Formação Avançada
No âmbito da sua missão, o LE@D, através dos seus membros, contribui para a formação de outros investigadores e aprofundamento das suas competências de investigação.
Salienta-se a realização de investigações de pós-doutoramento, de estágios e co-orientações de doutoramentos de outras instituições, de investigações conducentes ao grau de Doutor em Educação a Distância e Elearning, bem como investigações conduzidas por mestrandos, sob orientação dos investigadores do centro.
“Library lessons”: uma solução americana para um problema português?
Perceções sobre o impacto da avaliação externa de escolas na melhoria do processo de autoavaliação (estudo de caso)
O ensino da música mediado por tecnologias nos conservatórios das regiões autónomas portuguesas: antes e depois de março 2020
Mais que mil palavras: o livro-álbum no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
Mapeando o(s) futuro(s) da educação: uma tabela periódica de competências para o século XXI
Da supervisão à colaboração: uma comunidade de prática virtual
Conceções e práticas de feedback
A participação da família no processo de escolha do percurso formativo no secundário: um estudo sobre o perfil e a participação das famílias numa escola secundária na zona do Oeste
Potenciar a avaliação pedagógica projeto MAIA: um estudo de caso
eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): protótipo de curso baseado num jogo aberto
As literacias digitais na biblioteca escolar: perceções e práticas de professores bibliotecários
Conceção e desenvolvimento de um projeto MOOC sobre contabilidade de gestão: estudo da sua implementação
Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19
O contributo da biblioteca escolar para a leitura em língua estrangeira
O trabalho colaborativo docente: estudo de caso realizado numa escola de Timor-Leste – CAFE
O ensino do português língua de acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do Porto
Envolvimento do estudante em contextos de aprendizagem enriquecida pela tecnologia: impacto da comunicação vídeo
As bibliotecas escolares na região de Setúbal: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagem
Relação entre sucesso escolar e estratégias de desenvolvimento curricular na disciplina de português
Promoção da leitura nas bibliotecas escolares: análise dos resultados do MABE das escolas do concelho do Seixal – 2.º e 3.º ciclos do ensino básico
A Wikipédia como recurso educacional aberto: integração curricular no ensino profissional
Articulação vertical entre o 1º e 2º ciclos do ensino básico, na disciplina de matemática: modelos de supervisão percecionados
Formação, competências e seleção do diretor em diferentes modelos de gestão de escolas na Europa: uma abordagem comparativa entre três países
O papel supervisivo do diretor de curso no ensino profissional
A sombra de um diretor escolar: um estudo de caso sobre liderança num agrupamento de escolas em Lisboa
A biblioteca escolar como espaço de cidadania
A biblioteca escolar e a residência artística: relato de uma experiência
A escola como organização aprendente: um estudo de caso no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos
O lugar do perfil do aluno no contexto do ensino secundário: leituras da avaliação externa das escolas e dos documentos internos
A influência das lideranças escolares na implementação de inovação educativa: um estudo de casos no Concelho de Vila Nova de Famalicão
O impacto da supervisão pedagógica na formação contínua de professores do ciclo fundamental: estudo de caso realizado em uma escola de ensino elementar, no Senegal
O Projeto COOPERA Escola+ 21-23 na promoção e utilização da aprendizagem cooperativa: efeitos de uma oficina de formação
A formação profissional nas autarquias: perceção dos decisores/supervisores
Proposta Educativa de Aprendizagem-Serviço como Atividade Académica de Extensão no Curso Superior de Graduação em Pedagogia da Faculdade de Ribeirão Preto-SP, Brasil.
Avaliação externa: perceções das lideranças de escolas TEIP e não TEIP.
Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital em rede: o projeto eAgeing+
Potencialidades da gamificação na descoberta do prazer de ler : estudo de caso: aplicação das técnicas de gamificação na leitura e análise da peça Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.
Alterações geradas pela avaliação externa de escolas na autoavaliação: estudo de caso num agrupamento de escolas do Algarve.
A liderança intermédia e a sua influência numa turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA).
A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular.
A relação entre a liderança dos coordenadores de ano e a autoavaliação da escola à luz do referencial comum de avaliação de escolas da Região Autónoma da Madeira.
Quais são os limites de ação das lideranças intermédias no que se refere ao cargo de coordenador de escola?: estudo de caso sobre capacidade e autonomia do coordenador de estabelecimento.
Avaliação da implementação do programa das academias de líderes Ubuntu em escolas TEIP da Área Metropolitana de Lisboa.
A aplicação de cenários de aprendizagem com recurso a programação e a objetos tangíveis no contexto de uma biblioteca escolar do 1.º CEB.
Supervisão colaborativa entre pares como estratégia para a promoção do sucesso educativo dos alunos que usufruem de medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Supervisão pedagógica entre pares: uma abordagem colaborativa para a construção de uma cultura de escola transformadora.
Ode à pedagogia no ensino superior: a indagação da pedagogia ao serviço do desenvolvimento profissional docente.
A supervisão pedagógica na inovação pedagógica: o caso do Projeto Novas Rotas.
Supervisão colaborativa na capacitação digital de professores de física e química e o seu impacto no autoconceito académico de estudantes do ensino secundário.
Supervisão pedagógica no contexto educativo nacional: perspetivas, sintomas e práticas.
A formação contínua como promotora do desenvolvimento profissional dos trabalhadores da AT: a supervisão e a evolução das práticas pedagógicas.
Perfil de ensino: ponto de partida para o desenvolvimento profissional docente no ensino superior.
O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento profissional docente: estudo de caso na Escola Secundária Eugénio Tavares da ilha Brava – Cabo Verde.
A implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular no ensino secundário: uma análise de um processo.
Contributos para uma compreensão da formação contínua em avaliação externa do desempenho docente: um estudo de caso.
Perceções e práticas de feedback no ensino e aprendizagem de Física e Química: estudo de caso num agrupamento de escolas.
Proposta de uma narrativa gamificada para o Museu Monográfico de Conimbriga.
Projeto da formação de professores do ensino primário e educadores de adultos em exercício através dos dispositivos móveis: uma experiência em Moçambique.
Desenvolvimento e avaliação de modelo pedagógico baseado em jogos Metroidvania.
Design educacional de conteúdos em EAD no âmbito profissional: avaliação de um modelo
Implementação de projetos de autonomia : entre discursos e práticas da liderança
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.A liderança na formação de Oficiais e Sargentos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique : os casos da Academia Militar e da Escola de Sargentos.
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Currículo oculto : a ligação entre as aprendizagens formais e não formais : estudo de caso
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.A articulação vertical entre ciclos como uma oportunidade de aprendizagem : dois estudos de caso.
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Práticas de liderança do(a) diretor(a) de escolas públicas da Zona Centro de Portugal
ese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Gamificação numa rede social duma universidade virtual : o caso da Rede SOL
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivo.
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaEnsinar em comunidade virtual de aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade de investigação
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.MAIS(F) : Moodle e Android : interface simplificado para utilização de fóruns
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.Interação em diferentes cenários pedagógicos no ensino superior online
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Ensino a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.Mobile learning e educação em saúde: estudo de caso no ensino superior de práticas laboratoriais
Tese de Doutoramento de Educação, especialidade de Ensino a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaAmbientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.A Wikilivros como recursos educacionais abertos: criação de um livro sobre comunicação online e aprendizagem
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância eeLearning, Lisboa: Universidade Aberta.A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial : proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privada.
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaObjetos de aprendizagem de auxílio à tradução escrita como recursos educacionais abertos para o ensino superior de línguas
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes : criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores juniores
Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal – da teoria à prática : recursos educacionais abertos e acesso aberto
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e elearning, Lisboa: Universidade AbertaA Wikipédia como recurso educacional aberto : um contributo para o Programa Wikipédia na Universidade
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaContextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertos
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.Gamificação no ensino superior online
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaFormação profissional de bombeiros portugueses: aplicação da simulação virtual ao desenvolvimento das competências de tomada de decisão
ese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaParticipação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede : os contextos educacionais online
ese de doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearningO contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distância
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaRecursos educacionais abertos : inovação na produção de materiais didáticos dos professores do ensino médio
ese de Doutoramento de Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaAn information systems’ model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schools
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaConcepções, trajetórias e práxis educativa : um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo Verde
Lógicas de ação da liderança para a melhoria da aprendizagem : estudo de caso
ese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta.As tecnologias tridimensionais como contributo para a aprendizagem da matemática no ensino superior
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaSeniores online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaComo garantir a qualidade da educação aberta e a distância no ensino superior português: construção de um referencial de avaliação
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaA agregação de escolas e agrupamentos e a possibilidade de inovação e melhoria no sistema organizacional: dinâmicas organizacionais e sistémicas na construção de um agrupamento em interação com os ‘stakeholders’: estudo de caso.
Tese de Doutoramento na especialidade de Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Construção de uma comunidade de prática numa escola do ensino básico e secundário [Em linha]: análise de um processo de investigação-ação participante
Docência online durante o Covid-19: uma etnografia virtual com professores brasileiros do ensino básico
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.A educação intercultural e a literatura infantil perspetivas e práticas na educação infantil: um estudo de caso.
Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Educação e Interculturalidade, Lisboa: Universidade Aberta.Formação de professores para a Educação Inclusiva: o caso de um curso de formação contínua para docentes
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade Educação e Interculturalidade, Lisboa: Universidade Aberta.As lideranças na promoção da Inovação tecnológica no contexto do ensino superior: o caso da Universidade Politécnica de Moçambique
Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Avaliação externa das escolas e seu impacto nas práticas de liderança num agrupamento de escolas: um estudo de caso
Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.A formação humana e a formação técnica profissional nos processos de aprendizagem a distância: pesquisa com egressos dos cursos de graduação em Educação Física do Claretiano –Centro Universitário de Batatais (São Paulo – Brasil).
ese de Doutoramento da Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.Desafios éticos da internet das coisas: em torno da personalização na educação
Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.O papel das lideranças no atendimento a estudantes com altas habilidades/sobredotação em escolas da rede particular de Belo Horizonte/MG/Brasil
Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.A “agenda”do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas.
Recursos Educacionais Abertos Para Smartphone: Desenho de uma Framework para Aprendizagem Móvel
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade AbertaA avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distância.
Tese de Doutoramento da Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.O impacto da avaliação externa nas escolas – estudo de caso do Agrupamento de Escolas D. Sancho II – Alijó
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Perceções da Mudança – Estudo de caso em duas escolas do mesmo agrupamento
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Os cursos profissionais no Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos: a voz dos alunos e da direção
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Lideranças Intermédias na Escola: Perceção dos Coordenadores sobre o Exercício das Suas Funções. Estudo de Caso
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta.Reabertura escolar em tempo de COVID-19: Práticas inclusivas em escolas no Barlavento Algarvio
Características da Teoria da Complexidade na ação das lideranças escolares. Estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Clima organizacional e comprometimento nas instituições de ensino profissional
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.Análise de Estratégias Adaptadas no Processo de Inclusão. Uma Experiência Narrativa no Acolhimento dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais
, Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.A Liderança Distribuída nos Cargos de Liderança Intermédia: Um Estudo Exploratório.
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão EducacionalAvaliação Externa de Escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privado
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Lisboa: Universidade Aberta.As Classes Hospitalares, uma aproximação ao currículo e às experiências.
Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta.Os estudos de aula como estratégia de supervisão colaborativa de professores de inglês
Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta.Follow-up sobre o impacto de um projeto de formação em supervisão pedagógica em duas escolas de ensino regular
Supervisão pedagógica: contributos para a sua análise no contexto da formação inicial de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico
Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa: Universidade Aberta.A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digital
Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta.Didática e formação docente para a educação básica: percurso na área das metodologias ativas
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Lisboa Universidade Aberta.A rádio no ar com a biblioteca escolar e o pré-escolar: um projeto de apoio ao currículo para a integração transversal e contextualizada de literacias.
Dissertação de mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares, Universidade Aberta,As bibliotecas escolares e as (novas) tecnologias na promoção da leitura: distrito de Setúbal
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, Universidade Aberta.Não escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLE
Dissertação em Estudos Portugueses, Universidade Aberta,Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa, Universidade AbertaAvaliação por competência nas escolas/institutos profissionais em Moçambique: estudo realizado no Instituto Superior Dom Bosco
A Formação profissional a distância: o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formação.
Estágio em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta.A utilização das TIC no ensino secundário em Cabo Verde: um estudo de caso: perceções sobre as TIC nas práticas docentes em escola secundária na Ilha de São Nicolau.
Dissertação em Pedagogia do eLearning, Lisboa: Universidade Aberta,O Flipgrid como recurso educacional na oralidade em inglês: estudo com alunos do ensino secundário
Projeto do mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta.Formação de grávidas sobre Sífilis na gestação através do mobile learning: contributo para o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis
Dissertação de mestrado em Pedagogia do eLearning,Universidade Aberta,Estratégias pedagógicas no ensino de línguas estrangeiras em diferentes espaços: um estudo de caso
Projeto em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta (2022)A formação humana dos enfermeiros da atenção primária em saúde no enfrentamento da Sífilis através da construção de uma aplicação educativa.
Dissertação de Mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta (2022)Tendências emergentes na certificação da aprendizagem e das competências digitais: estudo de boas práticas
Dissertação em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta, 2022Gestão em educação a distância: desenvolvimento do material didático em ensino a distância numa universidade corporativa
Dissertação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta.Docência nos sistemas de educação a distância: estudo de identidade e perfis do docente online
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Universidade AbertaEmoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem, no ensino superior a distância em Portugal
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (2022).Educação global: perspetivas de alunos e professores de uma escola europeia
Tese de DoutoramentoGestão curricular e promoção do sucesso escolar: um estudo de caso
Tese de Doutoramento Educação, especialidade Liderança Educacional, Universidade Aberta (2022)Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: uma visão sistémica dos gestores, professores e alunos
Tese de Doutoramento de Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta. (2022)Mudança educacional e liderança: criação do curso de ciências biomédicas laboratoriais em Portugal
ese de Doutoramento em Educação, especialidade Liderança Educacional, Lisboa: Universidade Aberta. (2022)Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativa
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (2022)Estratégias para la mejora dela competência digital apoyadas en el Life Long Learning: el caso de los Espacios de Acesso a Internet del Alentejo português y el de centros KZgunea en el Pais Vasco
Tese de DoutoramentoCapacitação em Educação a Distância
Estágio Técnico Científico, Universidade Aberta (2019)Gamificación na formación de professorado
Estágio Internacional Universidade Aberta (2019)Desenvolvimento de competências educativas em matéria de comunicação e cidadania crítica
Estágio InternacionalidadeCyberbullying e EduComunicação: Criação de Ecossistemas Educomunicativos como reação às agressões no Ciberespaço
Estágio de Doutoramento Internacional, Universidade Aberta (2019)Mestrados a Distância em Portugal
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (2019)Liderança, diversidade cultural e formação docente em Moçambique: o caso de um Institutode Formação de Professores localizado na província de Maputo
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade em Liderança Educacional, Universidade Aberta (2019)Mobile learning e educação em línguas: contributos para a aprendizagem do inglês no ensino superior online
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (2019)Apps e estratégias de M-learning para PLE: estudo de caso com estudantes do ensino superior
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Dist^ncia e eLearning (2019)Mobile learning e pensamento computacional: contributos para o desenvolvimento de aplicações em contextos educativos
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Lisboa: Universidade Aberta (2019)Os coordenadores de departamento curricular como impulsionadores da mudança : estudo em dois agrupamentos de escolas
Tese de DoutoramentoEstilos de aprendizagem, abordagens ao estudo e a participação na aprendizagem online : a Rede Nacional de Educação a Distância Senac
Intervenções educativas e sociais baseadas em jogos digitais de produção simplificada
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (2019)A avaliação institucional como ferramenta de gestão da qualidade: uma proposta de transformação pela liderança participativa.
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional, Universidade Aberta (2019)A pluridocência no 1º ciclo de ensino básico : utopia ou estratégia de liderança pedagógica distribuída?
Tese de Doutoramento em Educação, especialidade de Liderança Educacional, Universidade AbertaUtilização das TIC pelos estudantes do ensino a distância do centro de recursos de Chimoio: um estudo de caso
Dissertação do Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Universidade Aberta (2019)O impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no usode tecnologias
Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Universidade Aberta (2019)A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de Sofala.
Dissertação do mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Universidade Aberta (2019)A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CED.
Redes sociais e idosos : um estudo de caso em Silves
Dissertação do Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Universidade Aberta (2019).Digital storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger: a história do Marco
Dissertação de mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Universidade Aberta (2019)Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administraçãoda Rede Nacional EaD Senac – Brasil
Dissertação do Mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta. 2019Formação em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras
Dissertação de mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta (2019).Práticas de eLearning em Instituições de Ensino Superior da Região Administrativa de Macau
Dissertação de mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta (2019)Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Projeto do mestrado em Pedagogia do eLearning, Universidade Aberta (2019)Educação profissional técnica de nível médio a distância no Brasil: meta-análise da regulamentação dos estados do Nordeste
Makerspace em bibliotecas escolares : uma análise bibliométrica
Dissertação de mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares (2019)Descentralização da Educação o Concelho de Setúbal : o papel do Concelho Municipal de Educação
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta (2019)Expetativas dos pais e encarregados de educação dos alunos que frequentam o ensino primário num colégio em Angola
Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta (2019)Administração e gestão educacional prisional, pilar para reabilitação e reinserção nasociedade : estudo de caso
Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional (2019)O impacto das lideranças escolares nas práticas educativas do sistema prisional: estudo de caso numa escola secundária
Dissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional, Universidade Aberta (2019).Liderança escolar e diversidade cultural: um estudo num agrupamento de escolas no Barlavento Algarvio
Perspetivas dos formandos que frequentam o ensino profissional : um estudo numa escola profissional
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Escolar (2019).Supervisão entre pares : estudo sobre as práticas pedagógicas do professor antes e após processo de supervisão
Conceções sobre o currículo na educação pré-escolar
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta (2019)Supervisão da prática pedagógica : um processo de aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional, estudo de caso escola do II ciclo do ensino secundário em Viana-Luanda, Angola
Dissertação Mestrado em Supervisão Pedagógica (2019)Formação inicial de professores no ensino superior : estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares
Dissertação do Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta (2019)Formação de supervisores pedagógicos em contexto online: perspectivas de estudantes do MSVP, em Angola
Dissertação do Mestrado em Supervisão Pedagógica, Universidade Aberta (2019)Serious games e material didático para o ensino superior na educação a distância: um estudo de caso
Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digital apresentada à Universidade AbertaAs TIC na Escola Pública Portuguesa e a sua relação com as lideranças
Perceções de tutores e estudantes sobre os desafios do ensino-aprendizagem durante o Covid-19: o caso do Instituto de Educação a Distância de Tete
Proposta de modelo de REA universal e dinâmico aplicável ao Património mundial da UNESCO em Portugal.
Projeto educativo da escola secundária Pedro Corsino de Azevedo – Tarrafal de São Nicolau: contributos para a sua elaboração.
O Internato de Anestesiologia em Portugal. Contributo do coordenador na supervisão das práticas pedagógicas.
´Microsoft Teams` aplicado à docência: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico.
Qual a perceção dos professores sobre a qualidade das aprendizagens efetuadas no Agrupamento de Escolas?
Experiências Internacionais na aprendizagem na Aprendizagem da Educação infantil em tempos de pandemia: reflexões com o digital.
Perceções e Práticas da Supervisão Pedagógica: Um Estudo Realizado na Guiné Bissau.
Os efeitos do Programa “SABER MAIS” na formação de Professores de Química na Província de Benguela-Angola.
Narrativas da Educação a Distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curriculares da ‘Licenciatura emEducação’ e da ‘Licenciatura em Pedagogia’.
Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática.
Produção académica sobre mobile learning: meta-análise de artigos no Repositório Aberto entre 2011 e 2019.
Práticas da avaliação formativa no desenvolvimento da aprendizagem da língua inglesa: um estudo de caso em Cabo Verde.
Recursos educacionais abertos para a dinamização da leitura no 1º ciclo do ensino básico.
A Qualidade do Ensino Superior em Angola: fatores para a mobilidade dos estudantes do Ensino Superior para Portugal.
Modelos e práticas do uso da plataforma de e-learning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do Instituto de Educação a Distância.
Game-thinking no currículo formativo de Letras: potencialidades e fragilidades em cursos de extensão universitária.
Inovação Pedagógica em Escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, Brasil.
O eLearning como estratégia para a formação contínua de professores de escolas comunitárias.
Flipped classroom e sala de aula interativa no ensino do inglês língua estrangeira: uma pesquisa formação na cibercultura, no 2º ciclo.
Europeana – Portal Europeu do Património Cultural: avaliação do impacto da utilização de recursos online pelos professores portugueses/europeus.
Mentora: uma ferramenta para aprender com o apoio de um mentor.
Projetar-concretizar-atuar: a contribuição do design educacional para a pesquisa-formação de educadores.
Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas.
Referencial de Qualidade para Modelos de Educação a Distância eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique.
Inclusión digital de las mujeres y modelos de aprendizaje adistancia online (ADO) en clave feminista y de género.
O projeto de autonomia e flexibilidade curricular e as estratégias de ensino-aprendizagem: estudo exploratório num agrupamento de escolas.
Matrizes de conteúdos para Formação de Professores.
Integração das TIC nas práticas profissionais docentes: meta-análise de planos de formação contínua entre 2014 e 2019.
Formação Docente: uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para o processo de alfabetização.
Construção da identidade profissional docente: o papel da formação inicial.
Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal.
Projeto Design Instrucional em eLearning: desenvolvimento de projeto de conteúdos pedagógicos online.
Análisis cualitativo de las competencias de los tutores y tutoras de empresa en el marco de formación profesionlal dual.
Formação de professores na modalidade a distância para a utilização das tecnologias digitais em práticas pedagógicas.
Conhecimento Tecnológico Pedagógico Do Conteúdo (TPACK): O que revela a prática docente na Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia (Brasil).
Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal.
Programa Wikipédia na Universidade: meta-análise dos cursos da Comunidade Lusófona entre 2011-2018.
Credibilidade da informação em artigos da Wikipédia lusófona: avaliação da qualidade das referências.
Aprendizagem aberta e em rede em Design Educacional: meta-análise de referenciais no TEDE /UNIFESP e na Wikipédia.
O jogo ao serviço da educação e da orientação vocacional: o caso do “Jogo das Profissões: I want to be a saviour of the Planet”.
Projeto ‘Academia Aberta´: plataforma de mobilização para o desenvolvimento de uma educação, ciência e inovação abertas.
Formas e Conteúdos da Burocratização: notas sobre Educação em Saúde na era digital.
Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centrode Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique.
Supervisão colaborativa: práticas profissionais e o papel das lideranças: estudo de caso inicial de professores no ensino superior: estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares.
Educação a Distância e eLearning no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atores.
A supervisão pedagógica na educação pré-escolar e o seu papel nas práticas pedagógicas dos educadores de infância de carreira.
Lideranças intermédias e práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas.
Representações sobre a função de Delegado de Disciplina do ensino secundário de São Tomé e Príncipe.
Aprendizagem colaborativa online: da interação à colaboração assíncrona num curso de uma instituição de ensino profissionalizante no Brasil.
A avaliação da qualidade de serviço em cursos de educação a distância e eLearning: o caso do ISCED em Moçambique.
Teste e avaliação do Modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no Brasil.