concurso Emprego Científico Individual (CEEC)

LE@D parceiro Clubes Ciência Viva na Escola: Projeto Financiado
Conferência Education, Gender and Prevention – Call for Papers

Tomada de posição conjunta do Conselho dos Centros de Ciências e Políticas de Educação

3.º Webinar “Dar a voz à língua”
LE@D entrevista George Siemens